Sunday, September 19, 2021

Vacina é a melhor prevenção

 Os nomes são fictícios.

Mariinha e Miguel choraram quando ele foi estudar fora. Com os anos, as trocas de cartas, os telefonemas e a vida em comum foram diminuindo até desaparecerem. Se reencontraram na festa do padroeiro, dois anos atrás. Ela já não tinha os quinze anos de então, mas trinta e um. Ele acabara de se separar. O sentimento juvenil – que nunca tinha ido embora – renasceu. Mariinha ainda morava com os pais; Miguel, que herdara a casa dos avós, trouxe experiencia profissional e algum dinheiro do exterior. Planejaram uma vida juntos, anunciaram bodas. Mas veio a pandemia e os planos foram suspensos. Finalmente as vacinas chegaram. Finalmente. Infelizmente ela sempre foi do grupo de pessoas que não podem ser vacinada, além dos anticorpos muito baixos. Miguel, ao contrário, se recusou a se vacinar. De nada adiantou o choro dela, os pedidos para que ele se vacinasse para ajudar a protege-la. Irredutível, não se vacinou. Nem entendeu que essa é apenas a primeira de outras pandemias que virão. Destruída, ela resolveu pôr um fim na relação. Cinco dias depois foi internada já em estado grave. Desesperado, ele tentou visita-la no hospital. Tentou. Testou positivo e continua assintomático. Nunca mais a viu. Ela faleceu um mês depois da internação, no dia em que completaria trinta e três anos. O arrependimento dele não vai servir para nada, por toda a longa vida que provavelmente terá.

*

A partir do dia 15 de outubro o green pass (certificado de conclusão do ciclo de vacina ou os resultados de testes negativos a cada 48/72 horas) será obrigatório para todos os trabalhadores italianos. Isso inclui servidores públicos, empregados da iniciativa privada, autônomos e profissionais liberais. Casos especiais serão tratados como tais. Desprovidos do passe não poderão ser demitidos, mas suspensos, sim. O que comporta desconto do salário. O vírus só será vencido quando toda a população mundial for imunizada, impedindo o aparecimento de novas variantes.

2 comments:

Eliana said...

Oi Allan, nossa história hein! Pois é...igual a esta, existem outras. Que triste!!! Lamentável. Os meus pais também não querem se vacinar. Os argumentos: os mais tolos possíveis. Não tem conversa, não tem reza que os faça mudar de ideia. Também tenho outros conhecidos, bitolados em fake news, lendas e paranóicos com teorias diversas de conspiração. Acho que o fim da humanidade não é nem o vírus mas sim a ignorância.
Um amor interrompido, podiam ter sido felizes.

Luma Rosa said...

Oi, Allan!
Já assistiu um vídeo da BBC que fala sobre a queda de imunidade das vacinas com o passar do tempo? Pelo que entendi, teremos que tomar vacinas praticamente de 6 em 6 meses. Quem não quiser se vacinar, testar positivo e ser assintomático como o Miguel, deveria ser processado por sair contaminando pessoas.
A conduta no Brasil é que, quando se está com covid assintomático não pode ser vacinado. Mas a pessoa tem que ficar em quarentena.
Beijus,