Saturday, June 05, 2004

Quatro anos

Caros e Caras,
Paz e saúde!

Lá se foram quatro anos de Itália; às vezes parecem dez, às vezes um mês.
Quando alguém decide ir morar em outro país, acaba promovendo as inevitáveis comparações. Depois de certa idade, quando as descobertas escarceiam e as novidades são como revival de um filme antigo, o melhor modo de avaliar o novo é compará-lo ao velho. Podem surgir sentimentos controversos, como a euforia pela novidade e a saudade pelo que ficou, mas, aos poucos, a gente se habitua. Porém, não se consegue evitar as permanentes comparações. Prometo não ser a exceção.

Neste período procurei manter-me informado e conhecer de modo mais intenso os hábitos e costumes italianos. Diversas notícias publicadas nos jornais demonstram traços de uma cultura latina que nos une, mas as gafes e equívocos (como chamar o iatista Robert Scheidt de alemão, entre tantas outras) me permitiram intuir a pouca seriedade com que somos tratados, apesar de uma bizarra relação de amor e ódio entre os dois países.

Muitas vezes tenho a impressão de que as pessoas na Itália irão começar a falar português, tamanha pode ser a semelhança com o nosso país. Futebol, escândalos políticos, excesso de impostos, tudo, mas tudo aquilo a que estamos habituados a reclamar no nosso endividado país pode ser revivido aqui, no Bel Paese de Dante. Contudo, a precisão no ato de informar não é uma das qualidades italianas.

Uma coisa, porém, precisa ser reconhecida: os políticos daqui não tem vergonha de serem políticos, de possuírem casa nas Bermudas, de serem empresários de sucesso e nem escondem o fato de serem milionários. A diferença é que aqui eles (e só eles) se levam a sério.

A comparação agora é sua.

Ciao.

2 comments:

Allan Robert P. J. said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

sou emerson, italobra3@yahoo.it,

vc pode responder algumas perguntas ,pois com conhecimentos de tantos anos talvez vc possa me ajudar,ok...
estou viajando pela europa ja fui PORTUGAL,ITALIA,FRANCA,SUICA, e gostaria de ter um permesso de soggiorno, na italia,para depois pegar o visto Americano,ok...
vc pode me ajudar ?