Saturday, August 19, 2006

Agosto É Assim


Na semana de 15 de agosto e naquela que a antecede, as cidades como Milão, Piacenza e todas as outras que não são em montanha ou à beira-mar fecham. A tabacariaúnico lugar onde comprar cigarros, charutos e afins – a farmácia, o jornaleiro, açougueiro, quitanda, padaria e todas as outras atividades comerciais fecham para férias.

Num país com milhões de habitantes espalhados pelos incontáveis lugarejos, onde muitas vezes o único estabelecimento comercial oferece a maioria dos serviços acima, as esperadas férias de verão acabam deixando abandonados idosos e desavisados. Mas até mesmo nesse momento a criatividade fala mais alto. Toda loja com as portas abaixadas exibe um pequeno cartaz informando o período de fechamento, previamente informado à prefeitura. Simples ou elaborados, os avisos podem conter imagens relacionadas ao período, como barcos, montanhas, sorrisos e cores. Muitas cores. Pois foi um desses cartazes que chamou a minha atenção. Simples, branco, desses comprados na papelaria onde se deve apenas adicionar o período de férias. E a tradicional frase desejando a todos boas férias. O inusitado foi onde o encontrei. Fiquei na dúvida se o policial está de férias, ou se durante o período as leis podem ser relaxadas, ou

Quem teria sido o engraçadinho?

12 comments:

Anonymous said...

Aqui as nossas placas estão crivadas de tiros. Acho que cada país se comunica da sua forma. Aí eles prestam serviço à comunidade, mesmo de brincadeira. Aqui eles mostram quem manda...

João M said...

Interessante... Passou uma reportagem sobre isso no Bom Dia Brasil. Até em Roma algumas coisas fecham.

Yvonne said...

Allan, é igualzinho aqui no Brasil,rsrsrs.
Beijocas
Yvonne

Anonymous said...

hhuumm.. Flávio de férias, Allan de férias, Itália de férias.. Em agosto. Meu mês... E o que é que eu estou fazendo, AINDA, no Brasil??? Allan, se eu te mandar meu CV, você o distribui nas empresas?? hhhaamm?

Anonymous said...

Eu acho que foi alguma versão italiana do Biajoni, vai dizer?

Leila Silva said...

Allan,

Bonobos são uns macacos (chimpanzés)...Acho q. o D. Varela escreveu um livro sobre eles. São interessantes, macacos são sempre interessantes, não é?
Agora vou ler sobre o seu agosto....que é o meu mês, mês de cachorro doido, dizem por aí.
Abraços

Anonymous said...

Depois das férias eu comento.

Leila Silva said...

Allan,

Essa das férias é boa...
No meu primeiro ano na Europa eu fiquei muito espantada ao ver os comércios fechados para férias, muito estranho. No Brasil alguns pequenos comerciantes passam vinte anos sem férias, never never fecham. Lembro-me até hoje disso, de dar com a cara na porta de uma dessas lojas em Bruxelas. Choque cultural.
Abraços

Anonymous said...

Moro longe das montanhas e do mar. Logo, gostaria desse costume em agosto aqui no Brasil. :)

Abração.

Anonymous said...

Na Espanha é a mesma coisa. Sem falar no horário da siesta, quando as lojas fecham das 13 às 16 horas. Chego à conclusão que o capitalismo por aí não é nada selvagem. Aqui no Brasil, comerciário leva vida de escravo.

Daniela Santos-Hansen said...

Acho que essa moda não pegaria aqui não.. imagina! Comércio em shopping tirando férias?! E o consumo absurdo e irrefreável?

Foi-se o tempo em que as empresas fechavam na hora do almoço e a galera ia almoçar junta...

Daniela Santos-Hansen said...

Allan estou tentando exercer mais o "desapego", deixar tudo aqui e recomeçar, descobrir o mundo... ou pelo menos os meus limites e superações :)

Pode deixar, irei sim!