Friday, March 11, 2005

Listas de Preferências

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Passada a fase do Oscar, acabaram-se os posts sobre os candidatos e vencedores. Preferi não comentar. Tem gente mais capacitada fazendo isso. Mas não pude deixar de notar que teve muita gente menos capacitada dando pitaco, também. Aliás, O Oscar desencadeou uma verdadeira epidemia de listas. Uma seleção dos melhores discos está movimentando o universo blogueiro neste momento, mas teve quem escrevesse sobre filmes antigos, assim como tem o cinéfilo de respeito que sempre nos aconselha sobre o que vale a pena assistir.

Antes do Oscar, confesso ter ficado tentado a participar do Clube de Leituras, mas tenho vivido dias mais curtos que o normal ou tenho assumido compromissos demais. E não gostaria de reler alguns dos livros indicados em detrimento de uma lista que só tem feito crescer.

O verdadeiro motivo para não participar ou montar listas é que sempre tive a impressão de que estaria correndo o risco de concentrar-me na minha lista e esquecer o resto. Pergunta: Qual a música preferida? R.: Depende do momento. Pelé, Maradona ou Garrincha? (ou Zico? Ronaldinho Gaúcho?…) Que diferença faz? Eu quero é curtir um bom espetáculo sem me preocupar se o Lorin Maazel é melhor que o Ricardo Mutti.

Até os meus dezesseis anos, só usava roupas brancas, azuis, cinzas ou pretas. Até hoje me arrependo por ter recusado uma linda camisa vermelha. Desde então, decidi abolir listas de preferências e alargar horizontes. Acabei precisando de óculos, para enxergar tão longe, mas valeu a pena. Sorvete de creme? Nem morto! Dentro de certos limites, que nem todos conhecem, vou provando de tudo.

Piacenza não passa de um grande vilarejo, mas não chega a ser o interior do Zaire, por estar próximo a grandes cidades e por haver uma tradição cultural forte. Assim, se vocês quiserem saber o que está rolando por aqui, selecionei os três principais eventos: os duzentos anos do Municipal, com uma programação tão variada quanto imperdível, o Festival de Jazz que acontece todos os anos e o Cine Festival, que está longe do fim.

Afinal, nem só de Oscar e de trabalho se vive.

Ciao.

4 comments:

Anonymous said...

Oi Allan..
Tem tanta lista, tanto comentario...Gente que mostra bolsa...que faz lista de livros discos..
Nao participei de nenhuma...
Beijos
Meire
http://pensamentosepoesias.blog.tiscali.it

Claudio Costa said...

O melhor e o pior... às vezes as coisas não são bem assim, tão estabilizadas ou definidas. Falei pro Idelber que iria participar da votação dos "melhores discos", ou dos "fundamentais" para a música brasileira. Acabei não fazendo lista nenhuma, por falta de tempo: acho que meus dias estão cada vez mais curtos (embora eu faça menos coisas, porém com mais vagar e... prazer. Ultimamente tenho me dedicado às vinhas, como vc deve ter observado nos posts. Também preparo "cursos, oficinas e seminários"... e fico à toa! Mas sempre fazendo algo. É a vida.

Leila Silva said...

Oi, Allan!
Obrigada pela sugestao quanto ao meu endereco (e-mail).
Eu tambem nao sou muito das listas...mas vou la dar uma olhada naquela sobre 'leitura'.
Abracos

.../.. said...

Oi Allan! Sumi um pouco das letras mas venho sempre aqui... alias, voce faz parte da lista dos meus blogs obrigatorios!
Mil abraços