Saturday, July 12, 2008

Vitello Tonnato


















O Vitello Tonnato, ou Vitel Tonnè, é um anti pasto típico dos dias quentes. Acho a maionese muito pesada para o verão, no Brasil ou na Itália, mas é um hábito muito comum se empanturrar dela no período mais quente do ano, aqui e aí. Vinho ou engov!


Vitello Tonnato
700 g de lagarto de vitelo
1 talo de salsão
1 cenoura
1 cebola
2 folhas de louro
Salsinha
½ copo de vinho branco seco
Sal grosso
20 g de alcaparras
1 xícara de maionese
Suco de ½ limão
3 filés de anchovas
100 g de atum ao azeite de oliva
água


Em uma panela, coloque a peça inteira de lagarto amarrada com barbante para não desmanchar, o salsão, a cebola, a cenoura, as folhas de louro, um punhado de salsinha (tudo inteiro), o vinho, o sal e complete com água até cobrir a carne. Cozinhe em fogo médio por 1 hora e meia. Apague o fogo e deixe esfriar na própria panela. Prepare a cobertura batendo no liquidificador o atum, a anchova, metade das alcaparras, o suco de limão e um pouco – pouco! – do caldo da carne. Adicione a maionese e misture delicadamente. Corte a carne já fria em fatias finas e ajeite-a em uma tigela, cubra com o creme, enfeite com o restante das alcaparras, umas folhas de salsinha e espere alguns minutos até que o creme comece a escurecer. Cubra com uma película e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Se você, como eu, não é amigo de maionese, sinto muito. Este é um daqueles pratos em que não é possível substituir a maionese por iogurte. Aproveite o inverno brasileiro para ir treinando e, quem sabe, até o verão você conseguirá digerir sem caretas este prato típico de Piemonte, muito consumido em todo o Norte italiano. Se você lembrar que é um anti pasto, pode fazer uma ideia do que vem depois. Academia ou dieta! Ou ambos.
.

17 comments:

Lucia Malla said...

Afe! Uma bomba calórica. Mas tem uma cara tão boa... Vou fazer e te digo depois o resultado. :)

Claudio Costa said...

Nem me lembro da última vez que comi maionese. Mas sei bem que foi 'light', ou seja, cometi heresia. Prefiro o lagarto fatiado com molho madeira e um punhado de cogumelos, lugar-comum... o que fazer?

Maria Augusta said...

Hum, esta receita parece fácil de fazer e tem um aspecto ótimo. A maionese é calórica, mas de vez em quando acho que não faz mal, um pouquinho de exercício e o problema está resolvido.
Abraços.

Yvonne said...

Allan, só de olhar engordei 3 kg. Rapaz, que maravilha é essa? Beijocas com água na boca

Dentro da Bota said...

Boa dica...
Apesar da maionese....

Gi, Roma

Camila Marinho said...

Hummmm.. Babei.. Também não sou lá muito fã de maionese, mas, pelo visto, o sabor não deve ficar forte. Além do mais, agora lançaram uma tal maionese feita à base de leite. E todo mundo diz que é maravilhosa. boa pedida testar esse prato com ela. bjos

Anonymous said...

Oi Allan.

Minha avó fazia este prato.
Que delícia !!!

Bjs.
Elvira

Leila Silva said...

E buon apetito (??).
Abraços

Leila Silva said...

Ah, ri muito do seu comentário sobre mostra de filmes (alternativos) que você viu os melhores e os piores filmes da sua vida nessas mostras em São Paulo. É verdade, é assim mesmo que se passa.
Abraços

Anonymous said...

Ai, minha sogra sempre faz esse prato e, para minha sorte, sou APAIXONADA por maionese!!!!!!!

Lunna Guedes said...

Oi Allan, eu adoro maionese, mas não como sempre. Na epoca em que minha mamma fazia aí sim eu comia, mas ela fazia algo leve (bem mais leve) com muitos legumes e iogurte natural (família natureba, já viu) e ficava uma delícia.
Mas hoje não tenho paciência para fazer, nem mesmo com o fim da reforma da cozinha - fiz uma bela salada para comemorar e pronto.
Beijos moço...

@nayrahbelo said...

Acabo de ler esta receita e é hora do almoço...que fome!

Anonymous said...

comi ontem pela primeira vez. comprei pronto no açougue! nunca tive coragem de fazer por causa das alcaparras, que detesto. mas quer saber? gostei!
beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Hum, eu gosto demais e sua receita está facílima de fazer. Meu único problema é a maionese, eu nao gosto mesmo.

Já de volta das férias que foram maravilhosas.

Bom fim de semana

Vivien Morgato : said...

humm...parece booommm.

Santa Panela said...

A dica da Camila é perfeita! A maionese com leite é muito mais leve e sem gosto forte. Vou fazer... vou fazer...

Beijos

Luma Rosa said...

Eu amo esse prato e pra mim ele combina com o verão, porque servido frio também é muito bom! Mas Allan, não posso substituir a maionese por creme de leite batido, aerado, light? (rs*) Bom fim de semana!! Beijus