Sunday, February 26, 2012

General Inverno

A meteorologia não é uma ciência exata, se sabe. O Inverno em Piacenza é uma amostra dessa realidade. Em doze anos, este foi o Inverno mais frio que conhecemos e que não vai deixar saudade. Frio com neve é bom para turista, que se deslumbra com cada pequeno detalhe e com as diferenças. E se não fossem as diferenças, para quê turismo?

Vivendo por aqui aprende-se a escolher se caminhar pela calçada gelada e escorregadia ou pisotear a neve úmida, para não escorregar. Convive-se com a neve suja de barro, de asfalto, poeira e que não derrete completamente, pois o sol não atinge a sombra do lado norte das árvores, criando uma imagem melancólica de fim de festa; aprende-se que neve amassada vira gelo e escorrega; que guerra de bola de neve só com neve fresca.

A ambulância chega no hospital com um paciente com dificuldades para respirar e dor no peito. Os enfermeiros agem com calma e dizem ao médico que é somente outro caso de falta de preparo físico para limpar a neve da calçada. O paciente acaba indo fazer companhia a um outro, com o braço quebrado por um escorregão no gelo, dois desidratados e uma infinidade de inaladores em plena atividade. Mais alguns dias e o hospital receberá quem sofre com as mudanças bruscas da temperatura: no dia 7 de Fevereiro a mínima atingiu -18 ºC; ontem, Sábado, dia 25, a temperatura chegou aos 20 ºC, uma diferença de 38 graus em 18 dias.

Nos postos de gasolina alguns cartazes informam que o diesel fornecido suporta até -20 ºC; pneus de neve são obrigatórios desde 15 de Novembro; o preto é a cor das roupas; o aquecimento das casas é desligado às 23:00 h e eu acordo suado com o acolchoado de pena de ganso. Todas as noites. Mas que graça tem morar no Pólo Norte se não for para ver a neve?

No primeiro parágrafo escrevi que este “foi” o Inverno mais frio que vivemos. A Primavera acabou de chegar, eu sei: o Caruso voltou a cantar.
.

7 comments:

myra said...

qtas desgraças com este inverno, e eu que detesto o frio, neste momento estou melhor aqui...mesmo se A Italia e meus amigos me fazem tanta falta...
amo como vc. escreve e descreve!
abraço

Georgia said...

Allan, bom dia!

Este ano por aqui foi beleza. Pouquissima neve, mas frio. Frio sem neve é legal exatamente porque com neve temos muito trabalho. No ano passado tivemos isso que vc está tendo agora e olha nao foi brincadeira limpar a frente da casa...

Ontem a primavera tb deu o ar da graca. De zero grau tivemos 12 e muita gente ficou com enxaqueca...

Faze ro que né?

Os cobertos com penas sao os que mais nos protegem deste inverno e tb aqueles elétricos. Temos 2 e ai antes de dormir esquentamos o local do crime, rs.

Boa semana

Inaie said...

eu so gosto de neve na TV. Esse negocio de ir esquiar, de ir passar frio branquinho nao e comigo meeesmo!

Bj

Anonymous said...

ja nao era sem tempo da primavera chegar. Hoje, aos oito graus, tambem sentimos que ela esta chegando :-)

xaviere

denise rangel said...

Allan,
Imagino o trabalho que é tirar neve, andar na neve escorregadia, o frio congelante como algo que nunca quero experimentar. Tenho pavor de frio. Há pessoas que adoram.
Realmente, é uma paisagem linda, mas, quem tem de conviver com ela todos os dias é que pode dizer se é mesmo uma coisa bonita de se viver.
abraço, garoto

Luma Rosa said...

Com esse tipo de frio, de doer ossos, penso nas pessoas mais velhas que já não suportam temperatura muito baixa. Sou friorenta e procurei morar em um lugar que não faça frio. Onde moro, quando esfria, basta uma malha. A primavera e o outono são as melhores estações em qualquer lugar do mundo!
Não gosto de pássaros presos e todos os dias acordo com passarinhos na minha janela. Apesar de morar também em apartamento, tenho um jardim pequeno no terraço e eles adoram o pé de jabuticaba. Confesso que nos finais de semana, tenho vontade de acabar com a farra, mas logo lembro do previlégio que tenho.

Luma Rosa said...

O comentário foi antes do esperado. O Blogger está de gracinhas comigo!!

Faz uma semana, me apareceu uma pombinha branca bem esquisita que apelidei de Marilyn. Outro dia conto o porquê.

Boa semana!! Beijus,