Thursday, September 21, 2017

Trilha sonora italiana - Jovanotti



Jovanotti é o nome artístico de Lorenzo Cherubini. Roma, 27 de setembro de 1966.

Cantor, compositor e disc jockey, começou a carreira como rapper, mas logo começou a explorar outros ritmos. A qualidade dos textos acompanhou a evolução e logo angariou uma legião fiel de fãs.  Apesar das letras cada vez mais engajadas, social e politicamente, são as canções românticas a fazerem mais sucesso. Pacifista ativo, colabora frequentemente com organizações de inclusão social, ambientalistas, pacifistas e de ajuda humanitária.

Casado e pai de Teresa Lucia, a quem dedicou a canção “A Te”, Jovanotti é o terceiro de quatro irmãos. Umberto, o irmão mais velho, era instrutor de vôo e faleceu em um acidente aéreo. A canção “In orbita” foi dedicado e ele e, depois de sua morte, Jovanotti compôs a homenagem póstuma “Fango”.

Ouço com uma ponta de desilusão as canções de Jovanotti. Talvez por serexigente, talvez por ter sido habituado a textos mais profundos, fico esperando que ele dê algo mais, que me surpreenda. No fundo, quero gostar dele como gosto daqueles que me viciaram em textos mais elaborados. Felizmente meu gosto pessoal e minha crítica rabugenta não chega a interferir na programação das rádios, nem impede a Jovanotti de continuar fazendo sucesso. E eu acabo ouvindo.

Site oficial: Sole e Luna


A Te

In orbita

Fango

Bella

Baciami ancora

La notte dei desideri

Quando sarai lontana

Gente della notte

Il più grande spettaculo dopo il Big Bang

2 comments:

Ana said...

Não é o meu cantor preferido nem conheço toda a carreira dele, mas acho as músicas bem simpáticas. Tenho fases de escutar bastante, às vezes repetindo a mesma música!!

BLOGZOOM said...



Hummmm gostei de quase todos os compartilhamentos.
Vou salvar no meu Spotify.

Bjs