Tuesday, July 27, 2010

Água-viva - Medusa

“Curiosamente, em Palau, na Micronésia, um grupo de águas-vivas perdeu evolutivamemte a capacidade urticante. As águas vivas do gênero Mastigias estão distribuídas pelos mares tropicais, mas em Palau um processo geológico ocorrido em trê locais diferentes do arquipélago – o fechamento de uma saída direta para o mar e a consequente formação de lagos de água salgada conectados ao mar apenas por infiltração – isolou uma população de Mastigias dentro do lago. Colateralmente, afastou-as também dos principais predadores. Com o passar do tempo, as águas-vivas evoluíram perdendo a capacidade urticante. Tornou-se um desperdício energético produzir nematócitos que não seriam mais necessários naquele ambiente novo sem predadores. Com isso, a população de águas-vivas que hoje vivem no chamado Lago das Águas-Vivas em Palau não libera nenhuma toxina ao ser tocada, e o local virou ponto de ecoturismo mundial.”

Trecho do livro “Jardins Marinhos Tropicais” do André Seale. Na realidade o livro foi escrito por dois biólogos marinhos, o André e a Lucia, com informações preciosas e fotos de um dos melhores fotógrafos marinhos do mundo. Comprei o meu exemplar e não me canso de folhear, admirar as fotos e saciar a minha curiosidade com as informações que o livro oferece. Se você ainda não comprou o seu, sugiro de coração que o faça logo. Também é uma opção muito chique para presentear, mesmo sabendo que esse livro jamais ficará largado em cima de uma mesa de centro qualquer, como aqueles livros que ninguém jamais abrirá. Se quiser saber mais, clique aqui.

1 comment:

Paolo Fresu said...

Allan, morro de medo de agua-viva e fique feliz em descobrir que la em Palau posso nadar tranquilamente no meio delas. E as fotos???