Saturday, June 02, 2018

Feriado italiano - 2 de Junho Festa della Repubblica



Festa della Repubblica.
Nos dias  2 e 3 de junho de 1946 os italanos participaram do referendo que escolhia entre a manutenção da monarquia e a implantação da república. Venceu a república, com 12.717.923 votos a favor contra os 10.919.284 obtidos pela monarquia, que sustentava o sistema ditatorial vigente. No dia 10 de junho do mesmo ano, a corte suprema italiana declarou o nascimento da República Italiana.

 
Cédula eleitoral do referendo

Umberto II di Savoia, então rei da Itália, para evitar uma guerra civil entre monarquistas e republicanos, aconselhado a deixar Roma “por pouco tempo”, esilou-se em Portugal. Umberto II assumiu o trono em 9 de maio de 1946, quando seu pai, Vittorio Emanuele III, abdicou. Foi o reinado mais breve da história italiana (um mês) o que lhe valeu o apelido de “Rei de Maio”. Por aqui instalou-se a Assembleia Constituinte, encarregada de redigir a nova constituição, promulgada e publicada em edição extraordinária em 27 de dezembro de 1947. Com a entrada em vigor em 1º de janeiro de 1948, a constituição proibia a entrada na Itália dos descendentes do sexo masculino de Umberto II. Tal decisão foi revista e cancelada em 2002.


 Manifestante festejando a República

Alcide De Gasperi, Primeiro Ministro desde 1945, foi declarado chefe de Estado, mandato que durou até 28 de junho, quando a Assembleia Constituinte elegeu Enrico De Nicola como Primeiro Ministro. De Gasperi foi o último Premier da monarquia e o primeiro da república.

Como em qualquer lugar no mundo, muita gente por aqui continua monarquista, mas a maioria é por acreditar ter o rei na barriga. A verdade é que o país é dividido em pequenos borgos, onde castas não se misturam e a juventude prefere viver no exterior que enfrentar os dogmas herdados da monarquia. O país sempre enfrentou – e enfrenta, ainda – problemas como racismo e xenofobia (como nós, brasileiros), mas não chega a ser um problema. Há a esperança de que um dia as novas gerações voltem a viver aqui e ensinem a tolerância e a compreender diferenças. Até lá, pode-se esconder tudo sob o tapete. Como nós…

Tem quem diga que o melhor do 2 de Junho é o fato de ser feriado. Prefiro me divertir e achar curioso como esses caras (Corpo dei Bersaglieri) conseguem correr e tocar ao mesmo tempo. E aonde vão com tanta pressa.



1 comment:

Luciana Antonini said...

Belíssimo! Capacidade de síntese e aula de História! Muito obrigada.