Sunday, November 14, 2021

Quarta onda da Covid-19 na Itália

Nas últimas 24 horas foram detectadas 7.569 pessoas contagiadas pelo vírus, entre as 445.593 testadas. 36, as vítimas. Sempre há a possibilidade de subnotificação, considerando o número menor (que os cerca de 700.000 dos outros dias) de testes efetuados, o que é normal nos finais de semana. Óbvio que a subnotificação pode acontecer mesmo com uma quantidade maior de testes.

A previsão é do aumento da curva de casos até o Natal, quando se prevê 30.000 novos contágios por dia. A partir desse pico, a tendencia é cair novamente.

76,7% da população acima dos 12 anos completou o ciclo vacinal e a terceira dose, de reforço, tem boa adesão. Apesar da nova onda, os hospitais não registram internações em número superior ao dos últimos meses. A maioria dos casos fatais está na faixa de pacientes entre 30 a 49 anos e são raros os casos de quem tomou duas doses de vacina entre as vítimas.

Com o aumento do contágio, evidenciando o que chamam de “quarta onda”, tenho visto a volta do uso de mascaras nas ruas por pessoas de todas as idades. Ainda não chegamos à situação de quando as máscaras eram obrigatórias, mas a adesão voluntaria incentiva outras pessoas, e isso ajuda a evitar a propagação.

Sim, no-vax não são tão raros, mas é uma minoria realmente pequena. Barulhenta, mas pequena.

E se você quer rir um pouco e não leu tudo o que vem acontecendo na Itália, deixa eu te contar essa: há alguns dias um grupo de no-vax que protestava em praça pública fazia pressão para falar com as autoridades, diante de um dos prédios do poder. As autoridades aceitaram receber alguns representantes, mas, para entrar, precisariam mostrar o green pass – o certificado de vacina. Os três representantes prontamente mostraram e entraram.

 

1 comment:

Lunna Guedes said...

Resta saber se o green pas era autentico e eu não duvido de nada em se tratando desse bando no-vax. Como não acredito que o capitão do mato eleito presidente não tenha se vacinado.
E me preocupa a liberação que está acontecendo aqui em São Paulo.
Ontem estava tudo lotado... de estádios a autódromos e, por aqui, já há falsificação de comprovantes de passaportes.
Eu sigo com a minha máscara.