Friday, October 17, 2008

Pronúncia italiana - A

Ao longo desses anos recebi algumas solicitações para dirimir dúvidas sobre a pronúncia em italiano. Não acho ser a pessoa mais indicada para respondê-las, mas na falta de um professor ou de alguém que fale um italiano melhor que o meu, tentarei esclarecer com os recursos linguísticos que acumulei (portanto, não leve muito a sério. Aliás, não leve nada muito a sério).

Sabe aquele som anasalado do ã ou do a antes de m ou n? Esqueça-o quando falar em italiano. O a terá sempre um som aberto. Tá achando fácil? Experimente dizer Bianca, Grana Padano ou divano (sofá) com o a aberto. Se você conseguir, terá superado um enorme obstáculo para fazer-se entender em italiano.

Vá treinando:
Banana
Domani (amanhã)
Italiano
Lampada (lustre, luminária)
Milano (Milão)
Quando
Salame
Samba
.

14 comments:

Anonymous said...

hehehe...nao é facil nao, e qdo voce erra e fecha o A eles demoram para entender o que voce esta falando.
bjs

Luma Rosa said...

Acho que a melhor forma além do treinamento da fala é saber escutar corretamente. Bom fim de semana! Beijus

anamaria said...

oi allan, seu blog para mim tem sido divertido, educativo e ilustrador. Já aprendi tanto lendo seus posts que daqui a um tempo vou querer um certificado de estudos avançados. Estou num curso de idiomas de italiano aqui no Brasil e não sabia desse detalhe do A aberto. Ótima dica. Obrigada. Abçs.

Anonymous said...

Já recordei ...

Elvira

Anonymous said...

sou casada com um italiano há 37 anos. E sou também neta de italianos. Aliás, tenho cidadania. E nada disso me faz pronunciar direito nem "mamma". Abro a boca grotescamente pra tentar não anasalar e meu marido cai na risada :)

SÍLVIA OLIVEIRA said...

Oi! Conheci seu blog através do Janela Laranja! Gostei muito dos seus "contos e causos". Vou voltar sempre! Abs! :-)

Yvonne said...

Posso falar uma coisa? Jura que não vai ficar zangado comigo? Acho a língua italiana muito feia, apesar dos italianos serem um dos povos que mais tenha dado presentes para a humanidade.
Beijocas

Leila Silva said...

Obrigada pela lição, estava justamente retomando as aulas de italiAno.
Abraços

Anonymous said...

Hahahahaha, é verdadeee!!! Mas mais engraçado ainda é ouvir um italiano dizendo "São Paulo". E discordo da Yvonne, o Italiano para mim é o idioma mais lindo desse mundo! Tanti baci, caro amico.

Lenissa said...

Mi piace molto e è belissima! Pra mim tem uma diferença entre treinar com Domani e Banana. Domani é uma palavra italiana, banana... não tem jeito. Infelizmente tive que abandonar o curso no meio, depois da viagem a Itália pq o trabalho está uma loucura. Mas há planos de voltar em 2009 com prof. particular.
Baci

Georgia Aegerter said...

Vc imagina entao como é em alemao,rs.

Allan, vc poderia nos contar na blogagem da Adocao sobre essa adocao a distância? Acredito que vc teria muito a acrescentar.
Bem..., esperando sa confirmacao.

Boa semana

Anonymous said...

Bom dia Allan, você me proporcionou boas risadas aqui. Mio amore está tentando aprender italiano e eu demoro a entendê-lo. Abraços meus...

Ps. Olha a piada. Eu nunca tive problema com a. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tenha uma boa semana...

celecelestino said...

Olà Allan , kkkk , pra nòs è mais dificil pronunciar a ã nasal , mas è divertente ver que todo mundo tem dificilculdades . E la mozzarella?

Camila Marinho said...

antes de mais nada devo dizer que é um paizão!!! Obrigada pelas dicas valiosíssimas sobre a hora da soneca!! Quanto ao "a" em italiano, que dica preciosa!!! Adorei. Para mim não é tao difícil falar banana, por exemplo, com som aberto. As pessoas aqui na Bahia falam bãnana e dão risada quando falo bánana!!!! Meu nome é outro exemplo: aqui me chamam de Cãmila. Quando digo que é "Cámila" me perguntam se escreve com K!!! hahaha
Abs