Mostrando postagens com marcador inverno. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador inverno. Mostrar todas as postagens

terça-feira, janeiro 17, 2023

INVERNO?

 

A primeira neve de novembro não caiu.

Dezembro passou e não trouxe o frio.

Janeiro, coitado, é um outono atrasado.

Prometeram que iria nevar.

Promessas, quem há de acreditar?

Quando a noite acorda a luz da rua

Parece que chegou o inverno.

Esclarecido pela luz da Lua,

Lembro, julho será um inferno.

Quando o calor chegar

E a seca inundar a plantação,

Pode apostar:

Vai ter migração.

Nos leitos secos dos rios

Mensagens em rochas irão brotar,

Contando de tempos sombrios,

E as gentes irão chorar.

Sobra rima.

Falta solução.

quarta-feira, fevereiro 16, 2022

Embaçando o mundo

Flutuava o ano de 1.000.0218 a.C. quando, aqui pertinho, naquilo que um dia viria a ser parte da província de Piacenza, mas que ainda eram apenas uns pontinhos de terra naquele mundaréu de água, foi inventada a neblina.

Hoje somos os maiores exportadores de neblina do mundo. E planejamos viagens espaciais para levá-la muito, muito além.

Se você vive onde não há neblina, não sabe o que está perdendo. Também não se perderá, que é a parte divertida. A neblina modifica a geografia, esconde os sorrateiros, camufla sonhos, prega sustos, abraça suspiros.

Nem todo outono e inverno tem neblina. Aliás, ela está ficando cada vez mais rara. A exceção foi esse ano, quando ela começou em novembro e ainda nessas madrugadas de fevereiro vem nos visitar. Gosto de ir às montanhas e colinas da província em dias de neblina. Do alto vê-se todos os vales cobertos por um estrato branco e o céu limpo acima da vida lá embaixo, menos frenética que o normal. Prefiro neblina de noite, quando saio para fumar um charuto e me divirto com os sustos. Meus e dos outros.

Dirigir com neblina é mais perigoso que com neve. Na neve o motorista sabe que tem que ir devagar e obedecer às práticas aconselhadas. Além dos pneus de neve. E, se não souber, a viagem acaba rapidinho. Com a neblina a única prática segura é deixar o carro na garagem.

Hoje amanheceu com uma neblina braba. Felizmente a neve de ontem já derreteu. Aqui na cidade, que nas colinas e montanhas o frio preserva a neve. Vou sair e brincar com a geografia, sonhar com alguma praia ensolarada e suspirar. Escondido na neblina.


segunda-feira, fevereiro 10, 2020

Inverno 2019/2020


As estações saíram de moda, a onda agora é aquecer o mundo.
 


Nesses últimos dias a temperatura vem se mantendo alta. Bobbio, uma cidade aqui da província de Piacenza, às margens do rio Trebbia e onde costumamos ir para nos refrescar durante o verão, chegou a 25 graus. No mesmo dia a cidade de Turim atingiu a marca de 27 graus. Positivos. Graus centígrados positivos. Talvez fosse frio demais, caso a temperatura medida fosse negativa, mas não seria desesperador. Neste período de inverno, no entanto, temperaturas assim altas estão muito acima da média. O Caruso, pássaro preto que mora nos telhados, já começou a cantar. Meio tímido, consultando o calendário, assustado com os dias curtos, mas canta.

Se uma pessoa que planejasse uma viagem à Itália nesse período me perguntasse que roupas deveria trazer, iria sugerir de vir muito bem agasalhada, com roupa de Neoprene, casaco de neve e roupa d banho por baixo. O clima enlouqueceu. Ou quer nos enlouquecer.

Acabaram-se as meias estações e o frio intenso, sobraram as flores que desabrocham antes por causa dessa primavera antecipada. Num belo dia vem uma onda de frio polar e mata tudo, provocando graves danos à agricultura, rouquidão no Caruso e arruinando de vez o humor geral da nação.

Semana passada tivemos dois dias de ventania. Sabe aquela ventania que derruba placas, bicicletas, roupas do varal, faz dançar caminhões nas estradas e que rezamos pra que venha durante o verão (que, é claro, nunca vem no verão)? As ruas ficaram cheias de folhas, galhos, papel e objetos pequenos. Deu um trabalhão pra limpar, mas a temperatura deu de ombros e contribuiu para transformar esse no inverno mais quente desde a invenção das quatro estações. Tem que reinventar isso aí, gente.

