Saturday, September 25, 2004

Rafael, seu sacana!

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Desde o início deste blog, poucos meses atrás, decidi que não iria escrever nada que não fosse fruto dessa experiência no exterior. A idéia era contar aos amigos as diferenças vividas, assim como as novidades e curiosidades. A minha intenção é desmistificar um pouco a imagem que sempre tivemos sobre o primeiro mundo, que, visto de perto, nem chega a ser tão primeiro mundo assim.

Sentido a necessidade de uma resposta a uma crítica anônima (bem-vinda, repito!), abri uma única exceção uns dois posts abaixo. Aproveitei a oportunidade para criticar quem sai para mendigar elogios anônimos, fazendo comentários em blogs alheios, e deixei claro minha predisposição em aceitar críticas. Como se pode observar, o post está entre parênteses. Trata-se de um hiato, uma anomalia que esperava não repetir.

Acontece que um certo senhor Rafael Galvão não resistiu à tentação de me provocar e escreveu um post elogioso no blog dele (procurem! Vocês irão encontrar um link nesta página). É óbvio que ele foi muito diplomático e evitou comentar a gramática nem sempre correta, ou a falta de uma técnica mais apurada para envolver o leitor, ou o domínio rudimentar no desenvolvimento de uma idéia, que qualquer cursinho de literatura e a ESPM ensinam na primeira semana de aula. Foi pura provocação! Eu critiquei quem vem só para elogiar e ele elogiou.

É um sacana por dois motivos: Primeiro, porque ele tornou-se um amigo e tem toda a liberdade de expressar-se como quiser. Na maioria das vezes me envia dicas e respostas por e-mail. Não preciso esclarecer que ele tem um texto limpo e envolvente, além de um humor afiado como o de Machado de Assis. Outros já o disseram e ele conhece a própria competência. Assim, fica o recado: Rafael, fim da rasgação de seda! Segundo: porque não é justo! Outros amigos já me fizeram elogios e eu preferi calar, respondendo e agradecendo nos respectivos comentários, justamente para evitar fugir da proposta deste blog e para evitar o ping-pong elogioso.

Pois bem: Milton Ribeiro foi o primeiro a dedicar uma palavra de incentivo a este blog. E olha que o Milton é dos grandes, outro que não precisa de elogios! O amigo Reginaldo, do Singrando (aquele, com uma visão crítica do cotidiano), também foi muito gentil numa referência que guardo com certo mimo. Depois teve a Ângela, a Cobra do Cobra, Jacaré e Elefante (um texto leve e intimista), que indicou aos próprios leitores o link para as minhas cartas. Cedo ou tarde ela irá se encher de ver o link do blog dela no multiply apenas como Ângela e irá me informar que sobrenome adicionar. Teve o Cláudio, que creio ser um psicólogo, do Pras Cabeças, com outra referência inesperada e estimulante. A Leila, uma escritora de primeiríssima, a ser acompanhada no Cadernos da Bélgica (vão lá conferir!) também deixou-me constrangido pela recomendação. Mas não poderia deixar de citar o Manoel Carlos, do Agreste, um dos blogs mais divertidos que freqüento, e que acredita que eu seja pernambucano. Talvez o seja, mas meus pais negam. O André, do Marmota, outro que contribui para a difusão dos anti-dogmas que assolam a mesmice da nossa sociedade internauta. A colega de desventuras expatriadas Simone, do Lá Longe, uma das poucas a entender a briga com duas línguas (às vezes muito similares), teclados sem acentos e corretores de textos em italiano. A Nora, do Língua de Mariposa, é outra leitura obrigatória, que retribui sempre de forma carinhosa e participativa. Quem mais? Esqueci de você? Escreva-me. Reclame! Depois do Rafael ter-me obrigado a quebrar uma minha regra, prometo abrir outra exceção para você também, além do outro parênteses que estou preparando para o Aldo Pereira. Aguarde!

Viram? Não gosto de elogios e o Rafael me fez elogiar. É ou não é um sacana?

Ciao.

2 comments:

Anonymous said...

Xiii... Sinto muito, Allan, mas creio que vc abriu o precedente para elaborar ao menos um post desses por semana, para todo sujeito que cair no seu blog e sair dele com a inevitável vontade de voltar outras vezes - e claro, fazer questão de dizer isso a você... Hehehe!

Em tempo, de mimha parte, obrigado!

Marmota

Anonymous said...

Allan, parabéns! O Rafael é um cara e tanto, o blog dele é uma delícia. E conheço o teu também, sei que foi um elogio merecido num espaço privilegiado.

Adoro as tuas histórias da Itália... mas elogios nunca fazem mal a ninguém... rs

Um abraço,

ninha
http://www.doislados.blogger.com.br