Wednesday, July 10, 2013

Tormentone d'Estate

Tormento de verão. Como já devo ter deixado claro em algum post perdido nestes anos, o verão italiano dura pouco. Já cantava Adriano Celentano: “Cerco l’estate tutto l’anno, e all’improviso, eccola qua” [procuro o verão o ano inteiro e, de repente, olha ele aqui].

Por durar tão pouco, o verão acaba virando uma loucura coletiva e tudo é exagerado: roupas brancas, calças pescador, sorvetes, festas, música alta, enfim, um mês de Carnaval com uma ressaca monumental, também coletiva.

Como sempre nessa vida moderna, cada verão tem uma trilha sonora marcante. Não pela qualidade das músicas apresentadas, mas pela insistência com que elas tocam nos rádios no último volume. Sabe aquela música que você não chega a ter o direito de ter um opinião própria, pois vai ouvi-la de qualquer jeito? Pois é...!

Durante algum tempo, a língua espanhola dominou os verões italianos e, vez ou outra, volta. Ouça: Los Del Rio - Macarena, Jarabe de Palo – Depende e Manu Chao – Me gustas tu.

Mas o português não é ignorado nos meses de julho e agosto. Já tocaram por aqui: Tribalistas – Já sei namorar, Maria Gadu – Shimbalaiê, Gusttavo Lima – Balada boa, Michel Teló – Ai, se eu te pego e a mistura Don Omar & Lucenzo – Danza Kuduro.

É claro que PSY – Gangnam Style fez sucesso também na terra da pizza. E não faltam músicas em inglês: Shakira – Whaka Whaka, Coldplay – Viva la vida, The White Stripes – ‘Seven Nation Army’ (mas só a batida do baixo, que aqui virou “pô, popô po popô, pô”, hino da Copa do mundo de 2006, ano em que a Itália foi campeã) e Bon Jovi – It’s my life.

Italianas? Ei-las: Tiziano Ferro – E Raffaela è mia, Cesare Cremonini – Marmellata #25, Vasco Rossi – Come stai?, Liga Bue – Happy hour e Lunapop – Vespa 50 Special.

Isso só para dar uma ideia, pois a lista seria muito longa. Além disso, o fato de tornar-se um "tormentone d'estate" não significa que estaremos da música nas estações vindouras, pois elas voltam. Elas sempre voltam. Neste ano ainda não descobri qual é a canção que irá tocar sob os guarda-sóis e não só. Mas se pudesse escolher, seria essa aqui:




E você, também tem que aturar esse tipo de epidemia sazonal?

:)
.

10 comments:

Thais Miguele said...

Ah, seu link não veio e eu fiquei curiosa.

Inaie said...

to tão lerda que achei que vc tinha esquecido de colocar o link da musica...hahaha

olha só me deu vontade de ouvir uma musiquinha. vou já colocar no computador!!!

valeu pela inspiração

myra said...

pois eu gosto acho que de todas mas adoro Celentano e Vasco Rossi, e os Latinso! e o calor!!!!
adoro teu blog1
abracos

Thais Miguele said...

Ah, já tinha ouvido e adorado.. espero mesmo que vire hit!

Inaie said...

voltei pra ver o link....haha e eu achando que vc queria silencio!!!


Conto só pra vc. Infelizmente o casal que inspirou meu ultimo post está com seus dias contados. ele tem poucas semanas de vida pela frente e eles estão tentando aproveitar o que lhes resta, depois de mais de 10 anos juntos, é hora de dizer Adeus.
Há tempos eu queria escrever sobre eles, mas a noticia deu uma acelerada no meu plano.
Nao queria que parecesse que virou inspiração por que ele foi embora!

Tati e Seus Nicola'S said...

No ano passado viajamos pela Itália no verão. E foi engraçado escutar o "ai se eu te pego" em Capri. E depois o "tchetcherêrê" também. Ver os sobrinhos pequeninos cantando o "Nossa, nossa, assim vc me mata", com um sotaque italianíssimo não tem preço :)

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Allan, por aqui a loucura é do mesmo jeito com o tempo e com as pessoas.

Abracos

Bah said...

Pensei que o hit Loca da Shakira que seria sucesso auhauaha ou isso foi no verão passado e eu tô por fora?

Kisu!

Carol Alencar said...

Meu palpite p o tormentao desse ano?

I DON'T CARE! I LOVE IT!

Toca sempreeeee!!! :)
Mas realmente esse ano ainda nao consegui definir o tormentao.
Bjs

Celia na Italia said...

E não é que estas melodias ultrapassam oceanos!!!
Abraços