Friday, April 01, 2005

Blogs Chineses

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Notícia do Corriere Della Sera de ontem, quinta-feira, 31 de março:
John Pasden, um americano de 26 anos que vive em Xangai, lançou, há um ano, a campanha “Adote Um Blog”. O objetivo é ajudar blogs incômodos ao governo chinês, reproduzindo-os e hospedando-os em fornecedores fora do alcance das autoridades locais. São 94 milhões de usuários conectados à internet na China. Recentemente o governo chinês fechou 1600 net cafés e suspendeu temporariamente a atividade de outros 16000 em toda a China.

No blog, John Pasden conta sobre os cinco anos vividos no país. É um blog comum, de um jovem comum. Poderia ser um italiano ou um brasileiro. Mas, não. É John Pasden.

Ciao.

7 comments:

Denise Arcoverde said...

Oi, Allan! interessante seu comentário lá no blog. Sabe que eu penso como você? algumas vezes a mesma coisa se passa comigo em alguns blogs, incluindo o seu. A gente tem que levar um tempinho pra absorver o conteúdo, refletir e nem sempre dá em um dia. às vezes quando vou comentar já tem até coisa nova. :)

Quanto aos bloogs chineses, passei por uma experiência "desastrosa".Tenho uma amiga vivendo na China e queria tanto que ela escrevesse um blog que me ofereci pra fazer um pra ela, deixar prontinho pra ela só escrever... esqueci da situacão na China...

Fiz o blog http://beladavies.blogspot.com e ela não conseguiu nem abrir pra ver!

Absurdo o que ainda existe na China...

Beijos pra Eloá!

Claudio Costa said...

Allan, às vezes a gente se esquece de que o mundo tem de tudo e que nem tudo são flores... os blogs estão cada vez mais importantes na interação e na informação. Abraços.

Manoel Carlos said...

Eu só não entendi qual a eficácia de reprimir os cibercafés, pois é possível exercer um controle mais severo e eficaz, não-democrático, é claro, através dos provedores, se for o caso.

Lucia Malla said...

Sabe q vc me lembrou algo interessante? Eu nao vi internets cafehs na China mesmo, soh em Hong Kong e Macau, q estao em tese sob outra legislacao, mais aberta.
Outro lado da moeda eh q atraves da Internet, Coreia e China uniram-se e mandaram um abaixo-assinado gigantesco (apoiado pelos principais provedores de ambos os paises) pedindo a ONU para q a vaga do Conselho de Seguranca NAO vah pro Japao. A capacidade de mobilizacao em rede deles foi algo espantoso, e nesse momento, eh claro, nao houve censura alguma do governo...
Em minha opiniao, o governo chines nao vai aguentar muito tempo esse controle total. Uma hora a coisa vai vazar, e quando isso acontecer, tenho ateh medo do q possa acontecer.

nora borges said...

Allan, vou visitar o blog. Obrigada pelos comentários nos meus. Beijos

Reginaldo Siqueira said...

No próprio Blogspot você faz um blog anônimo e longe do controle chinês. O problema é que provavelmente nenhum da Blogspot consiga furar o bloqueio.
É barra.

Denise Arcoverde said...

A foto é essa aqui:

http://public.fotki.com/DeniseArcoverde/minhas_fotos_-_my/pequenininha/lapisdecor.html


:)