Wednesday, November 10, 2010

Pronúncia italiana – fale italiano

Algumas pessoas me escrevem pedindo dicas sobre a Itália, sobre o mercado de trabalho e a atual situação econômica italiana. Procuro responder cada e-mail deixando claro que o país atravessa um período difícil, ainda que transitório [espero]. Forneço - na medida do possível - as informações solicitadas sem dar muito palpite. Afinal, cada um é dono da própria vida e o destino de cada um é o que cada um faz dele.

Uma das poucas sugestões que dou a todos é de dominar bem a língua. O problema é que há quem não dê a devida importância a essa sugestão e quando chega aqui paga o preço de tal decisão. Vir passear na Itália sem falar italiano não será um transtorno, mas se a intenção for ficar por aqui, trabalhar ou estudar, falar - e bem - a língua é fundamental.

E para treinar o próprio italiano é preciso falar, falar e falar. Abrir a boca e ouvir o italiano que sai dela, confrontá-la e, se necessário, corrigir. No You Tube pode-se encontrar muito material para ser utilizado com fins didáticos. Clique em um vídeo do Gerry Scotti, que apresenta o programa "Chi Vuol Essere Milionario?" e ouça cada frase dele, dê uma pausa no vídeo, repita a frase ouvida em voz alta e confronte com a pronúncia dele. Retorne ao ponto do início da frase, ouça novamente e procure prestar muita atenção na pronúncia de cada letra, confronte com a sua fala e corrija, se precisar. Também é possível ouvir a pronúncia de cada palavra ou de um texto no link na barra lateral à direita sob a voz "A Pronúncia Italiana". Escreva uma palavra no quadro "Scrivi la voce" ou ouça e leia um texto escolhendo entre os diversos disponíveis na voz "Leggi e ascolta l'antologia scritta e parlata".

Lembre-se de repetir sempre em voz alta, pois o importante é aprender a falar. Vá treinando e quando vier lembre-se de me avisar. Você me deve um café :)

8 comments:

Luciana Nepomuceno said...

Devo não nego, pago quando puder ;)

Ana Maria said...

Excelentes dicas!! Adoro tudo relacionado a esse idioma.

Depois dessa serão vários litros de café!!

myra said...

voce tem toda a razao!
um abraço e parabens sempre por tudo que escreve!

Agatha Alves said...

Então Allan tem que saber bem o italiano pra ir para a Italia?... eu pensava que só se aprenderia exatamente estando ai pois seria mais facil.
mas ja que vc está dizendo preciso voltar a fazer um curso de italiano se caso um dia eu for a italia ja saber beeeem o idioma.

Beijão

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Allan, o falar uma outra língua requer treino e despreendimento.

Muita gente pensa que viver fora é fácil, nao pensam um minuto no problema do domínio da língua.

Bom fim de semana

Anonymous said...

Allan,

Um professor meu na faculdade sempre dizia: a comunicação é a chave pra tudo!!!
Sempre há comunicação em tudo... para quem vai visitar a Itália, passar dias ou semanas, qqr portuñol, italianês ou um "the book is on the table" funciona. Claro que a viagem será muito mais proveitosa sabendo o que está vivenciando, sabendo a lingua. Para quem vai para morar, PRECISA SABER A LINGUA!!! NO MÍNIMO!!!
É aquela coisa, aprender uma lingua tbm quer dizer aprender um pouco sobre a cultura daquele povo.
É saber pronunciar pizza (pitiça) e saber o gosto que ela tem, seus temperos, beber um vinho junto... enfim...
Meu professor tbm falava: "uma boa comunicação abre qqr porta" - aí eu continuo a frase: e uma má comunicação pode fechar várias portas...

É isso, até...

*ps: no fdsemana meu "inter" joga com o milan...

Gi said...

Olá...me lembrei então do meu e-mail ansioso que você respondeu com tanta atenção. Obrigada Allan.
E concordo contigo...te devo um café! rsrs...mas vai ter de esperar mais um pouco ok?! Será com muito gosto.
Obrigada mais uma vez viu, suas dicas tem me ajudado bastante...não me abandone por favor!!!
Sua aluna brasileirinha,
Giselle ;)

Gi said...
This comment has been removed by the author.