Saturday, June 26, 2021

Justiça social italiana

Esse termo que tanto incomoda algumas pessoas é mal compreendido. O conceito de justiça social depende da formação moral da sociedade, do quanto ela está apta a reconhecer a existência de diferentes realidades sociais e do sentido de justiça para reduzir essas diferenças. A lei e as oportunidades devem ser iguais para todos. Para permitir oportunidades realmente iguais, o Estado e as instituições civis precisam criar mecanismos que compensem as desigualdades e transforma-los em leis.


Na Itália, algumas práticas existem há tempos.
As universidades públicas são pagas, mas podem ser grátis dependendo da situação econômica do núcleo familiar. O ISEE (Indicatore della Situazione Economica Equivalente) é o instrumento que define a faixa econômica de cada família (aqui entendida como núcleo familiar residente numa mesma habitação), a partir do cruzamento de informações matemáticas e não matemáticas (como o numero de pessoas residentes no mesmo endereço e a existência de doentes crônicos ou portadores de deficiências físicas, por exemplo). Dessa forma, um estudante filho de família humilde do Sul pode ter moradia e alimentação grátis na cidade do Norte, bolsa de estudo que o permita comprar material didático e para despesas pessoais, estudando de graça na mesma faculdade que o estudante de família rica paga dez mil euros por ano, além de ter de arcar com as despesas de livros, computador, moradia, alimentação e qualquer outra despesa.


Faculdades e hospitais particulares existem, e parte dos gastos serão deduzidos do imposto de renda, mas a imensa maioria usa mesmo é a instituição pública.
Até porque, os melhores médicos, donos de clinicas caríssimas, atendem, também, na rede pública, que costuma ter estruturas melhores. Pessoas com histórico difícil de família têm trabalho assegurado. Auxílio maternidade, aluguel, bônus cultura (cinema, teatro, shows, livros), remédios, tratamentos médicos, escola, transporte (a lista é realmente longa, mas nenhum governo – de direita, esquerda, centro – reduz as conquistas. No máximo, adicionam outras), são apenas alguns mecanismos que permitem reduzir as desigualdades. Os meios de compensação atendem todas as pessoas reesidentes, incluindo estrangeiros. Apesar das muitas medidas, a Itália não é nem de longe o estado europeu com melhor justiça social.

 

Antes de falar mal dos sistemas de cotas e de inclusão social, considere rever seus valores, sua formação moral e sua capacidade de compreender que cada vida é diferente da sua.

 

 

 

2 comments:

MarcosVP said...

Esse conceito no Brasil não serve nem pra inglês ver.

Allan Robert P. J. said...

Marcos,
O que me assusta é a quantidade de gente que deseja um Brasil de primeiro mundo, sem entender o que é primeiro mundo.