Saturday, January 01, 2005

Receitas de Ano Novo

Caros e Caras,
Paz e saúde!

A tragédia na Ásia reduziu o brilho da festa de fim de ano. Muitas cidades italianas cancelaram as comemorações preparadas, enquanto outras decidiram aproveitar a oportunidade para recolher fundos aos sobreviventes. As TVs, rádios e jornais não nos permitem esquecer nem por um momento, fazendo-nos sentir um pouco responsáveis pelo futuro daquela parte do mundo. Há, inclusive, quem tenha optado por manter a viagem à região, como meio de colaborar com as áreas que vivem exclusivamente do turismo, mesmo considerando a dificuldade em divertir-se em meio a tragédia.

Piacenza decidiu manter a festa e arrecadar o sentimento de solidariedade sob forma de doações, enquanto esse sentimento está fresco nos corações e bolsos das pessoas. A Piazza Cavalli é o centro da cidade e das atenções nos períodos festivos. Uma banda tocava velhos sucessos e músicas latino-americanas. Não ficamos até à meia-noite, mas tenho certeza de que as músicas de Jorge Bem Jor mais famosas foram misturadas a outros velhos sucessos do Carnaval brasileiro, pois todo ano é a mesma coisa. Na praça, nas rádios e TVs! Só os fogos de artifício programados pela prefeitura foram abolidos, em respeito ao clima de semi-luto. Em compensação, não faltaram iniciativas particulares, com todo tipo de fogos, rojões e bombinhas. Muitas bombinhas. E pequenas dinamites, também. A praça ficou permanentemente coberta por uma nuvem de fumaça, o que me fez recordar Salvador em noite de São João.

Neste período surgem muitas promessas de mudanças pessoais, independente da situação do resto do planeta (os assuntos particulares têm maior importância que aqueles coletivos), resoluções tomadas sob efeito de champanhe, breviários e receitas. Ainda que a decisão de mudar seja um ato louvável, não considerar os aspectos externos pode levar a uma outra decisão: a de não fazer um balanço no dia trinta e um de dezembro seguinte. Pois bem, eu tenho receitas que dão certo. Aproveite-as!


Mousse de Presunto

Ingredientes para quatro pessoas:
300 g. de presunto cozido
250 g. de ricota
100 ml. de creme de leite
Duas folhas de gelatina em folha
Sal
Pimenta do reino

Retire a gordura do presunto e corte-o em cubinhos. Amasse a ricota com um garfo e ponha no liqüidificador. Adicione o presunto, o creme de leite, o sal e a pimenta do reino. Bata tudo até formar uma massa homogênea. Dissolva a gelatina segundo as instruções. Ainda morna, junte dois terços da gelatina à massa e reserve. Com o restante da gelatina, forre o fundo de quatro formas para empada e leve-as à geladeira por dez minutos. Divida a massa nas formas e recoloque-as na geladeira por, pelo menos, três horas. Para desenformar, basta colocar as formas em um pouco de água morna por alguns segundos. Decore e sirva. Ideal como anti-pasto nestes dias de verão brasileiro. E respeita a tradição de comer porco nos primeiros dias do ano. A vez das aves foi no Natal, pois manda a tradição (brasileira) que animais que ciscam pra traz sejam consumidos nos últimos dias do anos, deixando tudo que não serve no ano que termina. O porco fuça pra frente. (Mesmo não sendo supersticioso, aproveite a mousse.)


Salada de Polvo

Ingredientes para quatro pessoas:
1 polvo de uns 500 g.
300 g. de tomate
70 g. de alcaparras
2 batatas grandes
1 ramo de sálvia fresca
1 ramo de timo fresco
1 dente de alho
Pimenta malagueta fresca
Limão
Azeite extra-virgem de oliva
Sal

Lave o polvo, limpe-o e esfregue-o em uma peneira sob água corrente para liberá-lo da sua viscosidade. Coloque-o em uma panela com dois litros d’água fria e salgada. Leve-o ao fogo e deixe-o cozinhar por quarenta minutos, após levantar fervura. Apague o fogo e deixe o polvo esfriar na própria água.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas. Em uma panela, coloque um pouco d’água salgada e leve-a ao fogo. Quando começar a ferver, coloque as batatas e deixe-as por dois minutos. Escorra-as e reserve. Forre uma assadeira com papel forno e deposite as batatas lado a lado. Lave as folhas de timo e coloque uma folha sobre cada rodela de batata. Leve as batatas ao forno pré-aquecido a 120 ºC por vinte minutos.
Lave os tomates, retire as sementes e corte-os em cubinhos. Escorra bem as alcaparras e reserve. Corte o dente de alho ao meio. Em uma tigela, esfregue bem o dente de alho , de modo a deixar o perfume, mas não os pedaços de alho. Coloque na tigela os tomates, três ou quatro folhas de sálvia lavadas e cortadas em tirinhas, as alcaparras, a pimenta em tirinhas, o suco do limão, um fio de azeite de oliva e o polvo cortado. Misture tudo e prove o sal.
Forre o centro de quatro pratos com as batatas, cubra-as com o polvo e decore com folhas de sálvia. Essa receita serve como entrada e pode ser acompanhada com um vinho branco seco de sabor delicado, mas suco de caju também serve.


