Friday, March 18, 2011

Trilha sonora italiana - Adriano Celentano

Confesso que não conhecia o Adriano Celentano antes de vir morar na Itália. Acontece que este milanês é um dos monstros da música italiana, inicialmente como cantor de rock, depois pop e, atualmente, romântica. Atuou em muitos filmes, é compositor, diretor, ator e empresário.

A primeira experiência foi com a banda Rock Boys, em 1956, influenciado pelos primeiros passos do rock de Bill Haley and his Comets. Desde então não parou de produzir sucessos, como "Il ragazzo della via Gluck", "Azzurro", "24.000 Baci" e tantos outros. Chamado "Il Molleggiato" [de molas] pelo modo de dançar, crítico ácido da situação política italiana, da situação muiscal italiana, ou qualquer outra situação italiana que precise de um puxão de orelhas.

Só mesmo Celentano para dançar com a apresentadora Raffaella Carrà - no vídeo abaixo - com uma sua música em um verdadeiro "virunduns" italiano: a letra é um falso inglês onde ele não diz absolutamente nada. (O vídeo com melhor qualidade você pode ver aqui) A canção se chama "Prisencolinensinainciusol".


Ouça uma canção que fez muito sucesso por aqui, dessa última fase romântica deste velho leão, "L'Emozione non ha voce":



.

8 comments:

myra said...

eu ADORO o Adriano Celentano!!!!
que bom que colociu algo dele aqui!!!
um imenso abraçO

Anonymous said...

Pizza crossed the Atlantic with the four million Italians who by the 1920s had sought a better life on American shores.
In restaurants, pizza can be baked in an oven with stone bricks above the heat source, an electric deck oven, a conveyor belt oven or, in the case of more expensive restaurants, a wood- or coal-fired brick oven.

Vincenzo said...

o Celentano é com certeza um dos monstros sagrados da musica leggera italiana...como voce sabe Allan, aqui na italia a gente brinca muito com o Celentano "apresentador" por causa do jeito de falar muito lento que ele tem ..cheio de silêncios :)

Luciana Nepomuceno said...

E é por isso que eu venho e venho e venho aqui, porque sempre há algo divertido, interessante e/ou educativo. Gostei muito!

PS. Obrigada, novamente, pelo texto e, ainda mais, pelo comentário. Um beijo.

Palavras Vagabundas said...

Allan,
vim te conhecer após ler seu post na Graúna. Voltarei mais vezes!
abs
Jussara

cucchiaiopieno.com.br said...

A querida Luma, do blog Luz de Luma, que me apresentou o teu blog!
Assisti aos videos com o meu marido e ele me disse que o Adriano Celentano mudou a historia da musica na Itália. Também conhecei o seu trabalho depois que vim morar aqui.
Um abraço
Léia

Meg said...

Allan, querido:
em primeiro lugar: quanta saudade de você!
Agora, o comentário propriamente dito:-):
A primeira vez que vc comentou no Sub Rosa, para minha felicidade, foi, justamente, quando fiz um post sobre o filme " The Talented Mr Ripley" (O talentoso Ripley, com o Matt Damon e Jude Law)
Neste filme ma-ra-vi-lho-so (IMSHO) o diretor colocou uma cena em que Law canta em um clube, uma música interpretada pelo Celentano: Tu Vuo' Fa L'americano absolutamente deliciosa, com toques jazzisticos.
E vc justamente comentou e me indicou um link.
Vc, Allan, é simplesmente o má-xi-mo!
Só mesmo aqui eu encontraria um post maravilhoso como este.
Obrigada.
beijos

Luma Rosa said...

Assisti um show do F.A.U.T no estúdio Showlivre e o João Gordo cantou a música "Basta" - http://youtu.be/iwhy-DTKnXA - foi quando ouvi a primeira vez o nome: Adriano Calentano.
Pena que um artista como este, não teve a devida divulgação de seu trabalho no Brasil.
Bom fim de semana!! Beijus,