Thursday, September 02, 2021

Agosto acabou

          


   

        Agosto acabou.

Durante trinta e um dias, agosto está em nossas vidas. No resto do ano, longe de séculos, léguas e lembranças. A vida recomeça com o fim de agosto, com os temporais e granizo. Tudo é muito forte em agosto. Até a saudade. Agosto é longo, mas sempre acaba. Restam fotos de viagens, sabores, segredos, novos perfumes e caminhos descobertos. Férias, trânsito, frasco de protetor solar pela metade, passe livre de vacinação, caminhar na areia, conselhos ignorados, peixe devorado à beira mar, água, vinho, cerveja, sonhos. Projetos.

A Europa toda se organiza para as férias de agosto. Quem escolhe o mar, quem a montanha, quem os lagos, quem se esconde. Até quem decide ficar em casa precisa verificar o que vai estar fechado durante as férias e se abastecer com antecedência. Sempre é preciso se organizar. Escolher destino, reservar hotel, restaurantes, passeios, lugar na praia (tem muita praia que só tem acesso a pagamento. Se não reservar antes, vai ficar de fora), planejar orçamento, verificar restrições sanitárias, revisar o carro, comprar passagens, decidir horário da viagem, enfim, toda uma vida à parte. E quanto mais caro o lugar (destino, hotel, restaurante), maior deve ser a antecedência da reserva. Cansados de enfrentar situações desconfortáveis, muitos optam por julho ou setembro, quando o turismo menor leva, de carona, os preços para baixo. Pernilongos, não. Pernilongos estão sempre em alta no verão europeu. Menos nesse ano. Num único dia de qualquer dos verões passados, levei mais picadas de mosquitos que em todo o verão de 2021. E um – só um mesmo – inseto foi a vítima do para-brisa nas nossas muitas andanças de agosto. Não é reclamação, é susto mesmo.

         Agosto acabou e já é setembro.

7 comments:

BLOGZOOM said...

Allan! Como vai?!
Embora julho seja tão longo quanto agosto, nunca curti agosto. No Rio julho é o verão melhorado (sem calor intenso à noite).
Minha irmã está na Alemanha e disse que este ano o verão não foi tão quente, anos passsfos era sufocante para europeus que normalmente não tem ar condicionado em casa e sim aquecedores.
Para mim Agosto é mes do fogo, quando há mais incêndios nas matas.
Que bom vcs terem aproveitado as férias de verão, com certeza diferente de anos passados.
Quanto aos mosquitos, talvez estejam ainda cumprindo lockdown….não foram liberados pelo governador deles.
Beijos

Danielle Bispo said...

Ola Alan, te acompanho há anos e amoooooo seus textos. Desta vez tenho uma correção a fazer sobre a seguinte frase: "Pernilongos estão sempre em alta no verão europeu". Concorda que eles estão muito presentes na Itália (odeio) entretanto no Norte de Portugal - onde agora vivo - eles nem passam perto! Pra que né? Já que lá esse ano nem o verão deu as caras rs

Um grande abraço
Dani Bispo
abolonhesa.com

Eliana said...

Aqui o verão foi meia boca. Nós somos da turma que fica em casa. Este período traz estresse. É muita loucura, ainda mais pós pandemia. As pessoas estão muito mais desesperadas do que normalmente são pelas viagens de férias. Enfim, pelo visto, aproveitou bem! Que bom! Aqui os pernilongos estão em alta. Se desse pra investir neles na bolsa, estaria RYYYYCAAAAAA! rs

Allan Robert P. J. said...

Sissym, sumida!
Pois é, o inverno do Rio é melhor que o verão daqui. Mas confesso estar assustado com o calor que anda fazendo no Brasil.
Beijocas

Allan Robert P. J. said...

Eliana,
Este ano preferijmos sair para não enlouquecer. Tomamos muito cuidado com aglomerações e não frequentamos nenhum lugar fechado (além do hotel, é claro). Não éramos os únicos, mas vimos muuitas cenas irresponsáveis.
Abraços

Allan Robert P. J. said...

Olá Dani!
Meu sonho é morar numa praia com clima primaveril e sem pernilongos.
Vai escrever sobre Portugal?
Abraços

Cenka.pl said...

Nice blog :) Cenka.pl greets. :)