Sunday, June 28, 2015

Trilha sonora italiana - Riccardo Cocciante



Riccardo Cocciante, 1946 Saigon, Vietnam, de pai italiano e mãe francesa, é – talvez -  o maior intérprete do gênero melodramático da música italiana.

Se você foi a algum baile nos anos 70, antes da explosão das discotecas, provavelmente dançou ao som de uma das canções dele. Lembra daquele momento em que começava a tocar uma música romântica, quando uma parte da garotada desviava o olhar e ia ao banheiro ou ia pegar um refrigerante, enquanto a outra parte tomava coragem e tirava a garota errada pra dançar? Pois é, aquela música era do Riccardo Cocciante.

A primeira gravação aconteceu em 1968, mas não o primeiro sucesso. Inicialmente assinando como Rioccardo Conte, em seguida como Richard Cocciante (como é conhecido na França) e, finalmente como Riccardo Cocciante, depois de decidir não mais compor e cantar em inglês e de trocar o rock progressivo pelo estilo romântico. 1973 surge com o sucesso “Bella senz’anima”. Não grava desde 2005. Viveu na França, nos Estados Unidos e na Irlanda, além da Itália.

Escreveu as óperas populares Notre Dame de Paris, Le Petit Prince e Giulietta e Romeo.

Mas se você ainda está se perguntando quem é esse cara, ouça alguns dos sucessos dele como Margherita, Poesia, Io canto e Bella senz’anima:

5 comments:

BLOGZOOM said...



maravilhoso é pouco :D

Luma Rosa said...

Oi, Allan!
Ouvi pela primeira vez Riccardo Cocciante no Natal em Viena "Christmas in Vienna" acompanhando Placido Domingo. Achei que fosse espanhol.
Agora ouvi Margherita. É emocionante! Gostei mais dela de que as outras músicas que postou. A voz dele se presta a outros estilos. Para a época quando começou a cantar, o estilo romântico coube-lhe muito bem.
Beijus,

Anonymous said...

tio,

que moço triste, tio

pedro luis

Ana said...

Adorei!!!! Vou passar a escutá-lo mais.

Pedro Pereira said...

Excelentes vídeos que me fizeram recordar as suas músicas! Obrigada!