Sunday, August 09, 2015

Tomate datterino




Acho incrível a quantidade de variedades de tomates existentes. Certamente muitos foram desenvolvidos para atender a exigência por novidades do mercado consumidor (nós). Sim, porque não queremos apenas comida, queremos esclusividade, ser o primeiro ou primeira a comentar/falar/escrever/mostrar/postar e parecer superior. Como se isso mudasse algo nesse planeta, que não passa de um microscópico gão de areia no Universo.

Acontece que o universo acaba sempre no meu prato. Ou começa; ainda não entendi bem essa equação de causa e efeito.

O tomate datterino não deve ser confundido com o perino, que se assemelham no tamanho diminuto e na forma ovalada: o perino tem forma de pêra e é mais ácido que o datterino. Este último é muito apreciado no Norte da Europa por ser adocicado e só agora faz sucesso na terra da pizza. Pode ser facilmente encontrado nos supermercados, o que tem estragado a festa do poucos e resistentes quitandeiros, que o vendiam antes como raridade e preço muito mais alto.

Se for comprar uma confecção para provar, compre duas: uma pra fazer a salada e outra para devorar enquanto faz a salada. Minha sugestão: tomatinho datterino, rúcula, Mozzarella di Bufala Campana DOP e pão. Sem tempêro, sem nada.

:)

6 comments:

chica said...

Esse tomate é muito bom mesmo e adorei a sugestão,rs abraços, lindo domingo! chica

Deniserangel said...

É verdade, a novidade é sempre mais cara. Gostei da sugestão: tomate com pão.
Ótima semana!
Abraço, garoto

BLOGZOOM said...



Allan,

Pode rir, toda vez que vou ao mercado trago... tomates. Eu adoro!
Gosto de experimentar as poucas novas variedades que encontro nos mercados.
Tem alguns que são mais adocicados e os como puros, sem nada, de tão saborosos.

Hoje comprei um que chamam de Grape, tem tanto maiores como mínimos! micros, kkkkk servem de tampões para os dentes de tão minusculos.

Feliz Dia dos Pais.

Bjs

Lúcia Soares said...

Gosto demais de tomate. Agora, dos pequeninos. Por aqui, em "terra brasilis", encontramos todos. Não esquecendo que aqui, "em se plantando, tudo dá". rs (na verdade, imagino que estejam sendo cultivados por aqui, não justifica uma importação deles, né?)
O italiano curte muito o pão e nós, ainda, o arroz. Então, para mim, 'manjar dos deuses" é um prato com arroz, tomate, palmito, azeite e só!
Abraço, Allan.

Pedro Pereira said...

Excelentes sugestões!

Obrigada Allan :)

Flavia said...

Passei para visitar os amigos e você continua cozinhando como nunca!!! bjs