Sunday, October 31, 2021

Fim do horário de verão italiano

O fim do horário de verão, na Itália, costuma dar problemas, mas muito menos que o início dele, em março. Claro, no último domingo de outubro pode-se dormir uma hora a mais, ao contrário de março, quando se dorme uma hora a menos, mas mesmo assim tem quem se lamente da mudança. As pessoas gostam de dormir. E de reclamar.

A Itália estabeleceu que a mudança ocorra às três da madrugada do domingo, o que evita a confusão da meia-noite e com os horários do transporte ferroviário e aéreo. Quem parte às três da manhã, não é mesmo? O problema é que muita gente gosta de problema. Existem algumas petições pedindo a extinção do horário de verão, apesar da economia de energia ser enorme, o que é algo muito sério nesses novos tempos de energia cada vez mais cara e escassa.

Avô, pai, mãe, cunhado, filho e filha, todos adultos, vivendo na mesma casa. O vô preferiu ficar acordado até às três para mudar as horas no relógio da cozinha e no despertador. Foi dormir à três e quinze, que na realidade eram duas e quinze, com o novo horário. A mãe acordou depois, para ir ao banheiro e aproveitou para mudar as horas. O pai, com a volta da mãe para a cama, perdeu o sono e foi zapear a tv enquanto esperava o momento certo, e foi a vez dele de consertar relógio e despertador. Voltou pra cama meia hora depois, quando a filha... Perderam a missa, o trem e o filho chegou tarde para abrir o bar. Todo mundo tinha atrasado os ponteiros e o almoço só saiu na hora da janta. Um mau humor terrível tomou conta da casa por uma semana.

Esse ano foi a minha vez. Não consegui acordar às três da madrugada e o relógio ficou no horário velho. E agora, o que que eu faço?

No comments: