Friday, October 07, 2005

O frio tá começando a esquentar

Caros e Caras,

Paz e saúde!

De nada adianta a previsão do tempo avisar que o verão se foi. As vetrines que apresentam as roupas pesadas de inverno convencem pouca gente. A redução das bicicletas e lambretas em circulação, sequer são notadas. Casacos e jaquetas fechadas, às oito da manhã, nas portas das escolas, às quatro da tarde estarão amarradas na cintura ainda por um bom punhado de dias. Outono! é outono!, grita o calendário. Mas ninguémbola.

quando o prefeito dá autorização para que os aquecedores sejam acessos é que as pessoas se convencem que a nova estação chegou. Tímido, como se espera de um outono honesto. Mas decidido.

Ciao.

10 comments:

Anonymous said...

como é que funciona essa coisa de autorização? e se desobedecem? como sabem? Angela

Claudio Costa said...

Aqui em BH o outono é marcado pelo céu azul cristalino, pelas folhas amarelecidas dos ficus, pela floração das paineiras e ipês. O frio vai chegando devagar, às vezes surpreende e vem de vez... The falling leaves é a canção. Off topic: "sua" exigência foi cumprida: a receita de salmão ao molho de maracujá está postada. Agora, você me deve a sugestão do vinho, tá?

Anonymous said...

oi alain,

Eu nao suporto o outono, porque e essa coisa "agonizante" , essa indecisao, sinceramente é terrivel e angustiante. Aqui aonde moramos, a lareira ja foi acesa diversas vezes e ja estamos nos preparando para comprar lenha. O aquecedor, tambèm, ja foi aceso (ao menos umas 4 horas por dia)assim mantemos os grossos muros da casa aquecidos. E sem falar nas cobertas que ja estao sendo usadas desde a metade de setembro... uffa!!! terrivel carregar esse peso dessas roupas semi e completamente invernais. Na verdade eu gostaria de HIBERNAR e so acordar pro mundo na primavera... mah...!

Anonymous said...

Aqui no Rio não temos essa definição tão clara das estações. MAs o outono é marcado pelas temperaturas mais amenas e pelo céu mais azul do ano.

Anonymous said...

Oi Allan, eu moro naquela parte da Italia que muitos polentoes consideram parte de coisa alguma, ou seja, Apulia. - è dificil definir a Apulia pois nao somos tao rejeitados quanto os sicilianos ou os sardos, mas tambem nao somos integrados no primeiro mundo (da Marche pra cima), eu gosto de considerar essa regiao como o nordeste da Italia, talvez pq esses pobres terrones se sentem tao exclusos quanto os nossos bahianos, cearenses, alagoanos, etc - mas tambem vivem assim como os nossos caros nordestinos em um lugar espetacular. Jà passou por aqui? A Apulia è maravilhosa. Abraços...Cleber Gomes

I said...

Pois hoje, finalmente, o Outono parece ter chegado a Lisboa! Dia de eleições autarquicas e de chuva!(só a chuva é que vem a propósito do Outono, as eleições , não, eu sei, mas foi uma informação adicional!)E que bem sabe esta chuva! Depois da longa seca que temos tido por cá, dos incêndios que ainda a semana passada consumiram os pinheiros que restaram dos terriveis fogos deste verão, precisavamos mesmo dela. A poeira que há meses e meses , pairava no ar finalmente baixou e esta tarde já se sentia o ar mais leve apesar da humidade.um beijo!

Anonymous said...

aqui tá uma "zona"! Estou odiando o efeito cebola... saio parecendo um botjão de gás, com um mote de blusas e vou tirando... No outro dia, chuva e frio... Doias dias depois, um calor de rachar!!!!!

Anonymous said...

Outono é luxo de hemisfério norte...para nós bastam os dois de praxe: calor e menos calor.

Fiquei curioso com o "verdicchio" que vc. mencionou lá no Cláudio. Gostaria de saber mais. Teria umas dicas? Grato. Abrs.

Nina said...

Ah, bem que eu gostaria de um pouco de frio, aqui tá um calor dos diabos!!
Abraços...

Anonymous said...

Li hoje este post (vou lendo seu blog aos pouquinhos). Achei curiosa a história do prefeito autorizar os aquecedores... Acho que aqui em Nettuno não temos isso, não...Pelo menos nunca ouvi falar. Mas, achei muito legal, meio medieval...rsrsrsrs...o que me faz amar a Itália!
Bjs! Rosa