Tuesday, October 11, 2005

O frio tá começando a esquentar II

Caros e Caras,

Paz e saúde!

Funciona assim: a maioria dos prédios possui duas tubulações de gás. Uma para o fogão e o aquecedor de água que alimenta chuveiros e torneiras (toda torneira interna tem água quente. E se você acha que isso é um luxo, tente escovar os dentes com água gelada) e outra para os aquecedores. Essa segunda tubulação é parte do sistema de aquecimento centralizado e a conta é dividida igualmente pelos apartamentos. Os gastos com aquecimento d’água são levantados pelo consumo efetivo e cada apartamentoregistro e conta individuais. Ligar o aquecimento antes da autorização do prefeito é passível de sanção que ninguém lembra qual é, pois é impossível vigiar todas as casas. Na prática, a liberação do prefeito funciona somente para os condomínios que possuem sistema de aquecimento centralizado. Quem tem sistema autônomo faz o que quer.

A maioria das pequenas chaminés no alto das casas serve para dissipar vapor, gases e fumaça dos aquecedores. Poucas casas têm lareiras, pois a maioria das cidades impede a queima de lenha para o aquecimento. Uma regra que não vale para subúrbios e vilarejos.

Descobri que mesmo em casas mais chiques, o aquecedor funciona como secador de roupas. Durante o verão é muito fácil secar a roupa com o calor sufocante dessa terra. Mas no outono e na primavera, existe um hiato de clima fresco sem aquecedor e sem o sol para fazer o serviço. No meio do outono se acendem os aquecedores e dá-se graças por isso. Um varal portátil é montado junto a um dos aquecedores e a roupa seca como no verão. Eles desconhecem os secadores de roupas. Nem têm coragem de ir a uma lavanderia self-service freqüentada por extra-comunitários. Alguns economizam roupas sujas para não terem que esperar dias para secá-las. Gente curiosa.

O lado negativo dos aquecedores, além do alto custo financeiro e ecológico, é a redução da humidade dentro de casa. O ar seco provoca dificuldades respiratórias e favorece o acumulo de poeira e ácaros, o que piora a situação. A saída é comprar um potinho que se encaixa no aquecedor e enchê-lo com água para compensar. Ou ter sempre roupa lavada no varal.

Para os banheiros, alguém aproveitou para desenvolver aquecedores que servem como porta toalhas. Vende que é uma maravilha. Mas a janela deve ficar aberta por alguns minutos depois do banho, ou a humidade excessiva irá obrigar a uma pintura do cômodo na primavera. O choque causado por interiores quentes e exteriores frios favorece o aparecimento de mofo nas casas mais antigas sem isolamento térmico.

Mas essa não é somente a estação dos aquecedores ligados. Os primeiros vendedores ambulantes de castanha assada espalham perfume e fumaça no ar. As folhas mudam de cor até secarem e caírem das árvores em letargo. Começa, para mim, a estação dos pores-de-sol. não sei o que fazer com a minha planta, uma comigo-ninguém-pode, que passou todo o verão na varanda recuperando as folhas perdidas dentro de casa. Com os dias mais curtos e o frio, que me obrigará a recolocá-la dentro de casa, não tenho certeza de que ela resistirá até o próximo verão. Alguma sugestão?

Da janela vejo um céu colorido entre tons de rosa e salmão, de um lado, e um azul-escuro que vai tomando conta do outro lado. Não preciso de calendário: é outono.

Será que um pouco de vinho vai fazer a minha planta resistir fora?


Ciao.

7 comments:

Anonymous said...

Ah, já tá ficando frio... Pena né? Ou não... Na Europa é muito bonito ver a mudança das estações, apesar dos pequenos probleminhas técnicos que essas mudanças causam. Aqui na Espanha ainda não ligaram os aquecedores e também pudera... Tem dias que ainda fazem 24 graus, perda de dinheiro ligar aquecedor agora. Aqui o aquecedor também funciona como varal, rssss... Existem muitas semelhanças entre a Itália e a Espanha, acho que a diferença maior é mesmo a língua.

Anonymous said...

Vamos lá, Allan:

1) nem água gelada nem quente na coitadinha...

2) deixe-a num lugar aquecido mas com luz, perto de uma janela, para "pegar" aquela luz indireta.

3) Molhe de uma a duas vezes (no máximo) por semana.

Anonymous said...

oi Allan ...estive ausente agora voltei...Sempre muito bom seus comentarios a respeito dessa velha terra de loucos apaixonados .
A planta ? ora fala com ela !...vc avisou a ela que está em terra estrangeira ? se vc se adaptou ela tb tem que se adaptar ...E os aquecedores heim ? eu morei ai e lembro bem ...tubulaçoes que nao tem fim ...rss Banhos só duas vezes por semana ...roupa estendida aqui e acola ...extremos de frio e calor ...e muito pudor !
nada que se compare com o Brasil...
Um abraço
Walter

Anonymous said...

Puxa, que inveja... Quem me dera estar agora curtindo o "fredo" europeu em vez desse calor insuportável do Brasil. Quer trocar, amiguinho? =)

Anonymous said...

É cara a energia elétrica por aí? Depender do prefeito pra se aquecer? É mol? Viva o Brasil. A Brastemp ia fazer sucesso por aí, hehehe. abs

I said...

Amigo , traga a sua planta para dentro de casa, regue-a apenas uma vez por semana , acaricie-a no tronco todos os dias, durante um minuto ou dois e, enquanto isso, fale com ela, diga-lhe que a ama. vai ver, as folhas até poderão cair:é o ciclo natural mas ela vai estar feliz na mesma e , na primavera vai surpreende-lo.

Anonymous said...

aqui tá tão frio que até jacaré na bunda sua!
:>)

biajoni