Sunday, April 20, 2014

O ovo de Páscoa



O hábito de presentar ovos é antigo. Os persas já trocavam simples ovos de galinha para comemorar a primavera no hemisfério norte. Logo depois, os egípcios, que consideravam o início da estação como o início do ano. Também gregos e chineses tinham o costume de presentear com ovos no início da primavera, ocasionalmente decorados com pinturas rudimentares. Na Beócia (antiga região grega),  foram encontradas estátuas de Dionísio com um ovo na mão, como símbolo do retorno à vida. Sim, o ovo é o símbolo da ressurreição e da fertilidade: parece uma pedra, sem vida, quando – na realidade – está abrigando a metamorfose que se revelará em uma nova vida. Pelo mesmo motivo, representa o renascimento, o início de um novo ciclo. De dentro para fora.

Os ovos coloridos da Páscoa remetem às cores da primavera, mas a ideia de fazê-los de chocolate é o que mais me fascina. Melhor de tudo: nos últimos anos já chegam aos supermercados com ofertas e descontos – crise? Decidi que vou guardar as notas deste ano e comparar com os preços do ano que vem. Os empresários italianos estão descobrindo o ovo de Colombo. A cada ano novos produtores de ovos de Páscoa apresentam ao mercado os produtos “exclusivos” a preços especiais. O que eles fazem com as sobras é um dos mistérios do Universo.

Junte ao ovo as muitas lendas sobre o chocolate: o deus azteca Quetzcoalt – assim como Prometeu fez com o fogo – teria roubado dos deuses as sementes para dar aos homens uma bebida energética e, por isso, teria sido banido. Outras lendas contam de uma princesa ou serpente. O chocolate ainda teria sido usado pelos astecas como elixir, oferenda em sacrifícios, moeda de troca e afrodisíaco. Montezuma bebia uma infusão de sementes de cacau torradas e moídas, pimenta, canela e baunilha, antes de ir para o seu harém. A mesma bebida que ofereceu ao conquistador espanhol Hernando Cortez, confundindo-o com um deus.

O ovo tem a forma de um olho. O olho que vê a vida dentro de si, vê o futuro. Que a Páscoa seja cada vez mais um momento de renascimento. A oportunidade para ressurgir numa nova vida, com as curvas amenas de um ovo, com o doce amargo cheio de energia do chocolate.

Boa Páscoa!
.

7 comments:

Denise Rangel said...

Pascoa é Ressurreição, nova vida. Chocolate é bônus que não rejeitamos, hehe. Uma Páscoa abençoada pra ti e tua família!
Abraço, garoto

Carol Alencar said...

Auguriiiii

Anonymous said...

Gostei da mensagem, do simbolismo e da positividade. Também gosto de chocolate. rss

Mauro Tabarsi

Bah said...

Não gosto de ovos de chocolate, mas esses decorados, eu acho a coisa mais linda!

Kisu!

Luma Rosa said...

Oi, Allan!
Que venham os chocolates, nos trazendo mais e mais energia para suportar a nova estação. Que aqueça, que renove e que traga satisfação.
Que sua páscoa tenha sido boa!
Só não entendo porque o mesmo chocolate em formato de barra custa tão mais barato. Enfim... ganhei um chocolate com recheio para comer de colher :) A novidade minha dessa páscoa!!
Beijus,

cucchiaiopieno.com.br said...

Bom dia Allan!
Aqui na Itália, ao menos na minha região, descobri que páscoa é sinônimo de comilança - hehehehe!
Vi muita gente fazendo jejum na sexta-feira e comendo desesperadamente nos outros dias e não escutei nem falar de renascimento e renovação:(
Gostei muito do teu post.
Te desejo um ótimo fim de semana.
Léia

Thais Miguele said...

Yey! Feliz Páscoa com atraso!