Monday, July 27, 2020

Diário de um mundo novo - parte 10


As gaivotas já viviam aqui quando nos mudamos. Logo de manhã cedo, passam aos bandos fazendo o maior estardalhaço. Vê-las nos telhados ou caçando pombos é cena comum. Nesse final de tarde uma gaivota solitária plana em círculos cada vez mais amplos. Alguma corrente de ar ascendente brinca nas asas dela, levando-a cada vez mais alto. O que ela observa? Por que escolheu essa cidade distante do mar?

Às vezes me sinto como uma gaivota vivendo longe da praia. Pra falar a verdade, muita gente daqui é gaivota de outras paragens. Todos sonhando em ir o mais alto possível, num esforço passível de descobrir uma corrente ascendente e deixar-nos leva para cima e, quem sabe, avistar lá do alto as nossas areias. Por que, gaivota, ficamos?

Diário de um mundo novo – dia 65
Passei o dia inteiro verificando o ar, tentando identificar um cheiro de enxofre que, tenho certeza, deveria estar aqui. Não encontrei. Já visitei o site do instituto de vulcanologia (ingv.it) diversas vezes. Nenhum novo vulcão. Não é possível que essa fornalha não tenha uma explicação excepcional. Que calor que nada. Caldeira.

Cotovelo, orelha, queixo, pescoço, pulso. Definitivamente, as máscaras se transformaram em acessório de moda. E das feias.

O Preguiço só corre às cinco da matina, que ele não é besta nem nada. À noite, uma corridinha pra desenferrujar e dois galões de água. Pra compensar, o xixi dele tem hora pra começar, mas não pra acabar.

Diário de um mundo novo – dia 66
Vez ou outra a cidade vira notícia nacional. É raro, mas acontece. “o borgo mais bonito da Itália” (na verdade, Castell’Arquato, na província), Festival do Direito, “o vale mais bonito do mundo” (rio Trebbia), a única cidade europeia com três produtos gastronômicos DOP (salame piacentino, copa piacentina e pancetta piacentina, além dos vinhos) e outros argumentos que enchem o piacentino de orgulho. Fazia tempo que a chamar a tenção fosse uma notícia negativa. Pois hoje dez carabinieri (polícia militar) foram presos e o quartel fechado. Formação de quadrilha, tráfico de droga, tortura e outras acusações. Para não interromper o fluxo comercial, forneceram – inclusive – autorizações aos traficantes para ir a Milão durante o lockdown. Rei morto, rei posto. A lista de consumidores desesperados em busca de novos fornecedores, fez o preço da “erba buena” e da “erba mala” crescer como bambu.
_______________________

A Luli chegou! A Luli chegou! A Luli chegou!
O Doidão em abstinência enlouqueceu de vez quando a Luiza entrou em casa. Direto de Londres, com direito a almoço com a irmã em Bergamo, ela veio alegrar nossos corações. Agora, sim, a família reencontra o seu pitbull.

Dia cansativo, não sou fã de viagens com esse calor. Fui buscar o Bicho do Mato no aeroporto e almoçamos com a Bia. Delícia, mas cozinha os miolos de quem já está com eles torrados, cozidos, fervidos e assados. Claro que a alegria de ver a duas juntas não tem preço. Claro que fugir dos clientes por um dia inteiro é um alívio (na verdade, seria, se eu não tivesse que responder o celular o dia todo, mas tá valendo), ir a Bergamo e região, mudar os ares da planície sufocante pelo da zona pré-alpina, enfim. Só que prefiro não ter que ir nesse período. Uma praia ou a montanha seriam mais indicados. O motivo, porém, é mais que válido. Bem vinda, meu Bijou.

Durante a viagem me comportei com responsabilidade e sede. Muita água e até suco de laranja. Não recomendo. Em casa e não tendo mais que dirigir, vamos esvaziar o estoque de cerveja da cidade. E que nos embriaguemos até o último gole.

Diário de um mundo novo – dia 67
Previsão do tempo de anteontem, 21 de julho.
A terça-feira teve temperatura média-alta e alta. A umidade relativa do ar foi a esperada para o período, sem nenhum evento chuvoso. As pessoas reclamaram do calor, mas são as mesmas que reclamam do frio, dos pernilongos, do aumento do preço da gasolina e do desaparecimento de ventiladores das lojas. Tenho alguns sobrando, os interessados devem esperar alguma especulação nesse tipo de negociação.

Previsão do tempo de ontem, 22 de julho.
Tivemos uma quarta-feira de muito calor e umidade do ar altíssima. Dia ideal para ser concluído com cerveja gelada, pão de queijo, torta de palmito e a presença de alguém acostumada a nos matar de saudade. Uma tempestade se abateu durante a madrugada, melhorando muito o amanhecer do dia seguinte.

Previsão do tempo de hoje, 23 de julho.
Essa quinta-feira o clima amanheceu ameno, graças à chuva da madrugada. O correr do dia foi de sol forte, alta temperatura e muito calor. A umidade deixou o clima sufocante, provocando muito cansaço e irritação. Para maiores detalhes desse dia que ainda não acabou, consulte o nosso site a partir das 09h00 de amanhã.

