Thursday, November 10, 2011

BookCrossing - incentivo à leitura

A querida Luma, sempre em movimento e sempre movimentando, convidou-me para divulgar o BookCrossing Blogueiro que iniciou-se no dia 8 de Novembro. Na realidade nem precisava ter convidado, pois já havia decidido que participaria.

Trata-se de uma iniciativa cujo objetivo é incentivar a leitura. É tudo muito simples, basta escolher um ou mais livros que você já leu e que não pretende reler, colocar uma etiqueta informando que o livro (ou livros) pode e deve ser lido por quem o encontrar e deixá-lo em algum local público. Como alternativa, pode-se levar o livro a alguém, a uma instituição (biblioteca pública, hospital, asilo, etc.) ou trocar com os amigos. O importante é não deixar um livro que pode ser aproveitado acumulando poeira e mofo em um canto qualquer.

Dê uma passada na Luma, informe-se e participe. Essa saudável prática não tem data para começar e muito menos para acabar.





.

5 comments:

Thais Miguele said...

Eu quando viajo sempre leio muito, porque viajo sozinha, e daí qualquer parada pra lanche ou descanso é acompanhada de um livrinho. Daí, quando acaba um livro, faço assim: se estou hospedada em hostel, deixo o livro na bibliotecazinha (todo hostel tem uma prateleirazinha de livros abertos aos hóspedes); se estou num parque, ou lanchonete, deixo um bilhetinho dentro do livro com o texto "Li e gostei. Aproveite a leitura!". Não sei se funciona, mas me divirto imaginando o que acontece quando alguém se interessa em levar isso adiante.

myra said...

eu ja fazia o Bookcrossing qdo estava em Roma!!!
aqui acho que vai ser dificil...
um gde abraço

Luma Rosa said...

Allan, agradeço a participação e por ter-me ajudado a espalhar a ideia do BookCrossing Blogueiro e tudo o que vem agregado ao ato de "libertar" um livro.

Aproveito para contar que já agendei a 4ª Edição para a segunda quinzena de abril de 2012 (16 a 23). A explicação para esse intervalo grande é justamente para os "apegados" se acostumarem com a ideia.

Vamos seguindo doando um pouco do que temos e motivando mais pessoas, praticando o desapego, espalhando cultura e quem sabe, despertando novos leitores?

Beijus,

Ana Maria said...

No ano passado eu fiz, quero esquecer mais uns livros. Só foi meio difícil deixar sem ninguém ver!!!!!

Lilian said...

Adorei a idéia! Ganhou mais uma adepta e vou tratar de passá-la adiante.