Tuesday, November 14, 2006

Não Confunda

Zabaione

4 gemas;
1 xícara de café de vinho Marsala;
150 g. de açucar.

Em uma panela pequena, bata o açucar e as gemas até obter uma consistência espumosa. Considere que o volume irá se multiplicar quando escolher a panela. Junte o vinho e misture bem. Leve a panela ao fogo em banho-maria e bata sem parar para que o zabaione ganhe volume. O resultado deve ser um creme uniforme, sem parte líquida no fundo, mas sem deixar ferver. Despeje imediatamente o zabaione em quatro tigelinhas e sirva.

O vinho Marsala a ser usado é sem ovo. Na dúvida, basta verificar se há um ovo no rótulo do produto. Se você não gostar do resultado com o Marsala, experimente usar um Moscato, mais suave e frutado.



Crema Pasticcera

100 g. de açucar;
50 g. de farinha de trigo;
½ litro de leite;
4 gemas.

Coloque em uma panela as gemas, o açucar e a farinha. Misture até formar um creme homogêneo e liso. Despeje o leite sem deixar de mexer. Leve ao fogo e deixe ferver por dois minutos, mexendo sempre. Despeje o creme em uma tigela e deixe esfriar. Mexa de vez em quando para evitar a crosta superficial. Use como recheio de doces e tortas.


Post Scriprum

Na receita do zabaione havia esquecido de inserir as gemas, que devem ser batidas junto com o açucar. O vinho só deve ser adicionado depois. Consertei a receita. Agradeço a observação da Sandra, que deve ter tentado fazer e não deu certo.
.

8 comments:

Yvonne said...

Allan, vou fazer e depois darei um retorno. Beijocas

Anonymous said...

Zabaione me deixou bastante curioso.

Se for tão simples quanto parece corro o risco de acertar a receita :)

Paulo Nunes Jr said...

Oi Allan mudou de genero? Virou confeiteiro agora? Hum mas eu ainda prefiro aqueles nossos feitos com leite condensado ou creme de leite... Ai ai.

Hum nada como um doce de mamao verde em caldas com creme de leite.

Abraços.

Anonymous said...

Vou provar depois da minha cirurgia! Aliás, vou me matar de comer!!!

beijos

Anonymous said...

Ahhhhhh, então foi por isso que não deu certo!!! Vou "me convidar" para provar sua receita na casa da Sandra, hahaha.

Anonymous said...

Vou dar meu pitaco, como sempre. Na crema pasticciera, o leito eu esquento primeiro com uma baga de baunilha dentro, melhor ainda se cortada no sentido do comprimento, assim deixa aquelas micro sementinhas que para mim são um néctar.

Anonymous said...

Pode vir, Beta. ;)

E Flávio, que raios é baga de baunilha que aqui eu nunca vi isso????

Denise Arcoverde said...

Ai que inveja de vocês dois, Allan e Flavio, não só não sei fazer nada, como fazem séculos que não como tanto açucar.

Aliás, Allan, sabe que foi uma frase sua que me fez repensar minhas eternas dietas? eu estava fazendo aquela dieta maluca Atkins e comentei que estava comento muito abacate e castanhas, coisa que não comia há séculos e você disse: "como se vive sem castanha e abacate?" e eu fiquei pensando nisso, realmente é muito absurdo que a gente abra mão de tanta coisa gostosa e o pior é que, por mais que se faça dieta, a impressão que a gente tem é que aí é que engorda...