Spaghetti Alle Vongole

Ingredientes para quatro pessoas:
400 g. de spaghetti
1 kg. de vôngoles
1 maço de salsinha
1 dente d’alho
Pimenta seca
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva
Sal

Em uma tigela com água e sal, coloque as vôngoles por duas ou três horas, de modo que a areia e outras sujeiras se depositem no fundo da tigela. Corte o alho e a salsinha bem finos. Escorra e enxágüe as vôngoles sob água corrente. Coloque as vôngoles em uma frigideira larga com o azeite, o alho e a salsinha. Leve a frigideira ao fogo, cubra-a e deixe o fogo alto até que todas as vôngoles estejam abertas, mexendo de vez em quando. Apague o fogo e retire as vôngoles das conchas. Recoloque as vôngoles na frigideira e reserve. Cozinhe o spaghetti em abundante água salgada. Acenda o fogo da frigideira no momento de escorrer o macarrão. Escorra o spaghetti e coloque-o na frigideira. Misture tudo, deixando em fogo alto por dois minutos. Decore com ramos de salsinha, a pimenta em tirinhas e sirva.
Receita tradicional. Viva a tradição!


Atum Com Perfume de Limão

Ingredientes para quatro pessoas:
4 postas de atum
2 limões
2 cenouras
Um macinho de salsinha batidinha
200 ml. de vinho branco seco
4 folhas de alface para a decoração
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva
Sal
Pimenta do reino

Tempere o atum com o azeite de oliva, sal, pimenta do reino e o suco de meio limão. Lave o outro limão e corte-o em rodelas finas (com casca e tudo). Descasque, lave e corte em tirinhas a cenoura. Coloque as postas de atum em uma assadeira, lado a lado. Cubra-o com as rodelas de limão e sobre as rodelas, coloque a cenoura. Molhe com o vinho e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de vinte minutos. Retire do forno e coloque o atum nos pratos decorados com a alface. Em uma pequena frigideira, reduza o molho da assadeira por alguns minutos e divida-o sobre o atum. Adicione um pouco de pimenta do reino e salsinha batidinha. Sirva com ou sem acompanhamento.

Aproveite essas receitas de Ano Novo e bom 2005!

Ciao.

6 comments:

Claudio Costa said...

Os terríveis acontecimentos no sul da Ásia, a tragédia na Argentina e outros eventos que não nos deixam esquecer nossa fragilidade fazem contraste com tantas comemorações... é a vida, é a vida, é a vida (como dizia Gonzaguinha). Entretanto, a Esperança de dias melhores nos faz ir em frente. Então, vamos! Feliz 2005.
(Outro bom estímulo são suas receitas...)

Leila Silva said...

Allan,

Um feliz ano novo para voce e toda a familia tambem....Sim, 'e dificil festejar realmente diante dessa tragedia.
Abracos
Leila

.../.. said...

Oi Allan! Vou deixar de passar aqui antes de comer... me obriga a desligar tudo e correr pra geladeira: ainda bem que ta cheia de restos de ano novo!
Feliz 2005 pro dono do blog e toda familia!
Abraçao

Anonymous said...

Passei por aqui algumas vezes mas acho que nao cheguei a deixar nenhum comentário. Seu blog é muito interessante, você escreve muito bem! Parabéns pelo blog e felicidades no novo ano!

Fabiana.
http://www.loucavida.turmadobar.com

Rafael Reinehr said...

Grande Allan!

Obrigadíssimo pela visita (e comentário) lá no Escrever Por Escrever. Meus votos de um 2005 sensacional para você e para aqueles a quem ama.

No meu caso, os planos estão a 1000! Já comprei um domínio próprio chamado armazemdeideias.org onde irei hospedar o Escrever Por Escrever assim que o tempo me deixar trabalhar em um template para ele e para meus outros projetos.

Espero que também tenha zilhões de planos para trabalhar neste ano que entra e que consiga realizar todos!

Seja sempre bem-vindo ao Escrever Por Escrever!

Anonymous said...

...Ei!
Cadê a sobremesa?

Frank & Gaia