Thursday, April 11, 2019

Estação Central de Bolonha




Trem que parte, trem que chega. Gente que vai e vem, que volta e que não volta. As pessoas, os trens, sempre em movimento. A estação, não. A estação permanece ali, sempre imóvel. Abriga viajantes, indica caminhos e destinos. A estação não atrasa nunca, ao contrário de trem e gente.

A estação de Central Bolonha é sempre frenética, Bolonha é cidade grande. Foi em 1859 que os bolonheses passaram a contar com a possibilidade de visitar Piacenza, incialmente, e o resto da Itália, depois. Aliás, na época eram necessárias seis horas para percorrer os 147 quilômetros da linha de ferro entre as duas cidades. Quantos gatos pingados teriam comprado o bilhete naquela época? Hoje são mais de cinquenta e oito milhões de viajantes por ano que entram e saem de lá. E a estação, que acabou sendo engolido pela cidade que cresceu em torno dela, abandonou a periferia para ser inserida no que se tornou o centro da cidade.

Ampliações e reformas adequaram a estação às diversas novas realidades. Duas foram as mais importantes: a reconstrução pós-guerra e aquela que se seguiu depois do atentado do dia 2 de agosto de 1980. Uma mala explodiu na sala de espera da segunda classe, provocando 85 vítimas fatais e mais de 200 feridos. Um grupo de pessoas que aguardava o ônibus do lado de fora, próximo aos táxis, foi levada pela condução que chegou pontual, pouco depois da tragédia. O ônibus 37 acabou transformando-se num imenso carro fúnebre e tornou-se um dos símbolos do ataque. O outro, mais famoso, é o relógio, que marca a hora exata da explosão: 10:25h.

Apesar das condenações, anos mais tarde, ninguém assumiu ou confessou qualquer participação no atentado. Os mais jovens, pouco ou nada sabem. Os mais velhos, preferem esquecer. Só não conseguem porque o relógio está lá. Só não conseguem porque a memória resiste.

.

No comments: