Sunday, December 25, 2016

O Natal vai passar


26 de dezembro é feriado na Itália, dia de Santo Stefano (Santo Estevão). Foi o primeiro mártir cristão, apedrejado após ter sido condenado por blasfêmia pelo Sinédrio, uma alta corte de Jerusalém daquela época. Segundo Santo Agostinho (entre outros) a conversão de Saulo (São Paulo) teria sido influenciada pelas orações de Santo Estevão.

Mas hoje é Natal. Essa festa que foi perdendo o sentido, até ser transformada no mais esperado momento comercial do mundo ocidental. Amanhã, vinte e seis de dezembro, o Natal terá passado. Olharemos as geladeiras cheias das sobras dos nossos excessos; voltaremos a ser solidários com pessoas distantes e menos pacientes com as mais próximas; acabou a expectativa e a espera passou; a Síria ainda vai estar destruída e Alepo não vai ressucitar; nossas opiniões continuarão a ser verdades absolutas; só os estevãos, stefanos, stephens e que tais viverão um dia especial; amanhã o espírito do Natal já terá ido embora.

Outros natais virão, novas efemérides substituirão as velhas. Carnavais, feriados, fins de ano, aniversários e casamentos: até quando deixaremos nossas vidas serem regidas pelos calendários? A festa tornou-se mais importante que o festejado; o hábito, mais que o monje; ter, mais que ser. O Natal vai passar, a Síria vai passar, a humanidade vai passar.

Mas hoje é Natal. Aproveite para comemorar e guarde um pouco desse espírito para os outros dias. Se importe, se indigne com as injustiças e indiferenças. E aja. Faça o impossível, mude e melhore o mundo.

E conte comigo.

Feliz Natal!

*

3 comments:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Como sempre um texto verdadeiro e amadurecido com a visão de quem já viveu um pouquinho mais e aprendeu a ver o mundo de uma ótica sua e não mais na performace de multidões. Que 2017 traga bençãos. Pois como o mundo está, vamos precisar dessa porção em dobro. Forte abraço da amiga Georgia.

Inaie said...

Meu querido, que saudade!!
Falamos de você essa semana.
Tira um tempinho pra me escrever umas linhas???

Inaie said...

Meu querido, que saudade!!
Falamos de você essa semana.
Tira um tempinho pra me escrever umas linhas???