A previsão do tempo foi um oferecimento de “A Ampulheta Quebrada, o tempo rompendo barreiras.”

Diário de um mundo novo – dia 68
Chega de falar de clima. Pode chover canivete (choveu), pode fazer sol de rachar (fez) e pode me deixar com a impressão de ter sido atropelado por um trem (ô...!). A moda agora é falar sobre a vida dos VIPs (peraí que vou ali morder o cachorro). Bora falar mal da vida dos outros (pros outros).

Com tanta coisa importante acontecendo, os argumentos desses dias têm sido futilidades. E futebol. A prisão dos policiais, a dança das cadeiras dos treinadores de futebol, o horóscopo de Paolo Fox, a última/próxima partida, a receita de “pisarei e fasò”, o número da chuteira do ídolo. Nem mesmo a fervilhante política (sem ironia) consegue interessar ninguém além do grupinho mono argumento. Não é um caso de alienação coletiva, mas a vontade de desligar a realidade de uma boa parte do dia. A vontade de parecer superficial é uma estratégia de sobrevivência. Todos querem respirar o ar dos jovens que se aglomeram nos bares e ruas, querem participar de fofocas e de bate-papos descontraídos. Sonhar que tudo foi um pesadelo, que o verão é agora e a vida é uma festa. Sem ressaca.

Chega de tristeza, viva o verão!

E bora ouvir a nova de Burt Bacharach.

Diário de um mundo novo – dia 69
Notícias boas se alternam àquelas ruins. Amigos e conhecidos vencem o vírus enquanto outros sucumbem. Nosso amigo Giuseppe, carabiniere aposentado, está na primeira lista. Foi uma das primeiras pessoas infectadas na cidade, ainda em março. As sequelas, inclusive neurológicas, talvez não tenham cura, mas ele está entre nós. Felizmente a esposa e os dois filhos passaram imunes pela experiência e estão ao lado dele. Poderia citar muitos outros casos, se assemelham em muitos aspectos. O vírus existe, é real e parece que vai conviver com a humanidade por algum tempo. Ou para sempre. É preciso tomar as medidas de proteção coletiva. De nada adianta um sair com máscara e outro não. Lavar as mãos constantemente, evitar ambientes aglomerados, respeitar as orientações da ciência. Coisas que podemos fazer sem esforço algum, mostrar que somos aptos a viver harmoniosamente em sociedade. Isso salva vidas, se cada um fizer a sua parte.
______________________________

O troglodita prepara o feijão por dois dias com amor e carinho, como se cuidasse da própria cria. O troglodita come feijão como um troglodita. O troglodita coloca a abundante sobra do feijão num pote com tampa para guardar na geladeira. O troglodita sente fome. O troglodita pega a vasilha de feijão na geladeira e tenta abrir. A luta pela sobrevivência tem início, o troglodita grunhe, rosna, luta ferozmente. O troglodita quebra a tampa do pote de feijão, xinga furiosamente o pote come se fosse um ser vivo. O troglodita olha a parede rígida como uma rocha e considera arremessar a vasilha imbecil, para ela aprender o que é bom. Ela escorrega da mão dele, cai sobre a mesa e a tampa se abre. O troglodita prova o feijão e precisa se esforçar muito para não comer um balde de feijão gelado. O troglodita é um troglodita. Não se aproximem do troglodita quando ele estiver lutando com a comida. O troglodita é perigoso e irracional quando tem fome.

Diário de um mundo novo – dia 70
Domingo de sol, estradas coalhadas, praias entupidas e máscaras esvoaçantes. Melhor se refrescar em Travo, à beira do rio Trebbia, aqui na província mesmo. Stefano e Benedita são amigos sempre presentes. E têm casa em Travo. Ele, piacentino DOC (da gema) está trabalhando em home office desde o início dessa confusão; ela, curitibana, dona de casa. E lá fomos nós, eu, Eloá, Luiza e Shiva pro churrasco de costela só para nós.

Claro que o Caçador estava mais interessado em latir para os cães dos vizinhos, além de um enorme interesse nas galinhas da chácara ao lado. É um caçador – ele acredita ser um cão de caça, não digam nada – generalista. Fuça mais que todos os cães que já tivemos juntos. E quando acontece de conseguir pegar uma presa, não sabe o que deve fazer. Fica parado com o focinho em cima (exceto quando a presa é um ouriço) esperando que... Esperando. Não morde, só caça. Acho que ele gosta mesmo é de botar os bichos pra correr. O que pode ser divertido para ele, mas pode matar do coração as suas vítimas.

Gente, que preguiça que dá comer churrasco com um monte de acompanhamento, cerveja gelada, doces até não poder, licores e grappas várias e fumar charuto naquela brisa fresca. A Lu sucumbiu ao convite da rede, mas como não sucumbir? O verão é curto e uma hora acaba, mas não tenho coragem para enfrentar filas no pedágio, barraca de praia, restaurante/bar com esse calor. Isso é pros fortes.

.

No comments: