Mais uma vez coincide uma copa do mundo de futebol com um ano eleitoral brasileiro. Às vezes acho que é tudo decidido pelos cartolas e que a nós, torcedores eleitores, só é permitido perceber aquilo que os patrocinadores desejam que seja percebido. A sensação de marmelada na final da Copa de 1998 ainda não passou, mas a avalanche de mutretas envolvendo anões, CPIs fajutas, caçadores virando caça, dossiês e demais escândalos políticos são como o Carnaval. Alegoria demais para lembrar de tudo, produzidas para fazer esquecer rápido a catástrofe anterior, que passa a fazer parte da normalidade.
Morando fora do país, só posso votar para presidente. Em quem não votar já decidi, o difícil mesmo é descobrir em quem votar, pois essa história de votar no menos pior já cansou. Seleção e listas de candidatos deveriam ser escolhidas pelo povão. Perna-de-pau e desconhecido? Fora! Nada de aproveitadores ou indicados pelos patrocinadores. Utopia, eu sei. Mas sou sonhador e continuo votando em quem tem propostas que julgo necessárias. Meu candidato a vereador local jamais foi eleito, mas eu não mudo. Foi ele quem convenceu o prefeito a adotar as rotatórias no lugar dos semáforos, o que economiza combustível e poluição. Também foi o movimento dele a brigar com a prefeitura quando esta decidiu pintar umas faixas vermelhas no asfalto para chamar de ciclovias. Hoje as ciclovias são separadas da calçada e da rua por meios-fios e são sinalizadas. Toda e qualquer manifestação em defesa do ambiente e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos contam com a sua colaboração e organização. Os caciques locais fingem ignorá-lo mas todos o temem, apesar do seu caráter afável e conciliador.
Se você ainda não decidiu em quem votar, procure lembrar em quem votou nas últimas eleições e confira o curriculum dos demais candidatos. Registre as propostas que lhe agradam para controlar se o candidato for eleito. Não existe “voto útil”. Vamos torcer pela a nossa seleção e lembrar que quem for eleito vai governar a nossa vida pelos próximos anos (à exceção da Itália, onde nenhum governo conseguiu cumprir o mandato desde 1994). Portanto, nada de torcer para candidato. Vote em quem você acredita ter propostas que podem melhorar a qualidade de vida da coletividade. E não dê ouvidos a essa balela de que o candidato deve ter experiência administrativa. Apesar do presidente Lula nunca ter sidoi administrador de nada ele é considerado na Europa como um modelo a ser seguido.
Mas talvez a sua atenção neste momento esteja mais voltada à Copa do Mundo de Futebol, às críticas ao Dunga e à quantidade de cerveja gelada necessária a cada partida, considerando que a seleção chegará e ganhará a final. E se for esse o desfecho do campeonato, os políticos vão aproveitar a euforia do povão nas urnas, iludindo-nos a torcer pelo candidato que o marqueteiro mor irá comparar com o craque do mundial. Tudo bem, eu continuo torcendo como um louco. E votando consciente.
16 comments:
oi, Allan, eu nao entendo nada de futebol, mas gosto muito como e que escreve, e aqui vai um abraço!
Allan, ótima reflexão e dicas de voto consciente!
Ontem eu escrevi um post sobre Copa do Mundo. Assim como vc, estou cansada dos problemas políticos que temos. Mas desta vez relaxei e resolvi celebrar o nosso amado futebol.
Uma boa Copa do Mundo para nós (assim como a eleição)!
Beijos!!!
Um post inteligente e inspirador (aliás, muito mais inspirador do que essa seleção burocrática do Dunga).
Excelente post. Só que está muito frio no Sul. Vinho é melhor.
Abraço.
:¬)))
Bom dia Allan!
Muito bem falado, se o povo entendesse de politica igual entende de futebol estariamos melhor servidos.
Eu nao transferi meu titulo, continuo ha 10 anos justificando e tambem nao voto na Italia continuo esperando a resposta para a mkinha "domanda" de cidadania.
bjs
obrigada, pelo comentario "pour Tamara", ela è minha neta!!!
abraço,
Oi, Allan!!! Já estava com saudades de suas postagens! É isso mesmo, amigo... seleção para a Copa e seleção para nossa consciência eleitoral! Abraços! Lili.
Ai...ai...
Lula ser considerado um modelo a ser seguido...nossa !
A unica coisa que ele fez bem, foi manter a politica econômica do anterior Governo, e renomear politicas sociais dos governos anteriores, lhes dando roupagem de nova: "Bolsa familia"; (antiga Bolsa Escola)..."Luz para Todos", (antiga "Luz no Campo")...etc.
Mas, Copa em ano de Eleição não é mera casualidade.
Só em ano de Copa, para uma candidata que diz, em Copenhagen, discutindo Meio Ambiente que: "O meio Ambiente é, sem duvida nenhuma,uma ameaça ao desenvolvimento sustentável e isso significa que é uma ameaça para o futuro do planeta e dos nossos paises", ter alguma chance.
Olá, meu amigo, obrigada pela visita! Beijocas
Allan, sempre evitei discutir política e não gosto de futebol, mas isto não impede de eu me manter informada sobre os candidatos e seus currículos. Já que não podemos escolher os candidatos, pelo menos, que votemos com consciencia. Tarefa difícil.
abraço, garoto
Pois é Allan temos que avaliar bem, eu voto pela primeira vez esse ano e peguei bem quando tem que votar para presidente, eu ainda não sei em quem votar, vou analisar bem e como vc disse ver a propostas que para mim são necessárias.
MAs esse mes ninguém quer saber de nada é só futebol mesmo, mas assim que isso passar, começará a passar aquelas propagandas eleitorais que eu morro de ri, tem uns que se candidata só para se aparecer ou sei lá o que.
Eu vou avaliar bem apra que ao menos a primeira votação da minha vida ser a certa pra mim.
Ah eu ando lendo algumas frases da Clarice Lispector, vou comprar o livro dela, ele é uma genia não é mesmno.
beijão
Concordo, Allan!!! O cenário eh o mesmo, mudam alguns figurantes, mas o teatro continua... Fora uns personagens secundários que ainda não forma contaminados pela fama, está difícil a escolha para essa eleição.... Entra um sai outro e as falcatruas continuam... o povo...ah o povo está preocupado com o hexa...rsss.
Xiiiiiiiiii, tá ai um ssunto que nao gosto: Política. Acho inadimissível nós que nao vivemos no Brsil termos que votar. Outr coisa que acho absurda é o voto obrigatório. Eu só vou acahr que o Brasil tá melhorando de verdade quando o voto for livre.
Infelizmente no Brasil se enetende mais de futebol que qqr outra coisa.
Boa semana
Também já decidi em quem não votar no primeiro turno. Eles promovem Lúcifer e Satanás como alternativas e garantem que o Inferno vença sempre.
Há uma canção, popularizada por Jackson do Pandeiro em 1966, que diz "... a Inglaterra organizou a Copa do Mundo, mas a copa já era dela..."
Manoel Carlos
intiresno muito, obrigado
Post a Comment