Saturday, March 05, 2011

Crosta de Parmigiano Reggiano - comentário

Não é raro encontrar um comentário melhor e mais esclarecedor que o post comentado. Neste post aqui não fui suficientemente claro sobre um hábito cultural, mas o amigo Marco deixou um cometário que esclarece bem a situação, com a sensibilidade de um italiano atento aos próprios costumes:

"Allan, devo confessar que acho muito mais saboroso seu jeito de falar do que... a crosta do parmesão! Eu aprecio muito o que você escreveu, mas acho que todos aqueles que comentaram falando de delicia, de agua na boca... não imaginaram direito do que se trata! Porque a crosta de parmesão com vinho não é uma coisa para paladares finos: é uma herança rude, cheia de carater e de sinceridade, de uma cultura popular que dizia que nada é para se jogar fora, que tudo deve ser aproveitado e que precisa encontrar a forma -tipicamente italiana!- de tirar o máximo do pouco que se tem.

Hoje aquela cultura popular quase desapareceu, as pessoas são mimadas, querem as delícias prontas e não têm mais a paciencia necessaria para descobrir que naquelas crostas, tão pouco apelativas e que muitos jogam fora ou deixam para os animais da casa -pode se esconder um prazer sutil e cheio de tradição."
.

7 comments:

myra said...

oi, amigo Allan, o Marco tem toda a razao, a crosta do Parmigiano é otima!
abraçO

Luciana Nepomuceno said...

Tenho vocação para tradições, sabores fortes e delícias "não-prontas"...talvez por isso minha lembrança da Itália me venha quase sempre em memória de sabores.
Um beijo

Leila Silva said...

Está lindo o blog, ainda não tinha visto as mudanças.
Abraço

BLOGZOOM said...

Ainda bem que já jantei... do contrario poderia ficar com mais fome e assim comer mais e engorgar.... rssss

Sobre sua sugestão de Havaianas?!
rolei de rir.....

BEIJOS

Luma Rosa said...

Oras, que sacrilégio jogar fora tamanha gostosura! Se tiver uma chama por perto, espeta-se e come-se derretidinho ;) ou rala-se para usar em sopas, feijões, risotos, cremes, massas... Pensa em uma costela de carneiro em crosta de Parmesão e Ervas acompanhadas de Batatas Coradas

Vincenzo said...

concordo com o comentário do Marco...
a crosta do parmesão é muito saborosa e pode ser utilizata também pela preparaçao da "pasta con patate" (traduzindo: macarrão com batatas)...um prato tipico do sul da Italia

é uma delicia..eu garanto! :D

peri s.c. said...

" Herança rude ", bela definição .