Monday, February 10, 2020

Inverno 2019/2020


As estações saíram de moda, a onda agora é aquecer o mundo.
 


Nesses últimos dias a temperatura vem se mantendo alta. Bobbio, uma cidade aqui da província de Piacenza, às margens do rio Trebbia e onde costumamos ir para nos refrescar durante o verão, chegou a 25 graus. No mesmo dia a cidade de Turim atingiu a marca de 27 graus. Positivos. Graus centígrados positivos. Talvez fosse frio demais, caso a temperatura medida fosse negativa, mas não seria desesperador. Neste período de inverno, no entanto, temperaturas assim altas estão muito acima da média. O Caruso, pássaro preto que mora nos telhados, já começou a cantar. Meio tímido, consultando o calendário, assustado com os dias curtos, mas canta.

Se uma pessoa que planejasse uma viagem à Itália nesse período me perguntasse que roupas deveria trazer, iria sugerir de vir muito bem agasalhada, com roupa de Neoprene, casaco de neve e roupa d banho por baixo. O clima enlouqueceu. Ou quer nos enlouquecer.

Acabaram-se as meias estações e o frio intenso, sobraram as flores que desabrocham antes por causa dessa primavera antecipada. Num belo dia vem uma onda de frio polar e mata tudo, provocando graves danos à agricultura, rouquidão no Caruso e arruinando de vez o humor geral da nação.

Semana passada tivemos dois dias de ventania. Sabe aquela ventania que derruba placas, bicicletas, roupas do varal, faz dançar caminhões nas estradas e que rezamos pra que venha durante o verão (que, é claro, nunca vem no verão)? As ruas ficaram cheias de folhas, galhos, papel e objetos pequenos. Deu um trabalhão pra limpar, mas a temperatura deu de ombros e contribuiu para transformar esse no inverno mais quente desde a invenção das quatro estações. Tem que reinventar isso aí, gente.

A previsão para essa semana é de nova onda de calor, depois que o frio visitou o Sul e parte do Centro-sul. Com o dia de San Valentino se aproximando, estão chamando esse clima primaveril/quase verão de bacio di primavera, beijo de primavera, que servirá para aquecer os corações apaixonados no dia dos namorados italiano, nesse 14 de fevereiro. Talvez fosse melhor brigarmos todos com o clima. Quem sabe se, ao fazermos as pazes, ele volte ao normal.

Última hora: o jornal acaba de informar que a tempestade que assola o continente europeu se aproxima da Itália, prevendo chuva forte, neve e vento forte. O homem do tempo usava um chapéu russo, casaco pesado, calça de Neoprene e pés de pato. Ele sim é que está na moda.

1 comment:

Yvana said...

E os poderosos donos do mundo dizendo que não há mudanças climáticas. Vou-me embora para Pasárgada.