Wednesday, April 30, 2008

Absurdo!

O vice-ministro da Economia Vincenzo Visco ordenou a Agenzie Delle Entrate (o Fisco italiano) a tornar públicas as declarações de renda (IRPF) de todos os italianos, com base nas declarações de 2006. Segundo o vice-ministro, a decisão está fundamentada numa lei de 1973.

A autoridade que tutela a privacidade do cidadão italiano (Il Garante dela Privacy) mandou bloquear o site, após algumas horas em que era possível consultar a renda do vizinho, dos políticos, ou de qualquer outro cidadão italiano.

A notícia tinha sido antecipada pelo jornal Italia Oggi, que ensinava os cinco passos para consultar os dados no site do Fisco.

Que exista tal lei há 35 anos já é algo que assusta; tornar os dados acessíveis com apenas cinco cliks do mouse, no conforto de casa, anonimamente, é algo que deve ter deixado muito mafioso feliz da vida. “Você ganhou 1.000 e só me pagou 10. Quero os outros 490.” Isso sem falar nos outros problemas que cada um dos leitores deve estar imaginando.

No final da manhã Visco já havia decidido suspender tais informações, mas não sem antes declarar que estava tudo pronto para ir ao ar em janeiro e que só esperou as eleições passarem para cumprir uma ação que ele julga democrática. Não sei se vai rolar briga de cachorro grande ou se vai acabar tudo em pizza.

Só espero que o presidente Lula não tenha o hábito de ler este blog.
.

4 comments:

celecelestino said...

De verdade é absurdo , porém a Itália é um país aonde todo mundo evade o fisco ( sonegação de imposto , no Brasil tbm é comum ) , tal vez tenham pensado que isso assustaria os que nunca pagaram nada . Eu teria como receita o utilizo (ao em vez do dinherio em papel " contante" ) dos cartões credito/debito e uma especie de cpmf a partir dos " redditi " acima de tot , seilá 30mil euros por anos , e aumentando paralelamente a renta .

Lunna Guedes said...

Gostei. Cose de nostra Itália.
Mas não se preocupe com o Lulla, ele não gosta de ler, se é que sabe como se faz essas coisas.
Boa semana...

Anonymous said...

Meu pai diz que isto é a marca da Besta do Apocalipse: todos marcados, monitorados.
Estamos caminhando para isto?
abraço,garoro

Paula said...

Oi Allan, voltei!!
Mesmo que o site tenha saido do ar, colocaram no E.Mule e da pra baixar a lista inteira, cidade por cidade..
Beijao