Tuesday, August 03, 2004

Trópico de Câncer

Caros e Caras,
Paz e saúde!

A Terra gira em torno de si mesma, presa a um eixo imaginário. Perpendicular a esse eixo, ela é dividida por uma linha, também imaginária, a que chamamos Equador. Na parte que se convencionou ser a parte de cima do globo terrestre, está o hemisfério norte; na de baixo, o hemisfério sul. Latitude 45º 2’ 49’’ Norte; Longitude 9º 41’ 44’’ Leste. Esta é a localização geográfica de Piacenza. Diante de tal informação, a estatística dos últimos vinte anos indica que aqui, hoje (terça-feira), estamos vivendo um pacato início de verão, com temperaturas amenas; longe do calor sufocante do mês de agosto.

Aprendi que as estatísticas devem ser cuidadosamente consideradas. Não basta confiar nos números: é preciso saber o que eles informam e o que fazer com os dados fornecidos. Ou, como diz minha ex-professora de italiano: “A estatística é uma coisa muito perigosa; eu não gosto dela! Ela ensina que, se nós dois entrarmos em uma pizzaria e você comer duas pizzas e eu ficar olhando, teremos comido uma pizza cada um. Mas o meu estômago continuará vazio…!”

Realmente, neste caso (o do primeiro parágrafo) as estatísticas não servem a coisa alguma. O clima nesses dias está um calor dos diabos – gostaria de ter encontrado um superlativo de quente mais apropriado. Fico devendo. O consumo de ar-condicionado começou a provocar racionamento de energia em alguns pontos. Milão corre o risco de ficar sem eletricidade e repetir o blecaute do ano passado.

Assim como Fidel Castro aproveitou o inferno em Bagdad para varrer a sujeira cubana para baixo do tapete, o nosso (deles!) Umberto Bossi aproveitou o inferno daqui para sugerir tiros de canhão nos barcos que transportam emigrantes clandestinos; clandestinos que vêm desembarcado nas costas da Sicília à média de mil por semana, aproveitando-se dos dias claros e mar calmo. O mesmo Bossi que hoje se encontra em recuperação hospitalar.

Acima do Trópico de Câncer, a vida se cansa de enfrentar o verão, que o calendário insiste estar longe do fim. Diariamente, os telejornais informam a temperatura e o índice de calor (IC) – que é a combinação de altas temperaturas e humidade relativa do ar; também chamada “Temperatura Aparente”. A premissa para a medição deste índice é que a pessoa esteja ao nível do mar, à sombra e com vento de 10 km/h. Exposições ao sol podem aumentar o IC entre 3 e 8 ºC. Montando uma tabela, verifiquei que nesta semana Piacenza atingiu 36 ºC e 60% de humidade relativa, chegando à Temperatura Aparente (IC) de 49,3 ºC! …Essa é a minha idéia de “um calor dos diabos”.

As piscinas públicas (verdadeiros clubes que todos podem frequentar) abrem cedo, mas ficam lotadas a partir das duas da tarde. Faz-se pic-nic sobre os gramados; futebol e vôlei nos campos e quadras de areia; sorvetes nos quiosques; cerveja “fresca” (sic) nas mesas do bar; duchas; mergulhos dos pequenos na piscina grande e baleias que frequentam a piscina pequena. Nada, mas nada mesmo, ajuda a diminuir a humidade que torna o clima mais sufocante a cada número cancelado no calendário.

Em Piacenza, os imigrantes oriundos do Equador reaparecem em massa. Na realidade eles sempre estiveram presentes, mas evitam as ruas no período mais frio. São pessoas de um metro e meio, mais ou menos; as feições são típicas dos índios do norte da América do Sul, mas sem o mesmo garbo. Devem pertencer a uma mesma tribo, uma vez que todos (ou quase todos) foram privados de pescoço; quanto à linha, à silhueta, parecem-se com modelos dos quadros de Botero. Mas, de resto, são um povo unido e aparentam felicidade, vestindo-se de forma espalhafatosamente colorida. Mas não admitem a aproximação nem mesmo de outros imigrantes. São um povo à parte. Mas as suas cores também não tornam os nossos dias mais amenos.

Me rendo a uma estatística local: 60% dos consumidores de Piacenza, que fazem compras no Auchan (rede de hipermercados), deixam para fazê-las nos horários mais quentes do sábado. No período de verão, o tempo gasto dentro do supermercado é acrescido de uma hora, graças ao ar-condicionado excepcional da loja. O valor das compras diminui, pois neste período as pessoas evitam consumir salames, carnes e outros produtos de difícil digestão ou com alto teor de gorduras; substituindo-os por saladas e frutas, que são mais digestíveis, mais frescos e custam menos. Por outro lado, o gerente do hipermercado me informa que o consumo de produtos para jardinagem, carros e outros supérfluos, chegam a vender 180% a mais que no período de frio (cáspita!!!), quando as pessoas compram o “essencial” e passam pouco tempo na loja.

