Thursday, December 12, 2013

Como a tecnologia pode lhe ajudar a encontrar o curso ideal no exterior

O pessoal do Hotcourses Brasil tem sempre boas dicas para quem quer estudar no exterior. Se você está planejando estudar fora, passe por lá antes.

O texto abaixo é da Brenda Bellani. Na faixa, como as informações no site deles.

***



Escolher uma instituição de ensino superior não é uma tarefa fácil. Encontrar a melhor opção que atenda a todos os seus objetivos acadêmicos e profissionais, que caiba no seu bolso, e também passar pelo processo seletivo, exige bastante pesquisa e estudos. Estudar no exterior é uma decisão importante para sua vida (acadêmica, profissional, cultural e social), mas antes de mudar-se de país, é necessário passar por um processo longo de admissão e conseguir vários documentos de imigração.

É uma experiência incrível, mas cara – não há como negar. A escolha deve ser certeira. As instituições de ensino superior costumam abrir suas portas para visitação, e expor o que oferecem de melhor aos possíveis estudantes. Esta é uma oportunidade muito boa de conhecer suas opções e encontrar a universidade certa para você. Mas como frequentar estas visitas morando em outro país?

A resposta é simples: pela internet! Os sites, aplicativos e redes sociais encurtaram a distância entre estudantes e universidades do mundo inteiro. Tudo o que uma instituição acadêmica tem a oferecer está a apenas um clique.

Uma boa instituição deve ter cursos reconhecidos oficialmente, oferecer serviços de suporte e aconselhamento, e orientar o estudante internacional durante todo o processo de mudança – desde questões sobre a concessão do visto até o acompanhamento acadêmico. Graças à internet, todo o serviço de orientação pode ser feito completamente online, inclusive a inscrição, o processo seletivo e a matrícula. Seja por chats, e-mail, ou telefone, a equipe de suporte estudantil pode tirar sua dúvida a qualquer momento.

Sites oficiais e tours virtuais

Os sites oficiais universitários expõem todos os detalhes em relação aos cursos e departamentos acadêmicos. Você pode "viajar" pelas páginas online da universidade ou faculdade, e encontrar todo tipo de informação útil sem sair de casa: bolsas de estudo, transferência, créditos acadêmicos, valores do curso, acomodação estudantil, oportunidades de estágios, cena social, clubes estudantis etc. As instituições acostumadas a receber alunos estrangeiros possuem, inclusive, uma parte dedicada apenas aos "International Students".

Alguns sites têm até mesmo tours virtuais pelas instalações do campus; assim você pode conhecer melhor as salas de aulas, os laboratórios, os dormitórios acadêmicos e os demais espaços dos campi internacionais virtualmente, sem precisar viajar para participar dos dias de visita.

Aplicativos

Para afunilar e refinar a sua pesquisa, existem bancos de dados online universitários com filtros que lhe ajudam a encontrar resultados de cursos que se encaixem nos seus interesses, seja pelo nível de estudo, país, preço, área de estudo, duração, bolsa de estudo, etc. Ou, ainda, você pode utilizar aplicativos gratuitos para encontrar instituições ou cursos internacionais, como é o caso do iTunes U. Basta baixá-lo no seu smartphone ou iPad para visitar catálogos universitários e até mesmo se inscrever em cursos online.

Bloggers

É claro que cada universidade vai ter marketing e publicidades tentando "vender o seu peixe" e vão fazer o possível para aparentar ser a sua melhor opção de estudos no exterior. Por isso, ler blogs de quem mora no país ou estuda na instituição é uma forma excelente de ter acesso à opinião sincera de que já tem muita experiência para contar. Os bloggers internacionais compartilham todo tipo de informação útil em posts e turoriais: como conseguir o seu visto, quais documentos você precisa para morar no país, como abrir um negócio, quais lugares visitar, qual comida provar, qual restaurante conhecer, dicas sobre o idioma local, costumes, e muito, muito mais.

Por Brenda Bellani

8 comments:

myra said...

tudo e em todos os lugares uma complicacao!
neve e neve aqui, querdo Allan!

Thais Miguele said...

Hum... interessante. Vou passar pra minha irmã e ver se ela se anima.

Anonymous said...

tio, gosto de estudar não, tio

pedro luis

Anonymous said...

Sem querer desmerecer Brenda Bellani, você tem dado muitas dicas úteis a quem vai à Itália e creio que pode reuní-las em um livro, um manual para brasileiros que querem viver na Itália.
Manoel Carlos

Inaie said...

Otimo texto. Tenho visto tanta egnte escolher curso no exterior na "orelhada".
Sem contar os que gastam uma grana, nao aprendem nada e voltam pra casa contando só vantagem!

BLOGZOOM said...


Estimado amigo Allan,

Eu desejo tudo de bom a voce, seus familiares e a todos nossos amigos presentes.

Que seja a magia do amor o instrumento para a transformação de cada dia num outro ainda melhor.

Boas Festas, muita paz.

Beijos

Anonymous said...

Estou me programando para ir estudar em Londres no ano que vem. Foi bom ter passado por aqui antes. Vou lá visitar o site. Valeu a dica. rsrs

Maíra

Bah said...

Ótimas e úteis essas dicas.

Kisu!