Sunday, October 20, 2013

Copo de geleia





Aqui em casa é proibido comprar Nutella em copo. Qualquer embalagem é permitida, inclusive as maiores (não, as gigantes não), só não pode ser em copo. Sabe aqueles copos promocionais cheios de desenhos ou com a marca do produto? Aqueles da geleia de mocotó? Aqueles que não quebram nunca e ficam lá no meio dos copos que custaram uma fortuna e que acabam sendo usados, quando as visitas são muitas? Pois é, aqui em casa é proibido comprar.

Algumas coisas merecem durar para sempre. Outras, não. Apesar da minha obstinação contra o desperdício e o descartável, o passado não pode ser arrastado no dia a dia. Mesmo que esse passado seja apenas um copo promocional inquebrável. E “inquebrável” explica tudo.

Levanto no meio da noite – sem acender luz, que me incomoda e me desperta – para beber água e adivinhe que copo pego no escuro?  Na hora de quebrar os ovos da receita e com as mão cheias de massa, sabe qual é o único compo limpo? Uma amiga das meninas vai à cozinha pegar um copo de suco ou chá gelado e... Sim, sempre ele. Já tentei guardá-lo diversas vezes junto com os copos de vinho, mas o copo reaparece sempre. Misteriosamente. Jogar fora, reciclar, deixar escorregar? Sou contra o desperdício e o descartável, lembra?

O primeiro copo decorado de Nutella durou anos e resistiu a muitas quedas. O último, comprado por falta de opção de outras embalagens durante uma crise de abstinência, no mercadinho próximo de casa, já completou alguns aniversários e vem participando do cotidiano familiar impávido e infrangível, rumo à eternidade.

Me peguei pensando porque não o mando à reciclagem, como todas as outras embalagens que vieram depois dele. Raspando um vidro de Nutella quase vazio, olhava filosoficamente para o copo e o imaginava em meio às chamas, junto a tantos outros vidros que derretiam e tornavam a ser simplesmente matéria prima, para outros vidros ou copos, tanto faz. Acho que ele resistiria e ficaria lá, atrapalhando o processo produtivo e impedindo o fluxo do mercado global.

Pensei em mandar de presente para você. Quer? Só espero que não quebre na viagem.
.

15 comments:

myra said...

ahahaha, nao seja exagerado, simplemente joga fora:0 e nao deixa mais ninguem comprar:):)

Paula Oliveira said...

Hahaha aqui em casa tem desses, só que são de requeijão e ao menos os fabricantes tem a decência de não estampar nada no vidro. Daí vira um copo como qualquer outro.

Lembrei da Cris Guerra dizendo "que absurdo que as coisas durem mais que as pessoas".

Marli Pizzi said...

Ri demais ao ler isso. Eu tenho vários copos "eternos" como esse.

Essas cenas triviais ficam ótimas em crônicas. Parabéns pela criatividade.

Thais Miguele said...

Um dia estes copos vão ser considerados clássicos, e vão custar uma fortuna. Vai guardando que ele pode pagar a faculdade dos seus netos.

Anonymous said...

kkkkk, aqui em casa esses copos tbm não entram!

Anonymous said...

Já tive o maior pudor de usar esses copos. Agora que o requeijão vem em copo de plástico, tenho a maior saudade do copo de vidro. Vai entender.

www.sosimplesassim.com.br said...

Lendo o que você escreveu, Allan, parecia que estava lendo algo que poderia também ter escrito. Aqui em casa , também, copo de geleia e outros produtos é terminantemente proibido, exatamente para não incorrer nessas situações que você mencionou.
Pode ser bobagem nossa, mas parece que o sabor de uma bebida fica melhor quando bebemos em copos apropriados.
Grande abraço e uma ótima semana,
Lylia

www.sosimplesassim.com.br said...

Lendo o que você escreveu, Allan, parecia que estava lendo algo que poderia também ter escrito. Aqui em casa , também, copo de geleia e outros produtos é terminantemente proibido, exatamente para não incorrer nessas situações que você mencionou.
Pode ser bobagem nossa, mas parece que o sabor de uma bebida fica melhor quando bebemos em copos apropriados.
Grande abraço e uma ótima semana,
Lylia

maray said...

Sabe, quando meus filhos eram pequenos eu usava só copos de geléia. Quer dizer, de início não, eu tinha os copos de cristal que ganhei de casamento. Meus filhos quebraram todos. Passei a usar os de geléia. Eu chegava a comprar geléia não porque gostasse dessa ou daquela marca mas porque o copo era bonitinho. Um dia, meu filho já casado e minha filha pensando em se mudar pra casa dela, me disseram: Mãe, agora você já pode usar copos decentes. Já percebeu que a gente cresceu e não quebra mais? " Aquilo doeu. A consciência de que meus pimpolhos quebradeiros eram adultos. Comprei um jogo de copos novos que não quebram nunca e nunca mais comprei geléia, que afinal, nem gosto. E sinto muita saudade da época em que meus copos não duravam uma semana inteiros...vai entender as profundezas do coração dos pais...

Carol Alencar said...

Hahahahaha Allan, so vc mesmo!
Pensando bem, aqui em casa tem um filho unico tb: de mel, pois detesto nutella!
So que ele fica beeeeem escondidinho e so serve mesmo pra qdo faco doces e nao tem um pote livre pra usar! Rs

BLOGZOOM said...

Allan,

Vim responder ao seu comentario, mas não resisti a este seu post! Olha, por anos na casa de minha irmã só tinham copos de geleias, visto que havia alguma mão mole por lá para quebrar todos! Então jurei que na minha casa não teriam. Contudo, lá veio o Bob Sponja nas geleias de Mocotó. Sou louca por ele. Hoje, ainda tem um e minha filha o usa.

Aiii sobre o que disse, ainda estou rindo...
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk

ao menos, que seja do tipo Ceratti!

Bjs

Lunna said...

Como estou com bronca imensa dos correios, pode mandar - não chegará mesmo. rs
No mais, eu não gosto de nutella. Me aborrece.
bacio

ERICA RITACCO said...

Nossa, quando eu era pequena tinha vários desses em casa. Agora nem sei se vendem mais, quando fui ao Brasil vi somente copos de plástico :)

Sobre a Jane Austen, ainda não conheço suas obras. Nunca estudei Jane Austen no Brasil, enquanto aqui é leitura aconselhada por muitas das pessoas que conheço. Você conhece bem suas obras? Tem alguma que indica?

Abs

Bah said...

Auhauaha pode mandar pra cá, tenho certeza que ele não vai quebrar... rs

Kisu!

Cleonice said...

hahahaha eu quero os copos de nuttela.
Aqui em casa eu tenho 1 dúzia de uma época promocional e uso para guardar feijão congelado, cozinho e já coloco nos copinhos.
Eu queria tanto que a promoção voltasse para fazer um estoquezinho :-)