Sunday, December 18, 2011

Ali di farfalla


Pelos idos dos anos oitenta, era moda dizer que o bater de asas de uma borboleta poderia causar um vendaval no outro lado do mundo. Um modo para ilustrar como todas as coisas estão relacionadas. Hoje sabemos que não é exatamente assim. Na realidade não são apenas as borboletas que têm essa capacidade: tudo e todos somos delicadamente interligados, responsáveis uns pelos outros e pelos acontecimentos em todo lugar, presentes e futuros. A passividade, a anuência e a indiferença causam vendavais.

Do mesmo modo que viajantes do tempo não interferem no passado pela consciência das consequências, quando observamos nosso próprio passado podemos apenas reviver as emoções, pois não podemos modificá-lo para não modificar todo o presente e colocar em risco todo o futuro. O nosso passado é o passado de todos. Os nossos presente e futuro são presente e futuro da história. Somos todos asas de borboletas, frágeis e responsáveis pelo destino do universo
.

15 comments:

myra said...

"A passividade, a ausência e a indiferença causam vendavais."

Assim és, infelizmente meu querido amigo,
abraços

Luciana Nepomuceno said...

que texto lindo, lindo mesmo.

Unknown said...

Podemos tirar boas lições do passado para seguir em frente te um futuro diferente. Boa semana!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Allan, li seus outros posts, mas estava aqui na correria, mao na massa, festa de final de ano escolares, passei como um furacao pelos blogs, li, mas nao comentei. Confesso que carregar esses programas das agendas dos filhos nao tem sido fácil.

Espero que de tudo isso, eu possa estar escrevendo um bom passado na vida deles e no meu as boas lembrancas desse tempo de corre corre.

Qto ao futuro nao sabemos como ele se apresentará, mas muitas das vezes o presente é tao turbulento que tudo o que desejamos é que ele pertenca ao passado.

Com turbulencia ou nao desejo a vc e a sua família em 2012 abencoado.

Um abraco

Leovi said...

Creo que aun somos unos animales muy primarios, que cerramos los ojos al pasado y no es que no nos importe el futuro, es que somos incapaces de crear un plan alternativo para salvar al futuro sin cargarnos el presente. Nuestra inteligencia está aun un tanto alocada.

BLOGZOOM said...

Allan,

A passividade e a insensibilidade me sao tocantes, eu nao consigo lidar com isso. Depende do amor ao proximo e da atitude todo o futuro.

Eu lhe desejo um Natal maravilhoso.
Feliz 2012!

Beijos

Luma Rosa said...

Na verdade, foi Stephen William Hawking que disse "O bater das asas de uma borboleta na Austrália, afeta o
clima na América do Sul" e acho que ele quis dizer basicamente o que afirmou, afinal, se não estamos sós e fazemos parte de um todo, o nosso todo também está sendo escrito. É como se fóssemos um livro sem rascunho e isso é bastante perigoso!! Tudo o que fazemos agora, afetará imenso o nosso futuro. Boa semana!! Beijus,

Anonymous said...

tio, eu sou uma borboleta e vc eh responsavel por mim

pedroluis

Agatha Alves said...

É Allan bom texto e realmente somos todos interligados.
Gostei muito do texto..
estava com saudade de ler aqui, gosto muito dos seus textos e da forma como escrevo =D

Beijão

Menina no Sotão said...

Pena que a maioria das pessoas não se lembrem o tempo todo que cada gesto seu interfere diretamente na vida do outro, seja em qual tempo for, enfim, as farfallas se exibem aos nossos olhos e suas asas se movimentam como se fossem "anjos" e mas alguns de nós podem ver demônios. E 2012 está aí e tem muita gente pregando o fim do mundo... rs

bacio

Luma Rosa said...

Feliz Natal!! Boas festas!! Feliz ano novo!! Tudo de bom pra você nesse novo ano que desponta no horizonte!! Beijus,

Inaie said...

★♫♫ Merry Christmas and a Happy New Year★♫♫
˛ °_██_*。*./ ♥ \ .˛* .˛.*.★* *★ 。*
˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. * ♥ ˛*
.°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
*(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬ .:

Lilian K said...

Interessante semente para reflexão. Engracado que, em outra nota, há poucos dias meu marido me peguntou o que eu mudaria se pudesse voltar ao passado. Pensei, pensei e cheguei a uma conclusão parecida. Tudo e todos estamos entrelaçados e eu não estaria onde estou sem os mesmos erros e acertos.
Feliz 2012, Allan!

Lili Detoni said...

Querido amigo, passei para deixar meu abraço para vc e sua família! Desejo que tenham um ano muito bom, com muita saúde e realizações. Agradeço por sua amizade!!!! Feliz 2012!!!!
(No próximo ano estarei novamente na Itália, e espero conhecer vc e sua esposa, para tomarmos o nosso café!)
Felicidades!!!!!
Lili.

smsedi said...

"...O bater de asas de uma borboleta poderia causar um vendaval do outro lado do mundo...". Sim, é a Teoria do Caos na ativa. Claro, temos que ser responsáveis por nossos atos e por nossas palavras. Em todas as esferas: política, econômica, social, pessoal, ambiental. Pena que nem sempre é assim...
Um bom ano pra você! 2012 chegando! ;)