Wednesday, February 14, 2007

Meme das 3 atitudes ecoconscientes

A Lúcia Malla me convocou e não pude dizer-lhe não. A idéia é: “Poste 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”

Eis as minhas:

1) Luz artificial. Tenho aversão pelo uso indiscriminado e por desperdício de energia. Ligo o aquecedor do escritório meia hora depois de chegar e desligo meia hora antes de sair. O mesmo vale para ar-condicionado. Apago todas as luzes desnecessárias, inclusive nos escritórios dos colegas. O interruptor que acende a luz das escadas do prédio também a apaga, depois que se entra em casa. Tv acesa sem ninguém assistindo? Nem pensar!

2) Uso corretamente a coleta diferenciada do lixo e ensino aos amigos como agir. Poucos sabem que o saco de lixo distribuído pela prefeitura serve exclusivamente para material não contaminado por resíduos orgânicos. A caixa da pizza, a embalagem do leite ou a lata de molho de tomate não podem ir parar ali. A empresa que recicla esse material desconsidera o saco que possua lixo comum. O saco serve, na realidade, para pouca coisa: papel de qualquer espécie (jornal, envelopes, embalagens sem resíduos orgânicos, etc.), plástico, isopor, roupas, metais e outras poucas coisas mais.

3) Plantar árvores ou plantas. Por onde quer que eu vá, dou um jeito de plantar uma árvore. Nos fundos da empresa plantei duas figueiras. Uma já produz. Uma árvore a mais só ajuda, além de tornar o ambiente mais agradável. Tenho, inclusive, algumas árvores plantadas que nunca verei, mas mesmo assim posso gozar da sensação do dever cumprido.

Para funcionar, esse tipo de corrente precisa ser passado para pessoas que o mandarão para frente. As três pessoas a quem passo a bola são: a turma do Madureiras (podem participar todos, tá?); o geógrafo Ricardo Safra; a cara Georgia.

Propaguem essa idéia. Caso queira participar espontaneamente, vá em frente.
.


PS - tem post novo no Faça a Sua Parte.
.

14 comments:

Yvonne said...

Allan, ontem eu contei o que tenho feito para melhorar o planeta. Parabéns para você que se preocupa com esse tão delicado assunto. Beijocas

Anonymous said...

Valeu!

Sandy e Junior said...

Oi Allan, a minha parte foi ter saído da cidade, desistido do estilo de vida urbano, querer lucrar, ganhar dinheiro , ganhar mais do que se precisa para viver. Fui no outro blog, o fa~ca a sua parte. Que sandália linda!! Olha, eu pego borboletas mortinhas! Adoro as borboletas. Os tais pedacinhos de arco-iris!
Angela

Anonymous said...

Oi Allan, legal como vc faz as coisas. Também faco coisas parecidas e como eu recebi a intimacao de você, (rs) vou postar até sábado e escolher mais três pessoas para passar a responsabilidade.
Obrigada por lembrar de mim.

Um grande abraco Georgia

Anonymous said...

Também me incomoda o desperdício de energia elétrica e de água. E nunca misturo lixo orgânico com papel, latas e vidros. Faço isso desde criança.

Anonymous said...

Já postei e já passei o Meme adiante.

Beijao

Paulo Nunes Jr said...

Allan, nós também já seguimos os teus conselhos. Não chegamos ainda no seu estágio de plantar árvores, mas sabe que é uma ótima sugestão. Faz bem pra gente mesmo e pro planeta.

Parabéns!

Claudio Costa said...

Já fiz meu post dentro do espírito do meme iniciado pela Lúcia. É uma 'corrente' importante, cujos resultados serão distribuídos a todos. Não podemos parar!

Luma Rosa said...

Allan, aqui na cidade que moro não fazem reciclagem do lixo. O meu prédio faz uma triagem que é doada para pessoas que sobrevivem vendendo material para reciclagem.
Na fazenda, fizemos cercas vivas com árvores de eucalipto, ao invés dos moirões que contornam a estrada de acesso. De quebra as árvores fornecem sombra e drenam a água que se acumula com as chuvas. Adeus enchentes! E fica um cheirinho muito bom!
Também plantamos bambús, que servem para o artesanato local e essa não é boa para os 'corretos' armadilhas para capivaras!
Tento também passar informações para as pessoas que indiretamente convivem comigo. São coisas bem simples e que no final trazem excelentes resultados. Como por exemplo o adubo orgânico.
Vai brincar carnaval Allan??
Beijus

Luma Rosa said...

hahahahaha Allan, perguntei sobre o carnaval por que o associei com a "Revista Samba", mas vai sambar pelo menos?
Eu sei que hoje em dia, somente as cidades italianas de Viareggio, Cento, Putignano e Verres possuem carnavais com desfiles de carros alegóricos e algumas brincadeiras.
Beijus

Anonymous said...

Também vivo apagando as luzes desnecessariamente acesas, substituí as lâmpadas incadecentes pelas fluorecentes e com a água também rola economia consciente.

Com o lixo idem, separo papéis, latas, garrafas, plástico do lixo orgânico. Mas fiquei indignada outro dia ao ver que o pessoal que recolhe o lixo na minha rua, nem sequer verificou a bolsinha separada com óleo de cozinha armazenado em potes.. o cara simplesmente jogou os três potes dentro do caminhão! Ou seja, eu embalo para não poluir e o cara estraga tudo..afff!

Só não plantei uma árvore ainda.. :)

Anonymous said...

Já postei as minhas ecoatitudes (http://drang.wordpress.com/2007/02/06/meme-das-tres-atitudes-ecoconscientes/)
Ainda não plantei as árvores, mas já incluí este hábito em meus planos permanentes de preservação ambiental.
abraço, garoto

Claudia Chow said...

OI Allan!
Agora tb tenho um blog e tb postei minhas 3 atitudes ecoconscientes! :)

Anonymous said...

Good post.