Sunday, October 09, 2016

Palazzo Gotico - Piacenza



 
O Gotico já foi a sede da Prefeitura de Piacenza, mas continua sendo o símbolo da cidade. Construído em 1281, sob ordem de Alberto Scoto, líder dos mercantes e regente guelfo da cidade (nos séculos XIII e XIV era guelfo quem sustentava o Papa e as autonomias municipais, em oposição aos ghibellini, favoráveis ao imperador). Segundo o projeto, deveria ter uma planta retangular, mas a obra ficou incompleta devido a uma epidemia de peste, tendo sido concluído somente o lado norte e duas pequenas torres laterais.




Sofreu diversas pequenas modificações com o passar do tempo, mas a estrutura principal manteve-se intacta. A área livre sob as arcadas já funcionou como mercado (foi chamado de Palazzo dei Mercanti) e hoje abriga manifestações sociais e comemorativas. O tempo, as pequenas reformas e as guerras cancelaram parte dos muitos detalhes, mas ainda é possível passar horas apreciando, descobrindo e divertindo-se: as arcadas foram construídas de forma que é possível encostar a cabeça num pilar e escutar alguém que sussurra no pilar oposto.



Na parte mais longa a construção possui cinco arcadas. Na parte mais curta – as laterais – as arcadas são três, tudo com uma série de pequenos detalhes – ou espaços vazios, que indicam a retirada de tais detalhes – que sobreviveram às pequenas modificações no correr do tempo. Cuidadosamente ornamentado de mármore rosa, na parte inferior e tijolo à vista, na parte superior. A parte superior é um imenso salão onde acontecem conferências, exposições e eventos particulares. A parte de trás, que circunda o pátio interno, é formada por construção de tijolo à vista, onde funcionam parte dos escritórios administrativos da prefeitura.

 




 




Espero sempre que a palavra “praça” me leve a um espaço com jardim, árvores, bancos e estátua. Na Piazza Cavalli tem duas estátuas, mas nenhum banco, árvore ou jardim. Mesmo assim é o ponto cívico central da cidade, com a vida que escorre pelas pedras do calçamento da praça, formando um imenso largo em frente ao Palazzo del Governatore, do outro lado, e o Gotico, o símbolo de Piacenza.



'Bora tomar um Prosecco à sombra do Gotico?


No comments: