Thursday, August 12, 2004

Roma, cidade aberta

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Dizem, alguns, que o melhor das férias é quando elas acabam.
Pensando nisso, decidimos tirar nossas férias justamente quando as “oficiais” européias acabam. Neste ano atípico, o grande êxodo do verão europeu foi dividido com o mês de julho, pois o feriado que marca o auge da estação na Europa, quinze de agosto, cai num domingo. O mês de agosto virou uma espécie de prolongamento das férias, com pequenas viagens de fins de semana. A indústria do turismo adorou e os preços continuam altos.

Fomos para a estrada a bordo do Fiat Punto equipado com o kit de sobrevivência: ar-condicionado e cd-player (como diabos se chama esse trem em português?). Só faltou o Telepass, pequeno aparelho instalado nos carros que permite passar nos pedágios sem parar, com a cobrança feita através do cartão de crédito, o que evita as quilométricas filas. Mas o ar-condicionado torna a espera menos apoplética.

Quem viaja a turismo pela Toscana, deve levar um passageiro preparado e armado com uma filmadora. Os vilarejos construídos sobre as enormes rochas que surgem improvisamente, fazem a alegria de qualquer japonês e já valem a viagem. Algumas paisagens não se repetem, assim como os restaurantes de comidas típicas. Se o roteiro não impuser datas, é possível levar dias para percorrer poucos quilômetros. E vale a pena. (Recordo-me de uma viagem de três dias de São Paulo a Araçoiaba da Serra - uns oitenta quilômetros – num roteiro etílico não planejado que não lembro de ter concluído.) Infelizmente os pontos turísticos são obrigatórios. Portanto, prepare o bolso!

Pisa. Uma garrafa de água mineral de meio litro custa 3,50 euros, contra 1,00 euro em qualquer boteco do resto da Itália. A torre é inclinada mesmo! Faz parte de um conjunto arquitetônico onde a igreja deveria ser a grande atração, mas foi superada pelo efeito do inadequado terreno onde a torre foi construída, o que conferiu à cidade a fama internacional. Visite a torre, tire fotos, mande postais e vá embora. Não há mais nada a ser visto.

Roma. Desaconselhável a pessoas com problemas cardiovasculares. A beleza, a suntuosidade e as longas caminhadas podem ser prejudiciais à saúde. Conhecer Roma após ter conhecido Milão, permite entender a ponta de inveja que os milaneses possuem dos romanos. A ponta de um iceberg. Visite-a com tempo. Ao menos uma semana para ver Roma. O Museu do Vaticano toma um dia inteiro, se a intenção forem somente as obras principais e a Capela Sistina. O interno da Basílica de São Pedro é alta, escura e grave, fazendo-nos sentir pequenos e humildes. Exatamente como espera a Igreja. Assim como nos principais monumentos religiosos, é proibido entrar de bermuda, saia curta e com os ombros à mostra. Mas, caso você esqueça e não lhe deixem entrar, não desanime: tem sempre uma chinesa vendendo enormes lenços para os ombros, e um monte de camelôs nas vizinhanças que oferecem calças de papel e camisetas turísticas com mangas por cinco euros.

Pausa. Em Roma (quem diria!) come-se tão bem que o turismo gastronômico é um programa à parte. Descubra e invente o próprio roteiro. Lá é permitido comer macarrão com garfo e colher, mas só os romanos têm esse hábito. Evite-o. Experimente todas as massas e reserve algumas refeições para as pizzas.

Entre a Piazza Venezia e o Coliseo estão o Forum Romano e o Forum Itálico. Ruínas romanas, necessitam de um dia inteiro para serem visitados. Depois tem a Piazza di Spagna, as catacumbas, os palácios onde funcionam os órgãos do Governo Italiano, o Pantheon e tantos, tantos outros monumentos, ruas menos famosas, becos, praças, igrejas e museus. Tudo tão cheio de história e de uma arquitetura sem igual, que quase sempre falta fôlego.

Na Roma antiga, o abastecimento de água era feito por galerias subterrâneas, engenhosamente construídas, que transportavam a água do rio Tévere aos habitantes que podiam pagar. Os dutos de pedra eram construídos de modo a fornecer um volume de água acertado previamente, com canais mais ou menos profundos e de larguras diversas. A cobrança se baseava na capacidade de fornecimento. O excesso de água abastece, ainda hoje, uma fonte no centro da cidade que é uma das maiores atrações turísticas da cidade: a Fontana di Trevi.

Cidade cosmopolita, em Roma é possível encontrar gente de todo o mundo: O garçon argentino; o motorista de táxi chinês; o ambulante indiano que vende a mesma garrafa d’água de Pisa por 2,50 euros; o hippie inglês; os soldados romanos que posam para fotos na frente do Coliseu, com o típico sotaque romano, mas que conversam entre si em albanês; a pintora sul-africana que vende desenhos dos pontos turísticos da cidade e, na Piazza Navona, o Itamar.

Praia. Uma semana em San Benedetto del Tronto, com as praias tomadas por chalés bem estruturados que sobrevivem do turismo de verão, alugam-se espreguiçadeiras com guarda-sol por dia, por semana ou por mês. Chuveiro, cabines, quadras de esportes de praia, atrações musicais, academias ao ar livre e um serviço de bar e restaurante, permitem ao turista passar o dia sob o sol. Uma garrafa d’água (a mesma) custa 0,75 euros. As pessoas deixam bolsas, carteiras e celulares abandonados à sombra e vão caminhar ou dar um mergulho. Quando voltam, está tudo lá. Estranho, não? Caso alguém decida conhecer a cidade, avise-me: tenho ótimas dicas gastronômicas.

Férias: cedo ou tarde você vai cair nessa.
Que inclua Roma. Pelo menos o melhor não será o fim delas.

Ciao.

13 comments:

Anonymous said...

Oi, Allan.
Lemos tudo. Gostamos. Como sempre.

Frank & Gaia

Anonymous said...

Roma é realmente espetacular. Pena que os romanos ainda usem garfo e colher para comer.
Abraços e continue escrevendo.
Diogo

Rafael Galvão said...

Olha que coisa curiosa: passei poucos dias em Roma. Só que antes eu tinha passado em Paris, e foi quase como um anti-clímax, embora não pudesse negar a beleza da cidade (a arquitetura é um caso à parte; mas achei interessante que enquanto a parisiense era muito fluida, quase esnobe, a romana era mais sólida, pesada. Não que fosse menos bonita; era só diferente). Mas depois que o tempo passou fiquei com a impressão de que aproveitei muito menos a cidade do que deveria. Minha sorte foi ter tomado o sorvete de banana da sorveteria ao lado da Fontana di Trevi. Pelo menos isso.

Anonymous said...

Sim ! rafael falou da sorveteria ao lado da Fontana di trevi! Ainda não provei o pure de batata com alho poró, mas já salivei ao pensar. Descobriu qual o segredo dos sorvetes italianos? Todos são bons! Capela sistina..já viu na rede o site que nos leva a passear não só pelo teto da capela, mas por várias obras, com explicações detalhadas, imagens perfeitas? Web Fallery of Art, guided tours. Vi ontem um filme mal feito sobre a Toscana. Quiseram filmar uma espécie de A estranha casa de Antonia, mas com péssimos atores. Porém, que paisagem!! Vale a pena por isso. Já está no Multiply? Posso te convidar pra entrar? assim você mostra as fotos! se estiver, quiser, escreva pro meu mail angelaescritora@yahoo.com

Anonymous said...

Ciao.
Voce conseguiu descrever muito bem, fiquie me imaginando ali, em todos estes postos.
Este ano farei vacanze a Roma, vou a Fiuggi, fugir um pouco do calor...e logicamnere parto dopo il ferragosto.
Gosto muito do teu Blog..Posso te colocar em meus favoritos?
Depois venha conhecer o meu:

http://pensamentosepoesias.blog.tiscali.it/

BUON FERRAGOSTO A TE ED A TUTTI I NAVIGATORI
Meire
(Terracina - Italia)

Anonymous said...

Ciao.
Voce conseguiu descrever muito bem, fiquie me imaginando ali, em todos estes postos.
Este ano farei vacanze a Roma, vou a Fiuggi, fugir um pouco do calor...e logicamnere parto dopo il ferragosto.
Gosto muito do teu Blog..Posso te colocar em meus favoritos?
Depois venha conhecer o meu:

http://pensamentosepoesias.blog.tiscali.it/

BUON FERRAGOSTO A TE ED A TUTTI I NAVIGATORI
Meire
(Terracina - Italia)

Anonymous said...

Allan,

A Italia anda carissima mesmo. Fiz um pouco desses cidades que voce citou no ano passado e senti a diferenca. A nao ser que o euro esteja realmente nos confundindo....eu sou muito ruim de contas. De qualquer modo adoro a Italia, a comida nem se fala. Uma vez, em Roma, encontrei uma pedra no meio da minha 'pasta' e nao fiquei muito satisfeita mas no geral e' excelente.

O post esta otimo...obrigada pela visita. Acho que vou 'sumir' por uns dias, estou indo para o Brasil e ainda tenho que descobrir como me virar por la para 'postar'. Mas virei ler os seus novos 'posts'. Abracao
Leila
http://cadernos-da-belgica.blogspot.com/

Anonymous said...

Só roma. e napoles? e sorrento? e capri? e florença? vim de lá faz tres meses e ja to querenbdo voltar!!!

Anonymous said...

Só roma. e napoles? e sorrento? e capri? e florença? vim de lá faz tres meses e ja to querenbdo voltar!!!

Anonymous said...

Olá Allan, que belo passeio! Eu cá, coitado, sou prisioneiro do sertão. Férias na Itália devem ser uma maravilha, com as cidades bem próximas umas das outras. Felicidades camarada! Reginaldo mblog.com/singrando

Anonymous said...

Eu,particularmente,acho a italia magifica. ela tem uma beleza e historia impares; pena nunca ter tido a oportunidade de conhece-la pessoalmente (so por fotos). eu adoro esse site e procuro ler sempre, mas acho que vcs deveriam criar um outro marcador para o blog, mostrando alguns preços de estadias em hoteis, albergues e ate mesmo os preços de aluguel de alguns estudios.
P.S.: nao esqueçam de incluir milão, que e a minha grande ''passione'' em conhecer.
grato(a)

Allan Robert P. J. said...

Caro Anonymous,

Não tenho o hábito de fornecer informações sobre preços de hoteis por não precisar deles (os hoteis). Sugiro pesquisar no Minube (www.minube.pt) ou ir diretamente ao site do hotel de interesse. Caso necessite de informações específicas, escreva-me: allanrpjARROBAgmail.com.

:)

Anonymous said...

Hello Very funny post...