Wednesday, April 07, 2010

Estátua de Sant'Antonino

Sant'Antonino é o santo padroeiro da cidade. Foi decapitado em 4 de julho de 303 em Travo, na província de Piacenza pelo crime de ter se convertido ao cristianismo. Era um centurião da legião Tebeia e morreu dez anos antes do imperador Constantino declarar a liberdade religiosa aos súditos do império romano.

O escultor piacentino Sergio Brizzolesi teve o cuidado de colocar na mão direita do santo o estandarte da legião, enquanto a esquerda pousa sobre a cruz que leva no peito. Para permitir que toda a cidade seja vigiada pelo santo, adicionou um engenho na base do pedestal que o mantém, que faz com que a estátua gire em sentido horário, dando uma volta completa a cada quatro horas.

A estátua foi instalada em 2002 no Piazale Genova - na realidade, um largo - que é o cruzamento da Corso Vittorio Emanuele II e o Passeio Público, uma rua construída sobre o antigo muro da cidade que virou área de lazer, proibida aos veículos motorizados. E é ali, no Passeio Público que todo 4 de julho acontece a Feira de Sant'Antonino, a festa em homenagem ao padroeiro. Mesmo nesse dia ele continua lá, vigilante. Observando cada canto da província.































































9 comments:

myra said...

bom dia, amigo Allan, quantas coisas voce esta me ensinando, eu que vivo na italia faz 15 anos, nao sei de muitas coisas, entre elas, esta aqui!
otimo!
e obrigada por nos ensinar!
um gde abraço!

Rafael Galvão said...

Mas Allan...

Pela lógica, a estátua não devia ter sido feita sem cabeça?

Luma Rosa said...

Nunca tinha ouvido sobre o Santo Antonino e do porque ter virado Santo, mas acho que ele é santo só na Itália! (rs*)
Você viu o concurso do Afonso? Tem um banner de acesso lá no "Luz" - "A melhor receita de miojo feita por homens" - você vai se habilitar? Beijus,

Agatha Alves said...

NOssa que interessante eo amis interessante é que ela gira, que legal.
Adoro quando vc posta coisas assim, eu acabo alimetnado ainda mais o emu sonho, mas ehm que cidade vc vive mesmo?

anamaria said...

a cada post, a cada leitura uma lição de história, geografia, culinária, literatura! allan, vc é completo! abçs.

Luma Rosa said...

Endereço da imagem:

http://1.bp.blogspot.com/_vc1VEWPuSmU/S7aKYO8Qk2I/AAAAAAAAHTM/ZBDMe_NtNHY/s400/M_07.jpg

Endereço do post:

http://cozinhadoshomens.wordpress.com/2010/04/01/regulamento-do-concurso/

Se nao souber linkar a imagem, salva ela no computador e sobe ela para o post como costuma fazer e na primeira parte da html, entre as aspas, coloque o endereço do post do Afonso.

Se não entendeu nada, me manda um e-mail, que mando tudo pronto luma2r@gmail.com

Luma Rosa said...

Ah, neste post tem um monte de imagem para escolher - http://luzdeluma.blogspot.com/2010/04/miojo-sem-segredo.html

Lili Detoni said...

Muito legal passar pelo seu blog e aprender tanto sobre a Itália! Não conhecia esse santinho... só conheço o Santo Antonio (de Pádova), o qual fui visitar a igreja pessoalmente na mesma cidade, quando estive na Itália, no ano passado. Adorei as fotos e achei muito interessante o santo virar.
Abraço!

Unknown said...

que diferente e interessante o movimento da estátua, e aprendi sobre mais um santo que não conhecia, adoro vir aqui Allan, fazia tempo que não vinha me deliciar no seu blog.

beijo
Ju