Saturday, April 14, 2012

Roma, capital da Itália

Pouca gente entendia quando o partido italiano Lega Nord defendia o transferimento de alguns ministérios para o norte do país; pouca gente entende o que significa o decreto aprovado no dia 6, sexta-feira da semana passada, mas uma das consequências do decreto é que todos os ministérios permanecerão em Roma, frustrando o sonho de uma capital padana [nos anos 90 a Lega Nord cunhou o termo “Padania” para definir a Planície Padana como uma entidade política e geográfica autônoma, numa clara provocação separatista].

Veja o vídeo aqui.

A verdade é que Roma agora é - oficialmente - a capital da Itália. O primeiro decreto, de Setembro de 2010, definiu a criação da capital; o segundo, da semana passada, define a parte prática e atos burocráticos. Para quem não mora em Roma ou nos municípios vizinhos não muda nada; para quem mora, muda pouco. Roma foi declarada capital da Itália no 3 de Fevereiro de 1871, meses depois da "Breccia di Porta Pia", como é conhecida a tomada da cidade e consquente anexação ao Reino da Itália. O "Decreto di Legge 3 febbraio 1871, n. 33", transferia a capital da Florença a Roma, mas parece que não era suficiente. Agora só falta oficializar o “Canto degli Italiani”, mais conhecido como “Inno di Mameli” como o hino nacional italiano e oficializar o dialeto florentino como a língua oficial italiana.

Alguém aí também tem a impressão de que a vida seria mais simples sem tanta burocracia?
.

8 comments:

Bruxa do 203 said...

Como seria bom uma vida mais simples, livre de tanta burocracia!

myra said...

logico obvio que a vida em todos os paises seria muitooooooo mais simples sem a peste da burocracia!!!!
un enorme abbraccio, caro amico!!!!

Anonymous said...

tio,
intindi nada
pedroluis

La Nostra Italia said...

E como! Tem coisas que eu vejo por aqui que parecem pegadinhas.
Ja viu este video do Asterix e Obelix? Eu passo por isso ha 5 anos quando tenho que renovar minha permissao de estadia!

http://www.youtube.com/watch?v=6jPKSIk856Q&feature=related

Anonymous said...

No Brasil já houve Ministério da Desburocratização, uma ironia tão grande quanto atialmente haver um Ministério da Justiça.
Manoel Carlos

Milena F. said...

Quanta complicação!

Para mim Roma sempre foi a capital da Itália... Espero que para quem more por aí as mudanças que vierem a ocorrer sejam positivas!!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Eita, que eu nao sabia disso. Aprendi tudo errado na escola, foi?

Depois de uns dias de pausa...de volta...


Boa semana


Abracos

peri s.c. said...

Brasília foi mais rápido .