Tá um calor dos diabos… Na semana passada, duas estátuas desmaiaram por causa do calor e uma delas entrou em coma profundo, que os escultores julgam irreversível… As pombas já não conseguem voar; utilizam uma das asas para se abanarem… O calçamento das ruas deve ser de pedra, pois o asfalto derrete fácil… O sol nasce às cinco e meia, seis da manhã e só nos abandona próximo às nove da noite. O calor, também. Quem consegue dormir assim? …Amanhã vou comprar um ar-condicionado para instalar na varanda de casa.

…Delirando, eu???

Ciao.

12 comments:

Anonymous said...

Respondendo a sua pergunta:
Thiago é o meu filho do meio!
E aqui está um frio de rachar!

Anonymous said...

Allan:

Um imenso prazer, encontrar tua ãncora no Meu porto. Vim, então, conhecer teu canto e adorei caminhar por tuas letras. de agora em diante, Meu porto estará, sempre , à espera da tua Nau.
Beijo...
Míriam (http://migram.blog.uol.com.br)

Anonymous said...

Allan,

Obrigada pelas visitas e pelo puxao de orelha, sim, eu deveria escrever mais. O meu irmao esta aqui em visita e pela primeira vez na Europa...imagina. Eu estou bancando, com prazer, o guia turistico e ando cansadissima. Sinto falta de escrever, claro. O seu blog continua excelente. Perdi alguns posts mas ja vou me atualizar.
Abracos
Leila
http://cadernos-da-belgica.blogspot.com/

Anonymous said...

Oi Allan! Lembra como Copacabana era fresquinha antes da reforma? Ningue'm tinha ar refrigerado, um ventiladorzinho besta e só. Usávamos leques, abanos. Mas a brisa de Copa era fantástica! que nem aqui em Cabo Frio onde o mar continua quieto no seu lugar de origem e osprédios ainda não alcançaram mais de 6 andares.
Copacabana hoje está infernal. quente, barulhenta, suja.
Angela- www.cobrajacareelefante.blogger.com.br

Rafael Galvão said...

Metro e meio? Cara de índio? Sem pescoço?

Allan, você se enganou. Não são equatorianos. São cearenses. ;)

O verão daí consegue ser pior que o do Rio, né?

Rafael Galvão said...

Metro e meio? Cara de índio? Sem pescoço?

Allan, você se enganou. Não são equatorianos. São cearenses. ;)

O verão daí consegue ser pior que o do Rio, né?

Anonymous said...

Tudo bem, Allan?

Particularmente, prefiro o calor. Ou melhor, uma temperatura agradável - nada de mormasso. Se bem que, pra esse ano, terei uma parcela menor de clima quente. Mas por um bom motivo: vou dar uma boa volta pros seus lados em outubro (poucas horas em Milão e alguns dias em Firenze e Roma no fim de outubro).

Sobre a sua pergunta no blog: ossos do ofício. Vai ser ótimo acompanhar todas as provas possíveis das Olimpíadas. Mas não quero lembrar que vou fazer isso a serviço...

Grande abraço!

Marmota

Anonymous said...

Alguns loucos acreditam que o calor cozinha o juízo. E preconceituosamente creditam nosso subdesenvolvimento a este calor. Este calor cozinha também os freios morais, nos fazendo calientes e sem preconceito, afinal acreditam que andamos nus pelas ruas. Cada dia tua (deles) Itália mais se parece com o nosso (meu e teu) Brasil, pois temos também nossos piscinões, que apesar de frequentado pelos mesmos colombianos, não são tão chiques. Prá mim mais vale um sol sobre a cabeça que, que frio sob a coberta. Abraços caro amigo.

Anonymous said...

Comentário meu:
Naldinho
mblog.com/singrando

Claudio Costa said...

Allan: revisito sua Carta cada vez mais atentamente. Elegância e informação, mais do que simplesmente um "diário". Aprendo. Grato pelas visitas ao PrasCabecas, onde seus comentários são mais do que benvindos.

Anonymous said...

Oi Allan, obrigada pelo link. Vou retribuir. :)
Beijos e apareça lá no Kit. Renata

Anonymous said...

Oi Amigo..
Adoro ler teu Blog..
Um abraço
Meire
http://pensamentosepoesias.blog.tiscali.it/