Tuesday, September 21, 2004

Criticando

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Abre parênteses. No meu último post comecei escrevendo: “quando havia cinco anos…” Um comentário pegou-me de surpresa, criticando a forma usada. A surpresa não foi a crítica (bem-vinda), mas a forma por mim escolhida. Poderia (deveria!) ter escrito “quando tinha cinco anos…” e não o fiz. Confesso não editar o que escrevo, por falta de vontade e tempo. Aliás, evito reler o que escrevo, mas eu não sou um profissional e isso não causa constrangimento a ninguém, a não ser em mim mesmo. Como consequência, o texto ficou pedante. Ocorre que morando em outro país, falando a língua local todos os dias, ouvindo rádio, vendo tv, lendo jornais, revistas e livros em uma língua às vezes muito próxima ao português, corre-se o risco de perder o contato com a própria língua. E aí os equívocos são inevitáveis. A Simone, do Lá Longe (link à direita), já escreveu sobre esse mal.

Algumas coisas despertam a minha curiosidade nesse ainda misterioso mundo dos blogs. Uma delas é um certo beija-mão recíproco, numa atitude que pode ultrapassar a linha da hipocrisia. Quando tenho tempo, visito muitos outros blogs. E me divirto muito lendo os comentários: “puxa, como você escreve bem!” ou “muuuuito interessante esse teu blog! Vou voltar sempre.” Releio o texto para me certificar e mudo de blog. Esse comportamento já foi criticado pelo Reginaldo, do Singrando (link à direita), onde ele sugeria menos confete e mais substância. Na verdade isso não ocorre entre os profissionais da área, mas entre aqueles que esperam a retribuição da visita e, quem sabe, um link pela simpatia demonstrada.

Proponho a criação de um crítico para os eventuais arrependimentos a quem exagera nos elogios. Funcionaria assim: o sujeito lê o post do blog visitado, faz os elogios que quiser, assina com o próprio nome e fica esperando a retribuição. No dia seguinte volta, faz uma crítica honesta e assina “Críticando Blog”, e-mail: criticandoblog@hotmail.com, site: http://criticandoblog.com. Pronto! Ninguém vai saber quem criticou. Só não vale cometer a deselegância de assinar com outro nome. No primeiro post deste blog, alguém assinou como Stephen Kanitz. Não só não levei a sério, como não achei engraçado. Que comente como anônimo!

Quem se arrisca a escrever em um blog, espera pelas críticas. Ou retira a possibilidade dos comentários. Existem os que escrevem para si e os que escrevem para os outros, mas todos se expõem às críticas. Textos limpos como os do Rafael Galvão e do Milton Ribeiro (links à direita) demonstram profissionalidade irretocável e é difícil criticá-los. Mas há quem se utilize dessa interatividade que o mundo dos blogs oferece para localizar um público-alvo e adequar o próprio texto. É o caso do Alexandre, do Liberal, Libertário, Libertino (link à direita), que, numa atitude saudável (além de inovadora jogada de marketing) estimula os leitores a contribuírem às mudanças do seu livro, ou mais recentemente, de um conto.

Críticas são bem-vindas. De forma anônima ou não. Elogios exagerados serão sempre desconsiderados. Eu não escrevo profissionalmente e não dependo da qualidade do que escrevo para sobreviver. Eu sequer aprendi a inserir o link no texto (por absoluta falta de tempo, juro!), por isso, links à direita. E façam como eu, quando visito um blog alheio: escolham um dos links por dia e visitem os blogs ao lado. Vocês irão descobrir pérolas que não necessitam de elogios! Fecha parênteses.

Ciao.

6 comments:

Anonymous said...

Parabéns, Allan. Realmente quem se expoe, seja num blog ou de outra forma, esta sujeito à criticas, mas nem todos sabem recebe-las. Voce soube dar o seu recado inteligentemente, explicar a confusao que idiomas parecidos podem provocar (Avevo 5 anni pode virar eu havia 5 anos e isso é perfeitamente normal)e mostrar que é elegante. Acho que as pessoas se revelam em pequenos gestos e o seu post me fara' continuar passando por aqui, onde certamente terei o que aprender.
Um abraço
Gabriela
P.S. A falta de acentos é culpa de um teclado meio limitado nessa area.

Anonymous said...

Oi Alan! O grande lance, para mim, dos blogs, é o lugar dos comentários. Antes da existência dessa forma de comunicação, nos restava a carta dos leitores, artifício que já usei várias vezes, e, com sorte, artigos no setor Opinião. Mas nem sempre éramos publicados, ou, muitas vezes, éramos editados. O blog dá essa interatividade. Agora estou curtindo mais o multiply, pois tem espaço pra tudo. Mas comentar, só quem se inscreveu, um pouco diferente do seu sistema, pois este dá espaço pra quem não se inscreve, ou quer fazê-lo envergonhadadamente. É um jeito , também, de preencher as carências, esvaziar o estoque de elogios. Bem, como não tinha lido o post anterior na ocasião.. e o sorvete de pavê do Lopes? o sorvete de abacaxi da Colombo? o cachorro quente do Genial ? ;_)
Angela

Anonymous said...

Tudo bem, Allan?

Você tem toda razão, e é uma pena que ainda tenhamos que usar esse tipo de desabafo por um motivo simples: parte das pessoas ainda acham que blog é um "portal" para o sucesso.

Essa turma, que só quer aparecer, é a especialista em "mendigar" comentários e visitas. Esquecem que o grande barato é conhecer pessoas novas, idéias novas, participar de discussões ricas, conhecer novas culturas...

Um dia chegaremos lá - de repente, nós pioneiros estamos preparando as gerações futuras... Hehehe!

Grande abraço!

André (Marmota)

Anonymous said...

Exato Allan. Escrever um blog tem que ser prazer. Faltou assunto? Não escreve. Quando fazemos uma visita, devemos procurar também o prezer de uma boa leitura. Não conseguir leitores eventuais, mas sim parceiros nestea alegria que é trocar idéias. Abraços.
Reginaldo mblog.com/singrando

Anonymous said...

Allan,
Pace e Bene!!

No domingo eu escapo da dieta,
alias ja escapo amanha (risos)
neste dias eu almoço fora, risos..
Agora vou ler teu post.

Bom fim de semana
Meire

http://pensamentosepoesias.blog.tiscali.it/

Anonymous said...

Allan,
Li teu post e vim comentar.
Gosto muito de vir aqui pro que voce chega sempre onde eu queria.
Bravo Allan!

Voce nao pediu mas eu vou te dar um presentinho, o codigo para linkar.
Se te interessa copia se nao, "butta via"
abraços
Meire