Thursday, May 19, 2011

Horto na varanda - uma revolução de consumo

Você sabe o que é aquapônica? É um incrível e simples sistema sustentável para a sua horta de apartamento! Basta alimentar os peixes e deixar que eles se ocupem da horta no balcão do seu apartamento, na varanda da sua casa, na laje do prédio, no quintal ou onde você quiser, mesmo num espaço reduzido. Pois a coisa é muito mais simples e custa muito mais barato do que se imagina.

A Lucia e o André, dois cientistas sempre preocupados com a sustentabilidade [além de fotógrafos, mergulhadores, eternos viajantes, sempre ativos e muito simpáticos], instalaram um sistema e disponibilizaram o passo a passo para quem quiser deixar de ser consumidor para ser produtor do que se põe à própria mesa, ao menos em parte.

Melhor que adquirir produto bio, só produzindo o próprio alimento, sem agrotóxicos, transporte que gera poluição, atravessador e outras conversas. Vejo o passo a passo aqui. Eles estão ensinando e convidando a cada um de nós a fazer a sua parte. Não há mais desculpa para o início da revolução de consumo. Participe! :)

.

11 comments:

Thais Miguele said...

Eu ainda tenho desculpa... não é nada que eu queria. Adoraria ter a minha própria horta. Mas em Angola, tudo é tão difícil de se conseguir, tudo é na base do improviso. Vc já deve ter percebido, né? Mas quando eu for embora daqui, e isso ainda pode levar uns dois anos, faço uma hortinha de certeza.

Lucia Malla said...

Allan, querido! Obrigada pela divulgação da nossa hortinha familiar! :)

Agora... estou no aguardo da sua visita para provar os vegetais frescos! :D

Beijão!

myra said...

que boa coisa nos haces saber! me parece fantastico, parabens a Lucia Malla e a voce!
abraço

Luciana Nepomuceno said...

Deu a maior vontade...mas eu ri me imaginando tentando montar tudo isso aí. Vou esperar a visita de uma amiga mais jeitosa ou um parente mais generoso pra ver se viabilizo ;)

Menina no Sotão said...

Gostei da idéia, mas acho que aqui em casa não daria certo. Tenho um cão que adora movimentos, já até imaginei o Patrick derrubando tudo. rs

bacio

cucchiaiopieno.com.br said...

Hehehe, seria um prazer para mim receber vocês! Ainda mais que domingo minha mãe e meu irmão virão me visitar e com certeza tera' alguma guloseima brasileira na mala!
Fiquei muito curiosa com esse sistema, irei conferir.
Un abbraccio
Léia

Anonymous said...

Confesso que não li a postagem, voltarei para ler.
Apenas para você acrescentar mais uma às piadas infames que você enviou.
Ele sempre pedia o quarto FMI
"femme de ménage incluse"
Manoel Carlos

BLOGZOOM said...

Allan, eu fui ler, muito bem apresentado e com ricos detalhes. Mas eu acabei viajando no blog deles, excelente para quem é curioso e gosta de aprender.

Otima dica. Eu nao vou fazer uma horta, mas é sempre bom saber como transformar ideias em realidades.

Bjs

Viagens a Dois said...

Olá Allan,
Obrigado pela indicação da página da Lúcia e do André.
Dentro de 2 meses vamos mudar-nos para um lugar muito especial, com bastante terreno e decerto que teremos em conta esta dica que nos deixou, pois um dos nossos objectivos é tornarmo-nos o mais próximo possível de auto sustentáveis.
Um bom fim-de-semana :)

Antonio said...

Ciao Allan .

Interessante questo sistema idrico anche se hai bisogno di un poco di spazio e tante vasche . Ingegnoso , ho dato un occhiata al sistema idrico sulla pagina internet di Andre e lucia.
Rispondo qua , nelle tue pagine ai tuoi commenti sul mio blog e alle tue visite così risparmio tempo facendo due commenti in uno .

Lerici è a pochi minuti da casa mia
se vieni una Domenica a pranzo organizzo tutto io .

un saluto .

Inaie said...

que maximo!!!
Adorei a ideia.


Quanto a sua pergunta sobre as caixas d'agua: tem gente que cobre sim, fazem ate uma casinha de concreto, que acaba funcionando como uma fornalha...kkk o negocio e tao quente que nao adianta so proteger do sol nao. Tem gente que instala um ar condicionado la em cima da casa, mas custa uma fortuna em energia eletrica...