Sunday, January 31, 2010

Domingo paulistano

A meteorologia previa sol, mas às seis e meia ainda era noite. Às sete horas a neve começou a cair. Não resisti e desci para fotografar o largo em frente de casa, coberto por um manto branco de uns cinco centímetros. Mas era só o início e voltei para casa tiritando sob os 10 graus negativos. Rapidamente os tratores apareceram e começaram a limpar o asfalto, seguidos pelos caminhões que jogam sal pelas ruas, calçadas e canelas de quem se aventurar a sair naquele momento.

Tratores e máquinas de todos os tamanhos limpavam a cidade enquanto a manhã escorria preguiçosamente pelos sofás, em canecas de café, copos de chocolates quentes, brioches e movimentos lentos.

Às onze, onze e quinze, criei coragem e saí para fumar e buscar o meu jornal. A cidade era outra. O sol que brilhava derretia a neve que tinha dado trabalho horas antes. Alguns telhados ainda exibiam uma fina camada de neve, que em algumas árvores já haviam desaparecido, formando contrastes, refletindo luzes e cores opacas. No centro da cidade, as cores quentes das casas alegravam um domingo que me fez lembrar São Paulo, com seus dias malucos de quatro estações num dia só.

Voltei para casa, toco de charuto na mão, um resíduo de café na boca e o ar distraído de quem lê o jornal pela rua, caminhando sob o sol e uma temperatura de 4 graus, 14 graus acima da primeira foto.














































































































13 comments:

Jussara Gehrke said...

lindo o lugar onde vc mora Allan

em cada canto deste planeta existem belezas, basta olhar.

suas palavras levam para a sua companhia com o cheiro de café e aconchego de um sofá na manhã de domingo.

vc e eu estamos em opostos totais, né?...rs

bjs ;-)

Ágatha Alves said...

NOssa
quem diria a primeira fotoparecia que o dia ficaria assim
e depois vendo as outras uma nmudança total, muito bonito
é verdade
São Paulo com todas as estações num dia só, anda acontecendo ultimamente, calor e sol e manhãr chuva a tarde e a noite um leve frio rs...
Muito bonita as fotos
Beijos

maray said...

menino, pois creia: são paulo anda muito diferente. Agora só temos uma estação: chuvosa.´O céu anda cinza que só vendo e a gente se deprime. Dizem as más línguas que só ter nascido em sampa já é motivo pra depressão, mas eu gosto daqui. E gosto de chuva de vez em quando. O duro é isso junto, por quase 40 dias...afe!!

Gi said...

Lindas manhãs...imagine que belas paisagens você pôde ver num é mesmo? Espero um dia ter a oportunidade de vê-las de perto!
Lindas fotos Allan!

Tanti Saluti!

deco... said...

Belíssimas fotos...
Você tem algum album de fotos de sua cidade aí na Itália? Essa cidade é muito bonita e aconchegante.
Até

Meire said...

Como vc disse no titulo, bem paulistano o teu domingo..
Aqui faz frio, mas somos privilegiados...dizem q amanha vai cair bastante, mas com certeza sera como um dia de primavera para voces aì de cima. rs :)

Bjs

Georgia said...

Allan, por aqui está do mesmo jeito. Nao há mais sal para vender nas casas de materiais de construcao a cidade comprou tudo. Nós jogamos pedrinhas nas calcadas depois de limpa, pois o sal estraga muito a natureza embora o resultado seja bem mais rápido e eficaz que as pedrinhas. Também estao em falta nos mercados, as pás de puxar a neve e os trenós para as criancas. Uma revolucao na natureza.

Boa semana

Georgia said...

Allan tem post no blog do Movimento Natureza, gostaria de te ver por lá.

http://movimento-natureza.blogspot.com/

Abracos

Josianni Teixeira said...

eu adoro ver a neve cair... sempre saio seja a hora que for para contemplar o silencio e a tranquilidade de quando a neve cai ... Lindo demais ...

Abraço

Josi

Lili Detoni said...

Olá, querido amigo! Mais uma vez eu "viajei" através de suas palavras! As fotos estão belíssimas e ilustram exatamente o que vc nos conta. Em São Paulo a chuva está castigando todo mundo, principalmente a periferia... muitas enchentes! Mas, apesar disso, nosso verão está abafado e pronto para o início do Carnaval! Continue nos mostrando um pouco da beleza do inverno italiano!
Abraço!
Lili.

Luma Rosa said...

Pelo menos você não cai no risco da rotina! (rs*) ótimas fotos e narrativa. Beijus,

myra said...

beleza de fotos, mesmo se nao gosto de inverno!!!
bjs

Sala de estar said...

Amei as fotos!
Abraço.

Fernanda PC.