Saturday, January 02, 2010

A última chance para melhorar a década

As únicas coisas que realmente não suporto na virada do ano são os rojões, as bombas e o hábito cada vez mais difuso de quebrar garrafas vazias nas praças públicas. A situação das praças centrais de cidades como Veneza, Roma e Florença, depois das comemorações da passagem do ano, demonstra a capacidade de alguns de regredir a crendices medievais. Mas nem mesmo esse comportamento incivilizado interfere no clima positivo criado pela passagem de ano. De resto, acho interessante, divertido e necessário o ritual de fim de ciclo e renovação. Precisamos dar a nós mesmos a oportunidade de mudar, de acreditar que tudo é possível e de renovar nosso entusiasmo pela vida.

Faça projetos. Escreva em um pedaço de papel três coisas que você não pode deixar de fazer em 2010. Dobre e guarde na carteira. No dia 31 de Dezembro de 2010, muito antes da meia-noite, leia e verifique se você alcançou o que desejava. Em uma outra folha de papel, escreva tudo o que você terá realizado em 2010 e compare com seus planos. Se lembrar de tudo, descobrirá ter realizado muito além do planejado.

Leia as previsões do seu horóscopo para 2010. Se forem positivas, acredite! As estrelas não mentem. Se forem negativas, não perca a exultação com o novo ano que essa história de horóscopo é bobagem e só você é capaz de mudar o próprio futuro. Invente uma fórmula para atrair boas e positivas energias e use-a. Como, por exemplo, decidir concentrar todas as energias nas soluções, e não nos problemas. Assim, diante de uma situação de crise, procure redimensionar a situação friamente, busque uma saída e se concentrar nela. Meta seu melhor sorriso no rosto e deixe de pensar no que lhe angustiava. Algumas vezes a solução não era aquela imaginada, mas só será possível enxergá-la se não se deixar martirizar pelo problema.

Viva a vida de modo mais leve. Tudo vai dar certo. E, se algo der errado, sacuda a poeira e vá em frente. Encare a vida com otimismo. Pensamentos negativos e pessimismo não ajudam a resolver situações, tornam a vida mais pesada e causam rugas. A vida de todo dia é a que conta, não importa quais sejam seus sonhos. Experimente sorrir para aliviar dores de cabeça, não se deixe envolver em situações negativas, cuide de quem você ama e dos animais. Proteja a natureza e a cidade em que você mora, não solte rojões e não quebre garrafas vazias em praças públicas. Redimensione seus problemas e sorria mais. Viva mais a cada dia. 2010 é o último ano da primeira década do século XXI. Será necessário um esforço coletivo de otimismo, bons propósitos e boas ações para resgatar uma década marcada por eventos negativos. Se você já iniciou um projeto, vá em frente; se ainda não o fez, pare de esperar e comece-o já. O momento é este.

Feliz 2010!

5 comments:

Leila Silva said...

Feliz 2010 para você também...acho que eu já tinha desejado, mas vai de novo.
Abraço

marcelo said...

Feliz 2010!

(que bom que não sou o único que não está dizendo/escrevendo a respeito, fazendo retrospectivas do final da década 00, até porque isso só vai acontecer no final do ano que recém começa...)

abraço!

Anonymous said...

Desprovido de motivações religiosas, concordo com você sobre uma oportunidade de ciclo de renovação a partir de marcos criados por nós próprios.
Sobre previsões e horóscopo, conheço uma frase infame, mas engraçada: "horóscopo é igual a mulher de vizinho, a gente sabe que não dá certo, mas dá sempre uma olhadinha".
Manoel Carlos

ines bachiega said...

Concordo com você! Renovar os sonhos (ou metas) e buscar maneiras de realizá-las é o que dá cor à vida. Reclamações só nos carregam para trás. Um 2010 maravilhoso para você!

Ainoã said...

Feliz 2010, Allan!!!
Tudo de ótimo!!!