A previsão para essa semana é de nova onda de calor, depois que o frio visitou o Sul e parte do Centro-sul. Com o dia de San Valentino se aproximando, estão chamando esse clima primaveril/quase verão de bacio di primavera, beijo de primavera, que servirá para aquecer os corações apaixonados no dia dos namorados italiano, nesse 14 de fevereiro. Talvez fosse melhor brigarmos todos com o clima. Quem sabe se, ao fazermos as pazes, ele volte ao normal.

Última hora: o jornal acaba de informar que a tempestade que assola o continente europeu se aproxima da Itália, prevendo chuva forte, neve e vento forte. O homem do tempo usava um chapéu russo, casaco pesado, calça de Neoprene e pés de pato. Ele sim é que está na moda.

quarta-feira, março 21, 2018

Em caso de neve



Março começou com neve. Não é normal, o inverno acaba em março, os dias se alongam e as roupas mais pesadas já estavam prontas para hibernar no armário. Nada mais é normal, nesse mundo. Onde já se viu, neve em março!

Aqui na região existe a obrigatoriedade de pneus de neve ou corrente a bordo, de quinze de novembro a quinze de abril. É a primeira vez que acho coerente o prazo em abril. E se você não está acostumado com a neve, aqui vão algumas dicas.

- Use pneus de neve (existe um tipo recente que permite o uso em qualquer estação). Montar correntes de neve pode danificar os pneus, atrasar seu compromisso, provocar nervosismo. Principalmente quando você acabar de montar as duas primeiras e descobrir que são só duas, mesmo. Pior: descobrir que montou nas rodas erradas. As correntes devem ser montadas nas duas rodas com tração, a menos que o seu carro tenha tração nas quatro. E aí vai precisar de mais duas correntes. Prefira pneus de neve.

- Se o seu carro fica em local descoberto, é prudente colocar algo cobrindo o parabrisa, para evitar ter que raspar o gelo dele. De qualquer modo, não use o limpador de parabrisa antes de aquecer o interior da carro. A borracha gruda no vidro, o limpador destaca-se dela e risca o parabrisa.

- Se a sua casa tem uma área externa (quintal, balcão, etc.) lembre-se de fechar o registro da torneira – se houver – para que o congelamento não estoure o cano. É chato descobrir que esqueceu só na primavera, quando o vazamento tiver alagado tudo, inclusive o apartamento do andar de baixo.

- Aproveite para guardar vassouras e esfregão dentro de casa. Esfregão molhado, congela.

- Ah, compre um rodo (esse equipamento desconhecido por aqui), para o caso de ter que lavar o pipí do cachorro do balcão. Enxugue bem, evite tombos em pipí ou água congelada.

- Nem pense em limpar a neve da frente da sua casa, se você nunca fez isso. O pronto socorro fica lotado de novatos da atividade. Mais do que nunca, é necessário fazer aquecimento antes de qualquer atividade física, em caso de temperaturas baixas. Os riscos de problemas musculares aumenta muito (mas muito mesmo). A roupa deve ser igualmente adequada. Dê preferência às roupas em microfibra, que permitem o suor de sair e impedem o frio de entrar. Quando se faz atividade física, o ritmo ventilatório aumenta. A consequência é respirar mais poluição, além do ar frio. Respirar pelo nariz é outra recomendação inteligente, pois o ar se aquece e não chega gelado nos pulmões, mas a tendência é começar a respirar pela boca, aumentando a certeza de que uma gripe vai tornar o seu inverno inesquecível. Alimentou-se bem? Se não, nem saia. Um exercício puxado (e limpar a neve é um exercício pesado, acredite) pode fazer com que até 75% do sangue seja transferido para os músculos. Isso exige uma seção de stretching após a atividade, sem parar de movimentar-se. O resfriamento brusco vai trazer aquela gripe de que falei antes. Já limpou a neve antes de ler esse post e está sentindo dores no peito, dificuldade em respirar, tontura e tem a sensação de estar morrendo? Sim, você vai morrer. Provavelmente não será agora, pois esses sintomas podem ser somente estiramento muscular múltiplo, gripe, sistema respiratório fatigado, desidratação e fadiga. Vá ao pronto socorro e lembre-se de contar a besteira que você fez. Contrate alguém experiente para limpar a neve e pratique esportes, mas só pela tv.

- Quando caminhar pela rua, evite pisar a neve amassada e congelada. Neve fofa molha mas não escorrega. Ao descer escadas com neve, use o corrimão. Pisos e degraus congelados são armadilhas traiçoeiras.

Bem, os primeiros passos são esses, mas não escorregue. A sensação de dor aumenta com o frio.