Sunday, September 04, 2016

Grazzano Visconti - Província de Piacenza




Na planície ao longo da “Strada Statale 654” do Vale Nure, Província de Piacenza, existe um distrito do município de Vigolzone às margens do rio Grazzano, onde surge o castelo de Grazzano Visconti.



O castelo (que não aparece nas fotos, escondido que é) foi construído em 1395 sobre uma estrutura pré-existente, para servir de residência a Giovanni Anguissola e sua esposa Beatrice Visconti, irmã de Gian Galeazzo Visconti. Permaneceu como propriedade da família Anguissola até 1870, quando o conde Filippo morre sem deixar herdeiros. O castelo passou, então, à esposa do conde Filippo, Fanny Visconti di Mondrone, família dos atuais proprietários.



No início de 1900, Giuseppe Visconti di Mondrone restaurou e ampliou as áreas anexas ao castelo, construindo um pequeno vilarejo em estilo neo-gótico-renascimentista. Provavelmente, o único edifício antigo além do castelo é a igrejinha dedicada a Sant’Anna, capela da família desde o século XVII. O grande parque que circunda a área fechada, privada e escondida por altos muros e densa vegetação do castelo, mede 150.000 metros quadrados. A visitação pública acontece em raras ocasiões e só a pagamento.




Em compensação, o vilarejo construído há menos de um século, transformou-se em um aglomerado de lojas, ateliers de artesãos, bares, restaurantes, oficinas de ferreiros e um museu de instrumentos agrícolas. O borgo de Grazzano Visconti atrai turistas e oferece opções diferentes de souvenirs, pois tudo evoca a Idade Média, com festas em trajes de época, músicas e danças.


Vale a pena o passeio, pelo comércio, pelas ruelas bem cuidadas e pelas festas promovidas para estimular o turismo, mas a sensação que fica do fato de ser um vilarejo construído – com tanto borgo autêntico mal aproveitado na região – faz vacilar sobre uma segunda visita.






No comments: