Sunday, January 30, 2011

Sorteio no "A Janela Laranja" e blogs de italianos

O Márcio do blog A Janela Laranja está promovendo um sorteio para os seguidores do Brasil através do Twitter: “Siga o @ajanelalaranja e o @suicadetrem. Envie uma frase bem criativa para o perfil @ajanelalaranja nos contando porque você gostaria de conhecer Zurique, Genebra e Lugano de trem.

A frase mais criativa leva um kit cheio de souvenir da Suíça, tem até relógio Swatch no Kit.

As frases devem ser enviadas de 27/1 a 6/2. O resultado sai no dia 9/2. Confira o regulamento neste link.

Você ainda não conhece o blog A Janela Laranja? Trata-se de um dos melhores blogs sobre viagens e fotografia da rede! :)

***

Alguns blogs de italianos que vivem, viveram ou gostam do Brasil:

- A Lunna muitos já conhecem. É uma italiana que vive, escreve e agita no Brasil (quando não vem matar a saudade na Itália).

- A Sandra morou no Brasil e já voltou. Mas acho que deixou um pedaço por lá.

- O Franco chegou há pouco no Brasil e já sente na pele o preço de expatriar. Mas não perde o bom humor. Para os interessados, ele decidiu montar um blog com as receitas clássicas italianas em português.

- O Marco está há tanto tempo que podemos considerá-lo brasileiro. E se você tiver interesse em aprender a língua italiano, ele ministra um curso de italiano.

- Já o Vincenzo se interessa pelas coisas do Brasil, possui um olhar muito atento e um bom gosto admirável.

- O Antonio vive na Itália, na deliciosa e movimentada cidade de La Spezia e está aprendendo o português. Acho que ele está se preparando para uma viagem que poderá durar… Quem sabe?

Acho interessante conhecer o próprio país pelos olhos de estrangeiros, mesmo que alguns desses já não sejam tão estrangeiros assim. É divertido descobrir que as dificuldades que encontramos aqui, quando chegamos, são as mesmas que alguns deles enfrentam no Brasil. Com o tempo vamos nos sentindo em casa e esquecemos as diferenças, para nos concentrarmos em aproveitar a ventura. E você? Possui uma lista de estrangeiros interessantes como esses?
.

17 comments:

Juliana Rossa said...

Oi Allan!
Como vc sabe, eu fiz a minha pesquisa de mestrado sobre blogs de brasileiros na Itália.
No meu blog (www.cocanhahoje.blogspot.com), tenho uma lista grande de blogs de brasileiros na Itália.
Mas como vc falou, e pelo que eu já percebi, existe muita semelhança nos blogs das pessoas que mudam de país.
Um dado interessante, que emerge - ao menos no início do confronto com o novo -, é a representação de identidades mais "nacionais". Isso acontece porque nossas identidades se manifestam com mais força no contato com o diferente.
Bjs!

Antonio said...

Essere stato mensionato nel tuo sito come Blog interessante da seguire , nonostante sono assente tra le Icone dei tuoi numerosi Lettori ( 120 attualmente ) , è un grande privilegio e un grande piacere per me .
Penso che da questo momento i miei Blog riceveranno un attenzione maggiore da parte dei tuoi lettori , alla quale cercherò di dedicare dei post di comune interesse e curiosità del Pianeta ITALIA , Nazione piena di cultura , monumenti , chiese e cattedrali , personaggi unici nel panorama mondiale , ma anche Nazione divisa tra innumerevoli Regioni poste in un territorio lungo e articolato ma pieno di contraddizioni che, gli stranieri provenienti da tutte le parti del mondo spesso non riescono a percepire .
L' Italiano è un popolo dai comportamenti così differenti tra regione e regione che è impossibile generalizzare .
Agli occhi di qualsiasi straniero l'Italiano è un popolo omogeneo .....niente di più sbagliato ..!!
, chi vive nelle regioni meridionali è completamente diverso da chi vive in una qualsiasi cittadina del Nord Italia , è questa caratterista che spesso manca in altre nazioni Europee che ci rende unici e particolari.

un saluto a te e tutti i tuoi lettori .

Vincenzo said...

Ciao Allan, mi ha fatto molto piacere vedere il mio neo-blog (nemmeno un anno di vita) incluso in questa tua personale lista; ti ringrazio anche per le parole che hai scelto per accompagnare il link.

Io non lo so se ho buon gusto, e sicuramente mi sfuggono molte sfaccettature della tua terra, ma una cosa è certa: mi lascio guidare dalle mie passioni nella scelta degli argomenti che tratto e questo è l'unico criterio che conta per me!

E poi grazie a "Carta da Italia" ho un osservatorio privilegiato sul Brasile e dei brasiliani che mi aiuta molto nel capire qualcosa di più di una nazione che amo tanto e che sento un po' anche mia.

Un saluto (anche ai visitatori del tuo blog) e grazie ancora :)

Vincenzo

myra said...

meu amigo Allan, ja estou de volta aqui mas nao posso estar sentada mto tempo frente ao computer, dor nas costas, "strappo musculare" terrivel antes de deixar Italia.
cambio radical...eqtoà dor paciencia, repouso e calor e vai passar,ecomo sempre adoro tudo que publica!
um gde abraço!

Annita said...

Ja vou ver o site da janela laranja e tb vou visitar os outros que vc mencionou! acho muito legal saber como os italianos veem o nosso Brasil! Abraço

Lili Detoni said...

Oi, amigo!!! Já conheço alguns desses blogs e amo acompanhar tudo o que publicam, pois "viajo" à Itália através das novidades, notícias e comentários que vcs todos nos mostram. Vou visitar o Janela Laranja, com certeza!
Ah! Eu moro na cidade de Campinas -interior de São Paulo. Vou à Sampa sempre que preciso renovar meu estoque de materiais para meus trabalhos de pintura, desenho, costuras, além de curtir fotografar tudo o que tem de lindo por lá!
Abraços de verão para vc!:)
Lili.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Allan, eu tb conheco o blog faz tempo. Sempre dou uma olhada nas dicas por lá.

Boa semana

Meg said...

Oi, querido Allan:
Obrigada por tantos topoi a conhecer.
Vou visitar e ler cada um deles.
Um beijo
Meg,

Menina no Sotão said...

Carissimo, que delícia me encontrar por aqui. Sabe que quando vim pra cá eu ouvia quieta os desaforos dos colegas de sala de aula que não sabiam que eu entendia o português e que eu amava sua literatura. Ouvia (e ainda ouço) aquele papo "italiano não toma banho" - "na casa deles nem água encanada tem". Entre outras tolices. Passada a raiva juvenil, hoje eu acho graça e amo essa cidade e já nem sei dizer qual é o meu país. Quando cá estou, sinto falta de lá e quando lá estou sinto falta de cá. kkkkkkkkkkkkkk
bacio

Luma Rosa said...

Allan, fiquei impressionada com o blogue do seu amigo Marco (Italianonline) e deixei lá um comentário :) Não vou repetir aqui o que escrevi lá, porque não sou tão cara de pau! Também gostei do blogue do Franco. Quanto aos outros, confesso que fiquei com preguicinha de ler! :P Boa semana!

maray said...

gostei do curso de italiano! Vou fazer. Tenho treinado um pouco com o maridão mas ele mesmo perdeu muito do vocabulário, uma vez que está por aqui há sessenta anos. A pronúncia, então, nem se fala! Mas como vamos pra aí no segundo semestre, é bom que eu fale um pouco melhor do que o macarrônico portuliano que uso.

Um abração!

Luciana Nepomuceno said...

Eu gostaria de participar..mas minha criatividade está perigosamente próxima de zero nesses dias (como você deve ter notado lá nos borboletas). Fica pra próxima. Pelo menos sigo com as boas indicações de blog. Bj!

BLOGZOOM said...

Que bacana o sorteio!
Eu tambem já participei de alguns e fui premiada. Ganhei livros. O que me deixou muito feliz.

Sobre o meu post: até os animais conseguem expressões "humanas" quando não estão satisfeitos.

BEIJINHOS

lyz said...

Ainda estou por aqui, de cada vez leio um dois blogs. Estou muito interessada e roteiros que foram considerados bons em 2007 por ex. Vou aprendendo e me pergutando como me utilizar dessa experi~encia passada.
Munique já foi um destino preferencial para mim, no início, ou exatamente, na virada do século.
Um beijo, querido Allan.
P.S. sou uma portadora da grave doença do cretinismo: sei frases deliciosas, muito adequadas, o problema é quando tenho de criar alguma:-)
M.

Inaie said...

engracado...os blogs que sigo, sao na maioria, de brasileiros vivendo noe xteriuor. Nunca pensei em fazer o contrario e ver o que e que epnsam os que saoe strrangeiros na nossa casa!

boa ideia

Marco said...

Allan, muito obrigado: fiquei muito maravilhado e feliz de aparecer entre os blog que você aconselha. Quanto a me considerar brasileiro, seria um orgulho para mim, mas ainda tenho que comer muito arroz, feijão e farofa para chegar até lá! E na minha casa sou eu que cozinho mais, uso o azeite toscano que a minha mãe faz... enfim, o coração talvez esteja virando brasileiro, mas o estomago ainda não quer saber!!

Anonymous said...

Excelente esse blóg!